dissertações

01
Defesas em 2022

1. A ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS PARA O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA ESCOLA PRIVADA DA CIDADE DE JUIZ DE FORA

Autor
Paula Raquel da Costa Fernandes
Orientador
Prof.ª Dr.ª Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute e busca compreender caminhos que potencializem o brincar como atividade estruturante das experiências na educação infantil de uma escola privada do município de Juiz de Fora. Assumimos como hipóteses que os tempos e espaços destinados ao brincar livre podem ser utilizados com maior qualidade, potencializando o desenvolvimento infantil por meio da atividade de brincar no parque. Neste trabalho, utilizamos como metodologia, pesquisa bibliográfica e o estudo de caso e como instrumento de pesquisa o grupo focal. Tendo isso em vista, fizemos um percurso a partir de um resgate das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), em seu art. 9º, que apontam como eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica as interações e a brincadeira – experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização (BRASIL, 2009). Recorremos também ao trecho da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é atravessada pela concepção que o desenvolvimento infantil se dá durante a interação entre sujeitos na realização da atividade de brincar. Nesse sentido, pudemos investigar – à luz de uma visão respaldada pela perspectiva histórico-cultural, preconizada principalmente por Vygotsky, que teve como objetivo geral a reflexão acerca dos tempos e espaços de qualidade para o brincar – como a gestão pode promover a prática do brincar como atividade estruturante das experiências na Educação Infantil. Por meio dos resultados obtidos nesta pesquisa, pudemos perceber que existem não apenas lacunas, como um grande e diversificado repertório de possibilidades que vislumbram o brincar como atividade principal no desenvolvimento das crianças da educação infantil. Foi elaborado um Plano de Ação Educacional, com enfoque no melhor aproveitamento das práticas pedagógicas atreladas ao brincar, principalmente no espaço do parquinho, sendo a equipe gestora a grande mediadora de todo esse processo. As ações propostas por este estudo sugerem possibilidades para a formação continuada dos profissionais na própria instituição, por meio de estudos, discussões, seminários, palestras direcionadas a todos os envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos, que possam incluir sugestões de atividades e relatos de experiências exitosas que colaborem com a inserção do brincar como prática cotidiana da instituição em questão.
Palavras-chave
Gestão escolar. Tempos e espaços. Brincar. Educação infantil.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Fernandes, Paula Raquel Da Costa . A organização de tempos e espaços para o brincar na Educação Infantil numa escola privada da cidade de Juiz de Fora. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 100 f. 2022.

2. A PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO CEARÁ

Autor
Geovana Braga Furtado
Orientador
Profa. Dra. Ilka Schapper Santos
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão investigou a parte diversificada do currículo a partir das evidências coletadas durante o período de transição do ensino médio regular para o ensino médio em tempo integral, ocorrido no triênio 2019-2021. O objetivo geral definido para este estudo foi investigar como vem sendo realizado o trabalho da parte diversificada do currículo, no contexto da EEMTI Maria Celeste de Azevedo Porto, com o intuito de identificar as possíveis dificuldades enfrentadas nesse trabalho, para, então, sugerir um Plano de Ação Educacional. Os objetivos específicos da pesquisa foram: descrever a proposta de ensino médio em tempo integral e sua relação com a parte diversificada do currículo; identificar e analisar os desafios presentes na atuação da parte diversificada do currículo, que se configuram como possíveis dificuldades no trabalho com os alunos no ensino médio; propor um conjunto de ações a serem desenvolvidas com a comunidade escolar, na gestão da parte diversificada do currículo, com o intuito de fortalecer essa parte do trabalho curricular na escola. Para tanto, a pesquisa utilizou a estratégia do Estudo de Caso, iniciando com uma pesquisa exploratória, na qual foram consultados documentos e registros em arquivos da escola, seguida da pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas com professores e gestores. Para a análise e interpretação dos dados obtidos, foi feita a revisão de literatura sobre as temáticas envolvidas no contexto do caso em autores que tratam de ciclo de políticas, concepções de educação integral e tempo integral e currículo. A partir da análise dos dados, identificamos como principais dificuldades: o conhecimento parcial e fragmentado dos textos da política; lacunas na proposta dos clubes estudantis quanto à atuação dos estudantes; indisponibilidade de recursos necessários à atuação da política; necessidade de contextualizar o modelo pedagógico comunidade de aprendizagem; lacunas na formação dos professores; ausência de serviço de apoio psicológico aos professores; implantação inadequada do trabalho voltado ao desenvolvimento de competências socioemocionais; não valorização da parte diversificada do currículo por parte dos estudantes. Diante desses achados da pesquisa, foi apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE), com propostas voltadas para a formação continuada de professores, formação de estudantes, campanha junto à comunidade escolar e atuação da gestão escolar.
Palavras-chave
Ciclo de políticas. Educação e formação integral. Currículo diversificado.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Furtado, Geovana Braga. A parte diversificada do currículo de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral no estado do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 145 f. 2022.

3. A PRÁTICA DOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E
SEUS DESAFIOS

Autor
Márcia Eliete Ribeiro dos Santos
Orientador
Prof.ª Drª. Katiuscia Cristina Vargas Antunes
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação Educacional (CAEd). O caso de gestão a ser analisado tem como objetivo geral compreender como acontece, na prática dos professores em sala de aula, a inclusão dos alunos com deficiência, tomando como exemplo o processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola Estadual Domiciano Esteves no Município de Dona Euzébia/MG. A dissertação traz, também, como objetivo específico: (a) descrever os marcos legais referentes à inclusão de alunos com deficiência; (b) analisar as práticas de inclusão na Escola Estadual Domiciano Esteves; c) propor ações que visem aprimorar os processos de inclusão na Escola Estadual Domiciano Esteves. Assumimos, na presente investigação, ao analisar e refletir sobre a gestão da prática em sala de aula, dos professores de alunos com deficiência, o pressuposto de que a formação inicial e continuada poderá ser condição imprescindível ao desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva. Assumimos, como hipótese, que existem lacunas importantes no processo de formação inicial e continuada dos professores, em função do seu despreparo para trabalhar com alunos com deficiência. Apontar caminhos para reflexões, no sentido da superação de tais lacunas, bem como procurar aprimorar o atendimento a esses alunos é um desejo genuíno da pesquisadora e a investigação reforçou esse viés. Para a realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa qualitativa, com a revisão de literatura, análise documental e entrevistas. Por fim, com base nos achados da pesquisa, apresentamos um Plano de Ação Educacional (PAE), por meio do qual propomos o atendimento educacional inclusivo a partir de práticas cotidianas com participação de todos os envolvidos no processo de ensino dos alunos com deficiência na referida escola.
Palavras-chave
Prática pedagógica. Inclusão dos alunos com deficiência, Formação de professores.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Santos, Márcia Eliete Ribeiro dos. A prática dos professores na inclusão de alunos com deficiência e seus desafios. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 132 f. 2022.

4. A REPROVAÇÃO E O ABANDONO ESCOLAR NA EEM DONA LUIZA TIMBÓ: UMA ANÁLISE SOBRE O “FRACASSO ESCOLAR”

Autor
Joaquim Weksslei Veras da Luz
Orientador
Prof.ª Dr.ª Ilka Schapper Santos
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado buscou compreender fatores que contribuem para o fracasso escolar, detendo-se especificamente à análise desse fenômeno na EEM Dona Luiza Timbó, no município de Tamboril-CE. Em 2018, o percentual de alunos que não concluíram a educação básica foi um total de 16% no Brasil, 9,5% no Estado do Ceará e 15,4% na Escola pesquisada. Nesse contexto, a pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: quais estratégias podem ser adotadas para a diminuição do fracasso escolar, refletido no abandono e na reprovação da Escola de Ensino Médio Dona Luiza Timbó? Para a obtenção da resposta ao questionamento, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o fenômeno do fracasso escolar considerando o abandono e a reprovação e suas causas na escola pesquisada. E como objetivos específicos: i) descrever a situação do fracasso escolar no país e no estado fazendo um paralelo com a situação do abandono na escola pesquisada; ii) analisar o fenômeno do fracasso escolar considerando o abandono e a reprovação escolar na escola; e iii) traçar estratégias de enfrentamento ao fracasso escolar elaborando um plano de ação para minimizar os impactos do abandono e da reprovação escolar. Para a análise, foi feita uma pesquisa bibliográfica e foram levantadas as taxas de matrículas, fluxo e distorção série-idade em nível nacional, estadual e escolar. Para levantamentos de dados, foram formados grupos focais com alunos matriculados nas três séries do ensino médio da escola, realizadas entrevistas com jovens que tenham abandonado os estudos na escola entre os anos de 2015 e 2019, e aplicação de questionários aos professores da escola. A partir da análise dos dados, destacamos três eixos nos quais elencamos os fatores relacionados que impactam no fracasso escolar: I) Participação, frequência e avaliação: prática pedagógica distante da realidade dos alunos, processo avaliativo unicamente classificatório, ausência de aulas mais objetivas e a não inclusão dos alunos no processo ensino-aprendizagem; II) Alunos que deixaram de frequentar: necessidades econômicas que levam o jovem a ingressar no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, transporte escolar, vivências do aluno dentro e fora da escola; e III) Reprovação Escolar: prática pedagógica, ausência da família no acompanhamento escolar, falta de acompanhamento aos alunos na realização das atividades e dificuldades de aprendizagem em relação à série anterior. O Plano de Ação Educacional proposto apresenta cinco ações: desenvolver o Projeto “Participar é Aprender” através de oficinas de estudos com os alunos utilizando os resultados das avaliações diagnósticas como parâmetro; fortalecer a relação Família-Escola através de reuniões de acolhimento para todas as famílias; desenvolver Projeto um de Educação e Sexualidade na Escola; desenvolver o Projeto “Juventude sem drogas, família feliz!”; e realizar formação continuada com os professores sobre práticas pedagógicas inovadoras.
Palavras-chave
Fracasso escolar. Abandono escolar. Reprovação escolar.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Luz, Joaquim Weksslei Veras da. A reprovação e o abandono escolar na EEM Dona Luiza Timbó: uma análise sobre o “fracasso escolar”. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 131 f. 2022.

5. ABSENTEÍSMO-DOENÇA ENTRE DOCENTES: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Autor
Maicon Amaral Guimarães
Orientador
Prof.ª Dr.ª Daniela Fantoni de Lima Alexandrino
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação e teve como objetivo encontrar de que forma a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove a assistência à saúde de seus profissionais docentes, tendo em vista as elevadas taxas de absenteísmo causado por doença entre estes profissionais e dada a importância destes para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. A pesquisa desenvolveu-se a partir da análise dos dados referentes aos afastamentos nos últimos seis anos, identificando as principais doenças bem como mapeando os setores com maior ocorrência. A partir de um estudo qualitativo, pretendeu-se obter, por meio da percepção dos próprios professores, quais fatores ligados ao ambiente de trabalho contribuem para a ocorrência de afastamentos e também de que forma esses profissionais percebem os esforços envidados pelos setores da UFJF para a promoção da saúde. Além disso, foram ouvidos, em entrevistas semiestruturadas, os atores que desempenham funções capazes de exercer influência nas ações de assistência e promoção à saúde dos servidores docentes. Dentre os principais agravos à saúde dos professores, destacaram-se os transtornos mentais e os de comportamento. Por meio da análise dos dados obtidos nas pesquisas de campo e documental, foram identificados fatores relacionados ao ambiente laboral que pressupõem a ocorrência de afastamentos, tais como o excesso da carga de atividades, devido à necessidade de produção acadêmica, e os problemas de relacionamento interpessoal. Apesar da existência de ações de promoção à saúde dos servidores, a falta de reconhecimento por parte dos docentes sugere limitações. Neste cenário, foi proposto um Plano de Ação Educacional com o objetivo de indicar novos caminhos, fundamentado em cursos de capacitação e no fortalecimento das políticas existentes por meio de campanhas de divulgação.
Palavras-chave
Absenteísmo. Saúde. Bem-estar. Docente. UFJF.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Guimarães, Maicon Amaral. Absenteísmo-doença entre docentes: o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 141 f. 2022.

6. AS AÇÕES EXTENSIONISTAS NO JARDIM BOTÂNICO DA UFJF: UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ

Autor
Priscila Gonçalves de Souza Salvati
Orientador
Prof.ª Dr.ª Carolina Alves Magaldi
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discutiu a relevância do Jardim Botânico (JB) da UFJF para o desenvolvimento das ações de extensão. No contexto de atuação da pesquisadora, percebeu-se uma tímida concepção de projetos extensionistas desde a inauguração do JB em 2019. Tal fato evidenciou um problema a ser enfrentado, tendo em vista que até dezembro de 2022 a extensão deverá ser inserida na carga horária dos cursos de graduação conforme a regulamentação do Conselho Nacional de Educação. A partir desse cenário, esta pesquisa apresentou como objetivo central discutir os entraves e as potenciais ações que podem ser desenvolvidas no Jardim Botânico da UFJF por servidores desta instituição, com vistas a contribuir para a ampliação e o aprimoramento dessas propostas. Dessa forma, surgiu a questão norteadora para esta pesquisa: como têm sido propostas e implementadas as atividades de extensão no JB/UFJF? Para responder tal questão, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) descrever as atividades extensionistas desenvolvidas no JB/UFJF; 2) analisar a potencialidade do JB para o campo da extensão; e 3) propor o aumento e o aprimoramento das atividades extensionistas no JB/UFJF a fim de contribuir para a formação cidadã dos graduandos da UFJF e dos beneficiários dessas ações. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas (gravadas) com atores diretamente envolvidos com a gestão do JB/UFJF e que desenvolvem ou desenvolveram programas e projetos de extensão no local. Além disso, visando atender aos objetivos descritos, foram realizadas entrevistas de autopreenchimento com os membros dos conselhos do JB/UFJF. Igualmente, foram enviados questionários eletrônicos aos diretores dos JBs do país para compreender como ocorrem as ações extensionistas nesses locais, especialmente as de Educação Ambiental. Por meio da aplicação dos instrumentos, foram identificados os principais entraves e os facilitadores para o desenvolvimento das ações de extensão no JB/UFJF, bem como a contribuição dessas ações para a formação de cidadãos críticos. Além disso, permitiu-se levantar possíveis ações extensionistas que podem ser desenvolvidas futuramente no JB/UFJF de forma a colaborar com a curricularização da extensão na UFJF. Ao final, foi desenvolvido um Plano de Ação Educacional (PAE) contendo cinco ações propositivas: eventos internos sobre extensão universitária; cursos de capacitação voltados para proponentes de ações de extensão e para conselheiros; eventos para divulgação do JB/UFJF; publicação de edital de financiamento interno; e promoção de atividades práticas no JB/UFJF. Espera-se que tais ações possam contribuir para a redução dos dificultadores identificados, para a ampliação e o fortalecimento da extensão no JB/UFJF.
Palavras-chave
Extensão. Universidade Federal de Juiz de Fora. Jardim Botânico. Educação ambiental.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Salvati, Priscila Gonçalves De Souza. As ações extensionistas no Jardim Botânico da UFJF: uma educação ambiental crítica para a formação cidadã. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 200 f. 2022.

7. CLUBE DA VIRADA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UM PROJETO DE POTEN-
CIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA RIO ARACATIAÇU

Autor
Jerffson Bruno Oliveira
Orientador
Prof. Dr. Eduardo Magrone
Resumo
A pesquisa em questão foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Tal pesquisa buscou analisar como a gestão escolar influenciou as ações e os projetos empreendidos pela escola Rio Aracatiaçu para elevar os resultados dos estudantes em avaliações em larga escala, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Assim, delineou-se a seguinte questão-problema: de que maneira o projeto Clube da Virada contribuiu para que a escola Rio Aracatiaçu elevasse os resultados dos estudantes em avaliações de larga escala, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática? Para responder a essa questão, em um primeiro momento, realizamos uma pesquisa documental sobre os resultados alcançados nas avaliações externas pela Escola Rio Aracatiaçu. Em um segundo momento, fizemos uma pesquisa bibliográfica no banco de dissertações do PPGP para compreender e melhor situar nosso objeto de pesquisa. Por fim, aplicamos um questionário para 25 professores, outro para 80 alunos egressos da instituição e realizamos entrevistas semiestruturadas com o gestor da instituição de 2016 a 2019 e com o atual gestor da escola. Dentre os referenciais que subsidiaram as análises dos resultados, destacam-se: Oliveira (2016); Soares; Andrade (2008); Soares; Brook (2008); Lee (2010); Luz (2006); Lima (2008). Após a análise, identificamos cinco fatores que podem potencializar a melhor execução do projeto Clube da Virada, na perspectiva dos alunos, professores e diretores respondentes, quais sejam: divisão das células; horário de funcionamento; componentes curriculares envolvidos; formação continuada e comunicação. Tendo isso em vista, apresentamos o Plano de Ação Educacional (PAE), que consiste em ações que favorecerão o melhor andamento e execução do projeto Clube da Virada como novo modelo de divisão dos alunos nas células de aprendizagem, atualização no horário de realização das atividades do projeto,ampliação no número de componentes curriculares contemplados, momentos de formação e estudos durante os planejamentos e criação de comunidades de informações através das mais diferentes mídias. Diante disso, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com a escola no fortalecimento de um planejamento para um projeto que já tem resultados expressivos na instituição.
Palavras-chave
Projeto Clube da Virada. Gestão para resultados educacionais. Escolas eficazes.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Oliveira, Jerffson Bruno. CLUBE DA VIRADA: um estudo de caso sobre um projeto de potencialização da aprendizagem dos alunos da escola Rio Aracatiaçu. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 178 f. 2022.).

8. DESAFIOS E ENTRAVES NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFABETIZA TERESINA: DIALOGANDO COM OS GESTORES E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

Autor
Deise Maria Higino Holanda Cordeiro
Orientador
Laura Silveira Botelho
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisou o Projeto Alfabetiza Teresina, como uma política pública de alfabetização implantada na Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) e os desafios ou entraves no processo de implementação desse Projeto em oito Escolas Municipais da cidade de Teresina-PI. O Projeto Alfabetiza Teresina constitui-se como uma política de alfabetização, que busca a melhoria da qualidade da educação e, sobretudo, a garantia da aprendizagem da leitura e da escrita às crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Este estudo de caso teve como questão norteadora: quais os desafios enfrentados na implementação do Projeto Alfabetiza Teresina? O objetivo geral da investigação foi compreender os desafios na implementação do Projeto Alfabetiza Teresina da rede municipal de ensino. Já os objetivos específicos foram: i) descrever o Projeto Alfabetiza Teresina, analisando os desafios ou entraves que permeiam a sua implementação; ii) analisar a atuação dos gestores escolares e professores alfabetizadores no contexto do Projeto Alfabetiza Teresina e iii) promover ações estratégicas para apoiar a equipe gestora no acompanhamento do trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores e assistentes, visando à melhoria da atuação desses profissionais na intervenção pedagógica e aprendizagem dos alunos. Foi utilizada abordagem metodológica de cunho qualitativo, tendo, como instrumento de geração de dados, grupos focais com gestores e professores alfabetizadores das oito escolas pesquisadas. Como referencial teórico para fundamentar a pesquisa, foram utilizados os Novos Estudos de Letramento (STREET, 2014) e autores que têm uma abordagem social e discursiva das práticas de alfabetização, tais como Ângela B. Kleiman (2005, 2016), Magna Becker Soares (2013, 2019, 2020), Leda Verdiani Tfouni (2017), Roxane Rojo (2009, 2012), dentre outros, que abordam os processos, conceitos e concepções de alfabetização e letramento. A análise dos dados gerados disponibilizou subsídios que foram considerados na elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE), a saber: i) Formação continuada para gestores escolares e coordenadores pedagógicos; ii) Formação continuada para professores alfabetizadores; iii) Seminário com gestores, professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria; iv) Ciclos de encontros e palestras com as famílias.
Palavras-chave
Alfabetização e Letramento. Projeto Alfabetiza Teresina. Políticas de Alfabetização.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Cordeiro, Deise Maria Higino Holanda. Desafios e entraves na implementação do Projeto Alfabetiza Teresina: dialogando com os gestores e professores da Rede Municipal. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 210 f. 2022.

9. EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA NA EEMTI PADRE SARAIVA LEÃO NA CIDADE DE REDENÇÃO-CE

Autor
Raquel Araújo Facundo Lemos
Orientador
Elisabeth Gonçalves de Souza
Resumo
A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), apresenta como objetivo compreender os desafios no processo de implementação da política pública estadual de ensino médio de tempo integral e promover práticas de letramentos múltiplos na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Padre Saraiva Leão. Nessa perspectiva, o questionamento que impulsiona esta pesquisa é: de que maneira as práticas de letramentos múltiplos podem favorecer a implementação da política de tempo integral na EEMTI Padre Saraiva Leão? Para desenvolver esta pesquisa, utilizamos a literatura relacionada aos desafios da implementação da educação de tempo integral refletida, inicialmente, à luz dos autores: Ana Maria Villela Cavaliere (2002); Isa Maria F. R. Guará (2009); Moacir Gadotti (2009); Gesuína de Fátima Elias Leclerc e Jaqueline Moll (2012); e Miguel G. Arroyo (2012). No que diz respeito aos letramentos múltiplos, são base de nosso trabalho as ideias das autoras: Magda Soares (2003, 2004) e Roxane Rojo (2009, 2010). A metodologia utilizada ocorreu através de uma abordagem qualitativa, uma vez que havia a intenção de coletarmos dados por intermédio de entrevistas e questionários com os atores envolvidos no processo de implementação do tempo integral e dos tempos e espaços para letramentos múltiplos, no caso, a gestão escolar, os docentes e discentes da unidade de ensino pesquisada.
Palavras-chave
Educação Integral. Tempo Integral. Letramentos Múltiplos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Lemos, Raquel Araújo Facundo. Educação de tempo integral: desafios na implementação da política pública na EEMTI Padre Saraiva Leão na cidade de Redenção-CE. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 168 f. 2022.

10. ESCOLA EM PRISÕES NO CEARÁ: OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE
AVALIAÇÕES INTERNAS PARA AVANÇO DE ESCOLARIDADE

Autor
Derek de Souza Tavares
Orientador
Prof. Dra. Miriam Raquel Piazzi Machado
Resumo
A presente dissertação, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), propõe discutir os possíveis desafios encontrados no tocante à possibilidade de avanço de escolaridade dos alunos do Ensino Fundamental feito exclusivamente por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA PPL), e não pela escola, por meio da aplicação de avaliações internas, em conformidade com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Diante disso, surge o questionamento da pesquisa: Quais as consequências da progressão na escola EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider ser feita exclusivamente pelo ENCCEJA PPL? O objetivo geral dessa dissertação consiste em compreender os efeitos, na escola EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, de a progressão ocorrer exclusivamente via ENCCEJA PPL. Além disso, apresentam-se como objetivos específicos: descrever o contexto educacional da educação em prisões no Brasil e no Estado do Ceará, relacionando com a EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider no tocante ao processo avaliativo desde o surgimento do PPP; refletir sobre o processo da avaliação, levando em consideração o currículo e as práticas pedagógicas para verificar os possíveis motivos que impossibilitaram a aplicação das avaliações internas nos últimos anos; e, por fim, elaborar, com base nos resultados da pesquisa, um Plano de Ação Educacional que garanta a aplicação dessas avaliações dentro do calendário letivo escolar. Para desenvolver este trabalho, utilizou-se como referencial teórico: Onofre (2011), para falar da presença das escolas nos estabelecimentos penais e da sua relevância; Hoffman (1996) e Luckesi (2006), para falar do conceito de avaliação e de sua importância dentro do contexto escolar; Candau e Moreira (2007), que são fundamentais para compreendermos toda a questão curricular; e, por fim, Freire (1996), que nos aponta para os saberes essenciais acerca de refletir sobre a prática pedagógica. Como metodologia, a escolha se deu para o uso de entrevistas semiestruturadas com 2 coordenadores pedagógicos e com 5 professores dos anos iniciais (2º ao 5º ano) da escola Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. Os resultados da pesquisa expressaram a necessidade da implementação de um sistema avaliativo interno institucionalizado, de um currículo específico voltado para o público privado de liberdade e de formações continuadas voltadas para os professores que atuam com a educação em prisões. Dessa forma, esses resultados deram subsídios para a elaboração do plano de ação educacional, com foco nas intervenções acima descritas.
Palavras-chave
Avaliação; Educação em Prisões; Currículo; Práticas pedagógicas.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Tavares, Derek de Sousa.Escola em Prisões no Ceará: os desafios na implementação de avaliações internas para avanço de escolaridade. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 148 f. 2022.

11. OS EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA – PPDT: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR NO INTERIOR DO CEARÁ

Autor
Andeson Carlos Santos Morais
Orientador
Marcel de Toledo Vieira
Resumo
O trabalho objetivou analisar as contribuições do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) para o cumprimento da missão, da visão de futuro e do fortalecimento dos valores da Escola São Miguel, no interior do Ceará. O projeto visa auxiliar e estreitar as relações entre os alunos, suas famílias e a escola, além de ser uma proposta que busca a melhoria da qualidade e a equidade do ensino, com o intuito de amenizar as necessidades educacionais dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Nesta pesquisa sobre o PPDT foram analisados outros trabalhos relevantes desenvolvidos sobre esta temática, como Santos (2014), Dias (2016), Bandeira (2020) e Moreira (2020), que deram centralidade ao PPDT em suas respectivas pesquisas, a partir de variados enfoques, perspectivas e objetivos. A discussão teórica da dissertação foi organizada a partir de três eixos, sendo eles: políticas públicas educacionais, clima escolar e desenvolvimento socioemocional. Revisando estudos e conceitos que se alinhem com o propósito da pesquisa e de acordo com os objetivos do PPDT. Na metodologia foram utilizadas as pesquisas documental e bibliográfica, além da realização de entrevistas com a diretora escolar, o coordenador do PPDT na escola e com os professores diretores de turma, e a aplicação de questionário com os alunos egressos da escola, dos anos de 2018, 2019 e 2020. Os resultados apontaram que alguns aspectos comprometem o desenvolvimento da política, principalmente no que concerne à reduzida carga horária do professor diretor de turma e o escasso apoio e participação das famílias nas ações da escola. Notou-se, também, uma aproximação entre os objetivos do PPDT, com a missão, a visão de futuro e os valores da escola pesquisada, porém, tal aproximação não é suficiente para integrar totalmente as ações do PPDT com a perspectiva de futuro, os valores e a missão da escola. Portanto, para amenizar esses aspectos, foi proposto um Plano de Ação Educacional, constituído por um conjunto de intervenções que visa aprimorar e aperfeiçoar a política do PPDT com ações que vão desde a articulação do Projeto Político Pedagógico (PPP), com os objetivos do PPDT, até a criação de um cronograma de conteúdos para a disciplina de Formação Cidadã e Desenvolvimento Socioemocional. Essas ações visam promover um ambiente favorável para a aprendizagem, mas acima de tudo favorecer o desenvolvimento integral e cidadão dos estudantes.
Palavras-chave
Projeto Professor Diretor de Turma, Políticas Públicas Educacionais, Clima Escolar. Desenvolvimento Socioemocional.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Morais, Andeson Carlos Santos. Os efeitos da implementação do Projeto Professor Diretor de Turma - PPDT: um estudo em uma escola de ensino médio regular no interior do Ceará Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 207 f. 2022.

12. PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS

Autor
Meg Cutrim Fernandes Santos
Orientador
Prof. Dr. Luís Flávio Neubert
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo de caso teve como objetivo principal investigar os desafios da permanência dos sujeitos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial nas Unidades de Educação Básica (UEB) que sediam essa modalidade, vinculadas à Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos (Saeja) da rede municipal de ensino de São Luís, no período de 2015 a 2019, apontando medidas que visem a atenuar uma realidade de evasão, abandono e não conclusão dos estudos regulares dos educandos. Os objetivos específicos para este estudo foram: descrever os desafios que levam à não permanência dos alunos na EJA na rede municipal de ensino de São Luís; analisar os fatores que favorecem a evasão e o abandono escolar e, consequentemente, a não conclusão da escolarização na EJA; e propor ações que auxiliem na elevação dos índices de permanência e certificação dos estudantes. A pesquisa foi de caráter qualitativo, com análise documental, baseada em fonte de dados de documentos oficiais e arquivos colhidos nas escolas selecionadas. Como instrumentos de investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os atores educacionais e aplicados questionários aos estudantes. Os resultados da ação investigativa revelaram que há diferentes fatores que contribuem para a interrupção do itinerário escolar. Sobre os fatores extraescolares foi possível apreender: a falta de interesse pelos estudos, a falta de tempo para estudar, o cansaço, o desânimo, o desemprego e a jornada excessiva de trabalho; e sobre os fatores intraescolares: o currículo pouco contextualizado, dificuldade dos estudantes em buscar ajuda dos professores, dificuldade de aprender sozinho, incompreensão dos conteúdos ministrados, falta de identidade do estudante com a modalidade e práticas metodológicas pouco adequadas à realidade das turmas da EJA. A partir da coleta dos dados e sua análise, com base no referencial teórico estudado, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) com o objetivo de propor ações que sejam capazes de minimizar os efeitos da evasão, do abandono e da baixa taxa de conclusão na EJA, nas UEB da rede municipal de ensino de São Luís. Integram o PAE as seguintes proposições: implantação de projeto de monitoramento da frequência e de escuta; implementação de plano de estudo orientado; implantação de cursos de capacitação de iniciação à qualificação profissional; proposta de rodas de conversa entre estudantes, professores e equipe gestora; implementação de projeto de acolhimento ao público juvenil da eja; e proposta de formação continuada para docentes e gestores.
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos. Fatores extraescolares e intraescolares. Permanência na EJA. Conclusão da escolarização.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Santos, Meg Cutrim Fernandes. Permanência na Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas da rede municipal de ensino de São Luís. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 230 f. 2022.

13. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO PATRIMONIAL DE ENTIDADES PÚBLICAS:
A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Autor
Ronaldo Gazolla Esther
Orientador
Marcus Vinícius David
Resumo
A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), focou analisar a relação entre dois sistemas de informação gerenciais para gestão patrimonial: o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), desenvolvido e utilizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Sistema Integrado de Administração de Serviços (Siads), desenvolvido pelo Governo Federal para implantação na Administração Pública Federal. Sistemas de informação gerenciais são aliados fundamentais para um controle efetivo dos bens móveis permanentes de uma instituição pública. Assim, buscou-se estudar o controle dos bens móveis permanentes na UFJF, atualmente realizado por meio do Siga, em face da iminente implantação e utilização do Siads no âmbito da universidade, com o objetivo de propor estratégias para promover uma gestão patrimonial mais eficiente. Para tal, foi descrito o controle dos bens móveis feito no Siga. Em seguida, empregou-se a metodologia de estudo de caso comparativo, com abordagem qualitativa, sendo descrito e analisado o módulo patrimonial do Siads, além de comparar as principais características dos dois sistemas. Para tanto, realizou-se, além de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental em documentos disponibilizados on-line pela Secretaria do Tesouro Nacional (responsável pela gestão do Siads), pela UFJF e na legislação brasileira. Dessa forma, foram identificados desafios à gestão patrimonial, descritos ao longo de uma linha do tempo referente à implantação e à utilização do Siads na UFJF. Os resultados de tal análise deram origem a um Plano de Ação Educacional composto de cinco propostas, desde a migração dos dados, passando por medidas para familiarização dos usuários com o novo sistema, uso do Siga, inventário completo dos bens e adoção de corresponsáveis pelos bens. Tais medidas buscam viabilizar a implantação e o uso eficiente do Siads no controle patrimonial da UFJF.
Palavras-chave
Patrimônio. Gestão patrimonial. Sistemas de informação.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Esther, Ronaldo Gazolla. Sistemas de Informação para Gestão Patrimonial de Entidades Públicas: a utilização do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica na Universidade Federal de Juiz de Fora. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 164 f. 2022.

14. USO DE DADOS EDUCACIONAIS DO SPAECE PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EEM FRANCISCO DE ALMEIDA MONTE DA CIDADE DE ALCÂNTARAS-CE: CAMINHOS PARA O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autor
Edgleison Vasconcelos Diogo
Orientador
Marcelo Câmara dos Santos
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa tem como foco investigar como os professores de Matemática da Escola de Ensino Médio (EEM) Francisco de Almeida Monte utilizam os dados das avaliações diagnósticas internas e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) para aprimorar suas práticas e planejamentos de aula e como isso acontece. Tem como objetivo geral investigar e compreender se os professores de Matemática da EEM Francisco de Almeida Monte utilizam os dados das avaliações diagnósticas internas e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) para aprimorar suas práticas e planejamentos de aula e como isso acontece. Os objetivos específicos são: i) descrever o contexto no qual o caso de gestão foi estudado; ii) analisar como os professores de Matemática da EEM Francisco de Almeida Monte utilizam as avaliações para aprimorar o planejamento do trabalho pedagógico e de que forma; iii) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para a escola pesquisada que possa contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com o núcleo gestor e professores de Matemática da escola pesquisada. O estudo teórico sobre o uso de dados das avaliações externas é feito a partir de Andrade (2019), Blasis (2013), Brooke e Cunha (2011), Castro (2009), Machado (2012), Núñez (2019) e Silva et al. (2013), dentre outros. Os resultados encontrados mostram que os dados do Spaece precisam ser utilizados durante todo o período letivo, pois percebemos uma maior ênfase no trabalho com os dados nas proximidades da realização do Spaece, o que demonstra a necessidade de maior acompanhamento da coordenação pedagógica e direção escolar. Diante do que foi constatado, como proposta de PAE temos um conjunto de encontros formativos que visam o aprimoramento das ações pedagógicas.
Palavras-chave
Uso de dados. Avaliações externas. Planejamento pedagógico. Spaece. Ensino de Matemática.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Diogo, Edgleison Vasconcelos. Uso de dados educacionais do Spaece pelos professores de Matemática da EEM Francisco de Almeida Monte da cidade de Alcântaras-CE: caminhos para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 142 f. 2022.
02
Defesas em 2021

1. A avaliação de desempenho profissionalpara fins de progressão na carreira dos professores da rede municipal deeducação de são luís: desafios e possiblidades

Autor
Cleber Barros
Orientador
Victor Claudio Paradela Ferreira
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora. O caso de gestão discute a avaliação de desempenho dos professores da Secretaria Municipal de Educação de São Luís para fins de progressão na carreira, e teve por objetivo geral analisar os aspectos que devem ser revistos no procedimento atualmente adotado. Os objetivos específicos definidos na pesquisa foram: descrever o procedimento de avaliação de desempenho profissional dos professores da Rede Municipal de Educação de São Luís; analisar os desafios vivenciados durante a realização do procedimento avaliativo e propor um processo de avaliação de desempenho adequado às necessidades da Semed e favorável ao aprimoramento dos avaliados. No levantamento inicial de dados, foram evidenciados problemas no processo, como: não se dar de maneira contínua; a fragilidade do instrumento de avaliação, que não contempla a diversidade dos públicos alcançados; a avaliação ser feita unilateralmente pelos gestores, sem a participação dos avaliados; e a falta de oferecimento de feedback da avaliação. Com base na revisão da literatura, buscou-se as principais contribuições de autores que estudam a avaliação de desempenho, como as realizadas por Fernandes (2008); Zatti e Minhoto (2019); Avila e Stecca (2015); Dalmau e Benetti (2009); Odelius (2010) e Paradela e Costa (2019). Para atingir o objetivo proposto utilizou-se como metodologia a pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método, o estudo de caso. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a pesquisa documental, aplicação de questionários, conversas e entrevistas com professores e gestores da Semed. Os resultados da pesquisa apontaram para as dificuldades vivenciadas no procedimento avaliativo que foram constatadas nas evidências, além da necessidade de implementação, pela Semed, de um sistema informatizado de avaliação de desempenho. Com base nos principais achados, foi possível propor ações que visam minimizar as dificuldades constatadas, dentre elas: a necessidade de readequação do instrumento avaliativo; a importância da realização da autoavaliação do professor e da instituição de uma comissão setorial para sua realização e, o oferecimento do feedback da avaliação aos professores. Nesse sentido, o Plano de Ação Educacional apresentado no capítulo 4, teve como objetivo propor ações exequíveis que favoreçam o aprimoramento do procedimento avaliativo, para que sua realização ocorra com o mínimo de entraves possíveis, e contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores.
Palavras-chave
Administração Pública. Avaliação do desempenho docente. Carreira docente.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Barros, Cleber. A avaliação de desempenho profissional para fins de progressão na carreira dos professores da Rede Municipal de Educação de São Luís: desafios e possiblidades. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 178 f. 2021.

2. A BAIXA PERMANÊNCIA DISCENTE NO ENSINO MÉDIO DE UM CENTRO DE JOVENS E ADULTOS NO INTERIOR DO CEARÁ: UM ESTUDO DE CASO NA EJA SEMIPRESENCIAL

Autor
Maria Gilvania Bezerra Cavalcante
Orientador
Alexandre Chibebe Nicolella
Resumo
A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa teve como objetivo investigar os fatores que interferem na permanência dos alunos em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) no formato semipresencial, localizado no interior do Ceará. Com uma análise documental em busca de evidências da baixa permanência dos alunos do CEJA verificou-se que 42,4% dos alunos matriculados em 2019 se afastaram da escola ainda no mesmo ano, alguns sem concluir nenhuma das disciplinas. A pesquisa de campo teve como instrumento de coleta de dados, questionário direcionado aos alunos e professores, e entrevista semiestruturada destinada ao núcleo gestor escolar. Com base nos dados desta pesquisa construiu-se uma caracterização do perfil socioeconômico dos alunos, e após análise foram identificados fatores extras e intraescolares que interferiram na permanência dos estutantes no Centro de Educação de Jovens e Adultos pesquisado. Entre os fatores extraescolares apareceram: a falta de tempo para estudar, a distância da moradia dos alunos até o CEJA (acesso), o cansaço decorrente do trabalho e por último foram agregados dados que caracterizamos como motivos pessoais: casamento e filhos. Os fatores intraescolares mais citados foram: o acolhimento recebido pelo aluno e seu acompanhamento escolar, o material didático e a metodologia utilizada pelos professores e sua formação continuada para atuarem na modalidade da EJA, além da dificuldade de aprendizagem dos educandos e reprovação nas avaliações do CEJA. De posse dos dados pesquisados foi elaborado um Plano de Ação Educacional, com propostas de intervenção que buscam melhoria no acolhimento e motivação dos alunos, no acompanhamento escolar, formas de dirimir as dificuldades de aprendizagem dos estudantes, reformulação no processo avaliativo discente, a formação docente para o uso de metodologia que aproxime os conteúdos ensinados às vivências dos alunos, dentre outras que possam contribuir para uma maior identificação do aluno com a escola, auxiliando a gestão escolar a minimizar fatores negativos a permanência escolar dos seus estudantes.
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos. Permanência escolar. Perfil dos alunos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Cavalcante, Maria Gilvania Bezerra. A baixa permanência discente no ensino médio de um centro de jovens e adultos no interior do Ceará: um estudo de caso na EJA semipresencial. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 167 f. 2021.

3. A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE SUCESSO: AS PRÁTICAS GESTORAS E PEDAGÓGICAS DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ADRIANO NOBRE, ITAPAJÉ/CE

Autor
Ricardo Carneiro de Mesquita
Orientador
Cassiano Caon Amorim
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado aborda as práticas gestoras e pedagógicas desenvolvidas pela Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre que podem ter contribuído para o bom desempenho acadêmico dos seus alunos da 3ª série do ensino médio nas avaliações internas e externas. A instituição, que até 2008, funcionou como escola regular de tempo não integral, iniciou suas atividades como escola em tempo integral que oferta educação profissional integrada ao ensino médio em 2009 e, a partir daí, passou a vivenciar uma verdadeira revolução nos seus indicadores educacionais internos e externos e a se constituir referência para as escolas parceiras da rede estadual. Surge, então, a seguinte questão: como as ações desenvolvidas na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) impactam no desempenho acadêmico dos alunos? O objetivo geral visa analisar as práticas gestoras e pedagógicas que têm possibilitado o desempenho dos alunos da EEEP Adriano Nobre nos indicadores internos e externos e propor a disseminação delas para outras instituições de ensino da Crede 02. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: i) descrever a Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre e as mudanças nas práticas gestoras e pedagógicas após sua alteração para instituição de ensino médio profissional; ii) analisar as práticas gestoras e pedagógicas da EEEP Adriano Nobre e iii) Propor ações de disseminação de boas práticas de planejamento e pedagógicas da EEEP Adriano Nobre para as escolas da Crede 2. Baseado na elevação dos indicadores educacionais das escolas que implantaram essa política, na literatura existente, nas dissertações produzidas para o CAEd sobre tal política e no fato de o destaque da EEEP Adriano Nobre no cenário educacional cearense atrair as instituições parceiras para conhecerem suas práticas gestoras e pedagógicas responsáveis por esse destaque, assumimos a hipótese de que o bom desempenho acadêmico dos alunos é fruto do novo modelo de ensino médio implantado no Estado somado às práticas gestoras e pedagógicas desenvolvidas pela instituição. Para confirmar tal hipótese, utilizamos a pesquisa qualitativa e como instrumentos a realização de entrevistas. Os sujeitos pesquisados são os quatro gestores, quatro professores da parte propedêutica e quatro da parte profissional e dois funcionários. Excetuando-se os gestores, os demais foram escolhidos considerando o maior tempo de trabalho na instituição. Os principais resultados indicam que os diferentes segmentos escolares desenvolvem ações importantes voltadas à aprendizagem dos alunos, que a instituição planeja e avalia cada uma das ações que desenvolve, que monitora permanentemente os resultados de aprendizagem, que se envolve com a formação continuada dos profissionais e que mantém uma boa relação com a comunidade escolar. Indicam também que ela precisa estar mais atenta à comunidade local, de modo que possa conhecê-la melhor, para que seu trabalho dialogue mais com os anseios e as necessidades dos moradores que vivem no seu entorno.
Palavras-chave
Desempenho acadêmico. Escola eficaz. Educação Profissional.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Mesquita, Ricardo Carneiro de. A construção de uma escola de sucesso: as práticas gestoras e pedagógicas da Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, Itapajé/CE. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 203 f. 2021.

4. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA NO USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS COM ÊNFASE NO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Autor
Vera Lúcia da Costa e Silva
Orientador
Liamara Scortegagna
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discutiu a formação continuada de professores formadores da área de Matemática da rede municipal de ensino de Teresina – PI, com foco no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do Pensamento Computacional pelos professores da Educação Básica. Este estudo teve como objetivo geral investigar e compreender como o uso das TIC, com ênfase no Pensamento Computacional, proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode contribuir para a melhoria do ensino de Matemática na rede municipal de ensino de Teresina. Os objetivos específicos desta pesquisa buscaram: (i) apresentar a atuação dos formadores na formação continuada para professores de Matemática na Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), no contexto da política de gestão de resultados; (ii) compreender o papel central e alinhador das tecnologias na BNCC; (iii) compreender as possibilidades do Pensamento Computacional no ensino de Matemática; (iv) propor uma formação para os professores formadores que contemple o uso das TIC e do Pensamento Computacional no ensino de Matemática. Desse modo, partiu-se da seguinte questão norteadora: como a formação dos professores formadores da área de Matemática da Semec pode contribuir para o atendimento dos processos formativos quanto ao uso das TIC constantes na BNCC, com ênfase no Pensamento Computacional? Nesse sentido, utilizou-se como metodologia um estudo de caso de abordagem qualitativa de coleta de dados por meio de entrevistas individuais com seis professores formadores de Matemática da Semec. Para tanto, esta pesquisa tem como pressupostos teóricos os estudos de Gatti (2008), Wing (2016), Valente (2016), Lévy (2010), além de outros utilizados como aporte teórico. Portanto, os dados da pesquisa apontam que os formadores não recebem capacitação para o exercício da função de formador e que não há um trabalho voltado ao uso de tecnologias e ao desenvolvimento do Pensamento Computacional nos processos formativos. Então, esses resultados constituíram elementos para a elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE), objetivando propor ações no que tange ao uso de tecnologias e no desenvolvimento do Pensamento Computacional para o fortalecimento da função de professor formador de Matemática da rede pesquisada. Sendo assim, essas ações devem ser implementadas por gestores com o apoio da equipe pedagógica e do Núcleo de Tecnologia da Informação da Semec, a fim de potencializar as formações junto aos professores de Matemática.
Palavras-chave
Formação de formadores. Formação de professores de Matemática. Tecnologias no ensino de Matemática. Pensamento Computacional.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Vera Lúcia da Costa e. A formação de professores formadores de Matemática da rede municipal de ensino de Teresina no uso pedagógico das tecnologias com ênfase no Pensamento Computacional. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 110 f. 2021.

5. A GESTÃO ADMINISTRATIVA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: ANÁLISE DAS ATRIBUIÇÕES DE PROFESSORES-GESTORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Autor
Andrêsa Lopes Silva
Orientador
Katiuscia Cristina Vargas Antunes
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu as dificuldades na atuação do docente enquanto professor-gestor nos cargos de Chefia de Departamento e Coordenação de Curso na UFJF. A presente dissertação foi elaborada tendo como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas por estes gestores no exercício de suas funções, analisar as respostas mediante o contexto institucional e, de acordo com o resultado obtido, propor ações que possibilitem melhorias institucionais. Para melhor contextualizar o caso de gestão exposto, foram descritos aspectos inerentes à organização das universidades federais e à atuação dos docentes em cargos administrativos nestas instituições, bem como a estrutura e a atuação em cargos de Chefia de Departamento e Coordenação de Curso, em particular, na UFJF. Ademais, a discussão teórica contou com conceitos de gestão pública, autonomia universitária, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, com a finalidade de dialogar com a problemática apresentada e proporcionar melhor compreensão da conjuntura na qual o caso de gestão se apresenta. O trabalho foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa, mediante a realização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Esta última contou com a coleta de dados por meio de entrevistas – voltadas a dois representantes superiores ligados à área de recursos humanos e tecnológicos da Instituição –, e da aplicação de questionários – destinados aos gestores ocupantes de cargos de Chefia de Departamento e Coordenação de Curso. Por fim, mediante a identificação dos principais entraves organizacionais, foram propostas ações – relacionadas às teorias de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento – as quais têm por intuito desenvolver mecanismos que auxiliem no desempenho das funções exercidas pelos professores-gestores dos cargos supracitados bem como garantir eficiência e eficácia na prestação do serviço público ofertado pela Universidade.
Palavras-chave
Gestão administrativa e acadêmica. Chefia de Departamento. Coordenação de Curso.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Andrêsa Lopes. A gestão administrativa nas universidades federais: análise das atribuições de professores-gestores na Universidade Federal de Juiz de Fora. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 162 f. 2021.

6. A GESTÃO CURRICULAR E PEDAGÓGICA DAS DISCIPLINAS DE PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ

Autor
Carlos Henrique Mourão da Silva
Orientador
Tarcísio Jorge Santos Pinto
Resumo
O presente trabalho tem como intuito analisar o processo de gestão curricular e pedagógica das disciplinas de Projeto de Vida e de Mundo do Trabalho na EEEP Francisca Castro de Mesquita. As referidas disciplinas compõem a parte diversificada do currículo das escolas profissionais do Ceará. As duas disciplinas foram implementadas no currículo com o suporte metodológico e didático do Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. As disciplinas têm como enfoque principal as práticas de vivência cotidiana e a preparação dos estudantes ao mercado de trabalho, enfatizando o processo participativo, a criatividade, a autonomia e a criticidade. Neste trabalho, temos como principal objetivo fazer uma investigação da gestão escolar no processo de implementação das duas disciplinas, enfocando as contribuições e as dificuldades encontradas nesse processo. Como objetivos específicos temos a descrição do processo de implementação das disciplinas, a análise desse processo e a elaboração de um plano de ação educacional baseado nos problemas encontrados a partir da pesquisa. Primeiramente, faremos um estudo sobre o processo histórico de implementação da educação profissional no Brasil, no Ceará e na escola estudada, destacando as particularidades das disciplinas de Projeto de Vida e de Mundo do Trabalho. Posteriormente, traremos um estudo de referencial teórico a partir do enfoque das gestões pedagógica e curricular do ensino médio. A partir disso, faremos uma análise das propostas pedagógica e curricular das disciplinas de Projeto de Vida e de Mundo do Trabalho, a partir da proposta metodológica da pesquisa, baseada em entrevistas a alguns atores importantes ao processo de implementação das duas disciplinas. Nessa análise enfatizaremos o estudo sobre algumas temáticas: integração curricular, formação integral, disputa do currículo, planejamento dos professores, processo de avaliação das disciplinas e formação dos professores. Por fim, elaboramos um Plano de Ação Educacional que busca desenvolver ações que melhorem os processos de gestão curricular e gestão pedagógica das disciplinas estudadas a partir dos problemas encontrados.
Palavras-chave
Projeto de Vida. Mundo do Trabalho. Educação Profissional. Educação Integral. Currículo Integrado.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Carlos Henrique Mourão da. A gestão curricular e pedagógica das disciplinas de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho em uma Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 175 f. 2021.

7. A HORA-ATIVIDADE NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS: REALIDADES E PERSPECTIVAS

Autor
Arsenia Pereira de Sousa Medeiros Formiga
Orientador
Luiz Flávio Neubert
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão buscou identificar quais são os principais entraves no cumprimento do tempo destinado às Atividades Extraclasse pelos professores da Rede Pública de Ensino de São Luís – MA a partir da implementação da Lei nº 11.738/2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os entraves e dificuldades relativos à realização da carga horária de um terço destinada às Atividades Extraclasse dos docentes da Rede Pública Municipal de São Luís. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se: descrever a implementação da Lei do Piso na Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís a partir do levantamento de dados documentais e regulatórios correspondentes ao cumprimento do tempo destinado à Hora-Atividade; analisar a percepção das equipes gestoras e professores das escolas quanto às orientações que a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) emitiu sobre a Hora-Atividade; e propor aos dirigentes da SEMED, Secretário(a) de Educação e Secretário(a) Adjunto(a) de Ensino a regulamentação do um terço (Hora-Atividade) na Rede Municipal, de forma mais participativa e mais democrática. Foi realizado um levantamento para análise de documentos internos à secretaria, bem como leis nacionais, estaduais e municipais e, ainda, a pesquisa bibliográfica, com a revisão de literatura em materiais que tratam da temática. As reflexões teóricas foram organizadas a partir de três eixos de estudo: políticas públicas no cenário educacional; trabalho docente: valorização e condições de trabalho; e gestão escolar. A fundamentação teve sustentação nos estudos de Mainardes (2006), Riani (2013), Segatto (2012), Condé (2012), Contreras (2002), Imbernón (2009), Tardif e Lessard (2014), Burgos e Canecal (2011), Lück (2006), Abrucio (2010) entre outros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que descreveu e reconsiderou a realidade observada, tendo como instrumentos de coleta de dados as entrevistas individuais semiestruturadas com ex-secretário de educação, Diretoras de Núcleos e representante docente. A análise dos resultados sustentou a construção do Plano de Ação Educacional (PAE) que aponta encaminhamentos para a regulamentação local da Lei nº 11.738/2008 a partir de três ações estruturantes: a elaboração de uma portaria, a reelaboração das orientações para o cumprimento do um terço nas escolas e um calendário prevendo todas as ações formativas e de planejamento a partir de cada jornada docente.
Palavras-chave
Hora-Atividade. Políticas públicas. Trabalho docente. Gestão escolar.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Formiga, Arsenia Pereira de Sousa Medeiros. A Hora-Atividade na Rede Municipal de São Luís: realidades e perspectivas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 167 f. 2021.

8. A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autor
Rebecca Alves Henriques da Matta
Orientador
Marcel de Toledo Vieira
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado aborda a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na UFJF, uma plataforma de elaboração, tramitação e gestão de documentos e processos digitais. A adoção dessa tecnologia tem levado a mudanças no modo de tramitação dos processos, e a mudanças no modo de trabalhar dos servidores da universidade. Dentro desse contexto, a questão que orienta a investigação é: quais os efeitos causados pela implantação do SEI na tramitação de processos e nas rotinas de trabalho dos servidores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da UFJF? Tal setor foi escolhido tendo em vista que foi o primeiro a ter seus processos implantados no sistema. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os efeitos da adoção do SEI na rotina administrativa, em especial, em relação à tramitação de processos da PROGEPE, e propor um plano de ação que otimize o uso do sistema como instrumento de aumento da eficiência administrativa. Para tanto, foram escolhidos como eixos teórico-analíticos Gestão Eletrônica de Documentos, Princípio da Eficiência Administrativa e Mudança Organizacional. Como procedimento metodológico optou-se pela pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, esta última aplicada a partir de entrevistas semiestruturadas com pessoas que desempenham papel fundamental no processo de implantação do mencionado sistema na instituição. A pesquisa diagnosticou a necessidade de mapeamento e otimização dos processos de trabalho nos setores em que isso ainda não foi realizado; revelou alguns pontos de melhoria no que se refere à sensibilização e à capacitação dos servidores no uso do sistema; e mostrou a necessidade da realização de um estudo de redimensionamento da força de trabalho na UFJF. Com base nos resultados da pesquisa, foi proposto um plano de ação voltado a otimizar o uso do SEI nas atividades administrativas da universidade e a conduzir a integral implantação do sistema de forma exitosa.
Palavras-chave
Administração Pública. Mudança Organizacional. Princípio da Eficiência. Processo Eletrônico. Sistema Eletrônico de Informações.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Matta, Rebecca Alves Henriques da. A implantação do Sistema Eletrônico de Informações na Universidade Federal de Juiz de Fora: desafios e perspectivas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 202 f. 2021.

9. A IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES EXTRACLASSE DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL DE UMBURANINHA – BERTÓPOLIS/MG E AS POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA

Autor
Lucas Miranda de Oliveira
Orientador
Rita de Cássia Reis
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão teve como objeto de estudo o desenvolvimento das atividades extraclasse dos professores na Escola Estadual de Umburaninha, Bertópolis, Minas Gerais (MG). O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como tem ocorrido o desenvolvimento do horário extraclasse na Escola Estadual de Umburaninha visando propor ações para a consolidação da formação profissional continuada durante a realização desse horário. Como objetivos específicos foram definidos: (i) caracterizar qual a função da atividade extraclasse para os professores e para o núcleo gestor; (ii) levantar as demandas formativas do corpo docente da escola; e (iii) evidenciar em que medida as ações desenvolvidas na escola têm suprido às expectativas da equipe gestora e do corpo docente. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com as Especialistas em Educação Básica (EEB) da escola, assim como a aplicação de um questionário eletrônico, respondido pelos professores. Tomamos como principais referenciais teóricos autores do campo da educação – Vera Candau, António Nóvoa e Bernadete Gatti, por exemplo, que abordam a escola como espaço de formação e desenvolvimento profissional do docente. A análise dos dados foi organizada em três eixos: função das atividades extraclasse dos professores; demandas formativas; e ações propostas. Percebemos que a escola tem alcançado parcialmente os objetivos relacionados ao horário extraclasse, em função do pouco tempo disponibilizado para a formação continuada e ainda pela falta de preparo da equipe gestora em algumas situações, demonstrando a necessidade de reflexão acerca do acompanhamento do trabalho dos docentes. Os dados obtidos com a experiência de gestor escolar permitiram a elaboração de um Plano de Ação Educacional (PAE) contemplando quatro ações de formação continuada dentro da escola, cujas temáticas são: 1-Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; 2 – Prática Docente, Aprendizagem e Gestão de Sala de Aula; 3 – Atuação da família no contexto escolar; e 4 – Seminário de boas práticas, de modo que possam contribuir para o desenvolvimento educacional da escola onde forem aplicadas.
Palavras-chave
Atividade extraclasse. Formação continuada de professores. Educação Básica.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Oliveira, Lucas Miranda de. A implementação das atividades extraclasse dos professores da Escola Estadual de Umburaninha – Bertópolis/MG e as possibilidades para a formação continuada. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 130 f. 2021.

10. A POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE TERESINA: LIMITES E POSSIBILIDADES NA ATUAÇÃO DOS GESTORES

Autor
Wana Sara Cavalcante Henrique
Orientador
Alesandra Maia Lima Alves
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo se propôs a analisar como os gestores escolares compreendem as políticas de alfabetização implementadas na rede municipal de Teresina. Assumimos como hipótese que existe uma incompreensão, por parte dos diretores sobre o ciclo de políticas de alfabetização da rede. Para verificarmos esse aspecto, utilizamos como evidências o monitoramento do processo de alfabetização realizado por meio do sistema SIGA-SEMEC que leva em consideração informações sobre o nível de escrita e leitura dos alunos. A partir desses dados, aplicamos um questionário, tendo como recorte as escolas da rede municipal de Teresina localizadas na Zona Norte, para verificar a compreensão dos gestores sobre as políticas de alfabetização e os seus processos de monitoramento e acompanhamento. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico composto por autores como Magda Soares (2003, 2006, 2016), Paulo Freire (1987), Emília Ferreiro (1979, 1985), Lemle (1994), Morttati (2013), João Batista Araújo e Oliveira (2004) e, como subsidio teórico para proporcionar a análise do monitoramento, Januzzi (2009) e Sousa (2013) que discutem sentidos de alfabetização, políticas e programas de alfabetização em conjunto com elementos de monitoramento das políticas públicas. Os dados da pesquisa apontaram que existem, por parte dos diretores, dificuldades na compreensão da política, inseguranças na utilização do sistema SIGA-SEMEC e dúvidas na classificação dos alunos por níveis de leitura e escrita, assim como divergência dos professores, o que os leva a recorrer ao auxílio das superintendentes. Buscando meios de amenizar essa questão, propusemos um plano de ação relacionado à capacitação de gestores nos aspectos concernentes à alfabetização por intermédio de formações continuadas.
Palavras-chave
Alfabetização. Políticas públicas. Monitoramento de políticas. Formação de gestores.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Henrique, Wana Sara Cavalcante. A POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE TERESINA: limites e possibilidades na atuação dos gestores. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 172 f. 2021.

11. A POLÍTICA DE FOMENTO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DO ESTADO DO CEARÁ: ANÁLISE DO CEARÁ CIENTÍFICO A PARTIR DA SUA EXECUÇÃO PELOS TÉCNICOS DA SEDUC, CREDES E SEFOR

Autor
Daniel Vasconcelos Rocha
Orientador
Marcello Ferreira
Resumo
A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado analisa o Ceará Científico – A política de fomento à educação científica do estado do Ceará – a partir da sua execução pelos Técnicos da Secretaria da Educação do estado do Ceará (SEDUC), Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDEs) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR). O objetivo deste estudo é avaliar a execução da política do Ceará Científico (CC) pelas CREDEs e SEFOR. Assumimos como hipótese, que a SEDUC descentraliza suas ações, programas e projetos em suas sedes administrativas distribuídas por macrorregiões (regionais), denominadas CREDE e a SEFOR, na qual cada regional possui autonomia parcial na adequação do que é proposto e desenvolvido pela equipe técnica da SEDUC (sede), podendo executar de maneira diferente o CC. Como metodologia, utilizamos a pesquisa documental, reunindo os documentos que embasam a política do CC na rede estadual no período de 2007 a 2018; aplicamos questionários aos professores que estavam em função técnica conduzindo a política do CC na SEDUC (sede), nas CREDE e na SEFOR (sede); e realizamos a análise interpretativa dos questionários aplicados, comparando o que é proposto pelos documentos-base da política do CC, com o que é realmente executado nas regionais da rede cearense. Constatamos os motivos das diferentes execuções do Ceará Científico na rede estadual. Após evidenciar e elencar as diferenças na execução do CC nas regionais, elaboramos o Plano de Ação Educacional (PAE) com sugestões de ações para a consolidação da política do CC na rede estadual.
Palavras-chave
Ceará Científico. Itinerário Científico Cearense. Política em Educação Científica.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Rocha, Daniel Vasconcelos. A política de fomento à educação científica do estado do Ceará: análise do Ceará Científico a partir da sua execução pelos Técnicos da SEDUC, CREDEs e SEFOR. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 178 f. 2021.

12. A REPROVAÇÃO E A EVASÃO ESCOLAR NA EEM DONA LUIZA TIMBÓ: UMA ANÁLISE SOBRE O FRACASSO ESCOLAR

Autor
Joaquim Weksslei Veras da Luz
Orientador
Ilka Schapper Santos
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado buscou compreender fatores que contribuem para o fracasso escolar, detendo-se especificamente à análise desse fenômeno na EEM Dona Luiza Timbó, no município de Tamboril-CE. Em 2018, o percentual de alunos que não concluíram a educação básica foi um total de 16% no Brasil, 9,5% no Estado do Ceará e 15,4% na Escola pesquisada. Nesse contexto, a pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: quais estratégias podem ser adotadas para a diminuição do fracasso escolar, refletido no abandono e na reprovação da Escola de Ensino Médio Dona Luiza Timbó? Para a obtenção da resposta ao questionamento, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o fenômeno do fracasso escolar considerando o abandono e a reprovação e suas causas na escola pesquisada. E como objetivos específicos: i) descrever a situação do fracasso escolar no país e no estado fazendo um paralelo com a situação do abandono na escola pesquisada; ii) analisar o fenômeno do fracasso escolar considerando o abandono e a reprovação escolar na escola; e iii) traçar estratégias de enfrentamento ao fracasso escolar elaborando um plano de ação para minimizar os impactos do abandono e da reprovação escolar. Para a análise, foi feita uma pesquisa bibliográfica e foram levantadas as taxas de matrículas, fluxo e distorção série-idade em nível nacional, estadual e escolar. Para levantamentos de dados, foram formados grupos focais com alunos matriculados nas três séries do ensino médio da escola, realizadas entrevistas com jovens que tenham abandonado os estudos na escola entre os anos de 2015 e 2019, e aplicação de questionários aos professores da escola. A partir da análise dos dados, destacamos três eixos nos quais elencamos os fatores relacionados que impactam no fracasso escolar: I) Participação, frequência e avaliação: prática pedagógica distante da realidade dos alunos, processo avaliativo unicamente classificatório, ausência de aulas mais objetivas e a não inclusão dos alunos no processo ensino-aprendizagem; II) Alunos que deixaram de frequentar: necessidades econômicas que levam o jovem a ingressar no mercado de trabalho, gravidez na adolescência, transporte escolar, vivências do aluno dentro e fora da escola; e III) Reprovação Escolar: prática pedagógica, ausência da família no acompanhamento escolar, falta de acompanhamento aos alunos na realização das atividades e dificuldades de aprendizagem em relação à série anterior. O Plano de Ação Educacional proposto apresenta cinco ações: desenvolver o Projeto “Participar é Aprender” através de oficinas de estudos com os alunos utilizando os resultados das avaliações diagnósticas como parâmetro; fortalecer a relação Família-Escola através de reuniões de acolhimento para todas as famílias; desenvolver Projeto um de Educação e Sexualidade na Escola; desenvolver o Projeto “Juventude sem drogas, família feliz!”; e realizar formação continuada com os professores sobre práticas pedagógicas inovadoras.
Palavras-chave
Fracasso escolar. Abandono escolar. Reprovação escolar.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Luz, Joaquim Weksslei Veras da. A reprovação e a evasão escolar na EEM Dona Luiza Timbó: uma análise sobre o fracasso escolar. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 131 f. 2021.

13. A TRADUÇÃO DA POLÍTICA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS EM UMA ESCOLA-PILOTO DO CEARÁ NO CONTEXTO DA PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autor
José Wilson Freitas de Miranda Filho
Orientador
Marcello Ferreira
Resumo
Nesta dissertação desenvolve-se um estudo sobre os processos de implementação do Novo Ensino Médio em uma escola pública do Estado do Ceará. O objetivo geral desta pesquisa é, portanto, analisar o processo de tradução da política do Novo Ensino Médio pela Escola CAIC Senador Carlos Jereissati, com ênfase nas tomadas de decisões, realizadas em 2019, para a construção do plano de flexibilização curricular: os Itinerários Formativos. As análises desenvolvidas se debruçam sobre o documento legado pela escola – Plano de Flexibilização Curricular (PFC) –, além do guia de implementação disponibilizado pela Seduc-Ce e dos Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários (RCEIF). Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a metodologia de análise documental, de natureza qualitativa, conforme os preceitos de Cellard (2008). No campo teórico, lança-se mão da abordagem do Ciclo de Políticas Públicas de Ball (1992; 1994), com a colaboração teórica de Mainardes (2006; 2018) e de Mainardes e Stremel (2010). Para as reflexões sobre o espaço escolar e sobre os modelos curriculares, são utilizados os trabalhos de Silva (1999), Apple (2012; 2017) e Oliveira e Cóssio (2013). Observa-se, na análise dos dados, como a unidade escolar em tela se empenhou no processo de apropriação, recontextualização e recriação desses documentos durante a preparação para a implementação de itinerários formativos. Os resultados da pesquisa apontam que houve pouco acompanhamento da equipe da Seduc e da Crede no que tange ao processo de tradução da política do Novo Ensino Médio, aos procedimentos para a formação de professores implementadores e à construção de um Plano de Flexibilização curricular. Conclui-se que as ações escolares, regra geral, aconteceram de forma proativa diante dos desafios encontrados. No entanto, o estudo evidenciou lacunas nos procedimentos executados pela escola-piloto, a exemplo da falta de uma agenda de ações e observações dos agentes sobre os processos praticados. Revelou-se, também, pouca apropriação, por alguns membros escolares, a respeito do modelo de flexibilização curricular a ser implementado na escola. Ficou comprovada, ainda, a ausência de procedimentos avaliativos, mensuradores das competências e habilidades discentes, assim como a ausência de ações da escola quanto aos resultados insatisfatórios de aprendizagem no novo cenário de ensino. Como proposta de intervenção, no Plano de Ação Educacional (PAE), foram sugeridas ações de revisão de práticas para a preparação da equipe de implementação, a partir da construção de uma agenda de ações colaborativas entre a Seduc, a Crede e a escola. Busca-se, dessa forma, reorganizar o processo de implementação e atribuir ações e formas de monitoramento para uma melhor execução da política em foco na prática escolar.
Palavras-chave
Novo Ensino Médio. Itinerários Formativos. Contexto da prática. Ciclo de Políticas Públicas.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Miranda Filho, José Wilson Freitas de. A tradução da política dos Itinerários Formativos em uma escola-piloto do Ceará no contexto da proposta do Novo Ensino Médio. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 244 f. 2021.

14. ABANDONO ESCOLAR NO CENTRO CEARENSE DE IDIOMAS UNIDADE CONJUNTO CEARÁ: EXPLORANDO AS PRINCIPAIS CAUSAS

Autor
Kátia Magna do Vale Abreu
Orientador
Tufi Machado Soares
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação (CAEd) da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo de caso teve como objetivo geral enfrentar as principais causas do abandono escolar no Centro Cearense de Idiomas (CCI) Unidade Conjunto Ceará (CC), a partir da percepção de diversos atores. Como objetivos específicos, procuramos (i) analisar as principais causas do abandono escolar no âmbito do CCI CC; (ii) investigar e sistematizar as ações que vêm sendo efetivadas para diminuir o abandono escolar naquele centro; e (iii) propor, mediante os resultados obtidos durante a investigação, um plano de ação visando mitigar o abandono escolar de forma progressiva, buscando meios que favoreçam a permanência do aluno no CCI CC. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada, como metodologia, a pesquisa qualitativa. Para tanto, foram feitas entrevistas com base em um roteiro semiestruturado com professores da instituição e aplicados questionários aos diretores das escolas parceiras, alunos e ex-alunos do CCI CC. Os instrumentais foram aplicados de forma on-line devido à pandemia do Covid-19, que nos impôs o isolamento social. O Plano de Ação Educacional foi elaborado a partir da análise documental, dos dados obtidos e da percepção de diversos autores do campo educacional, que discutem a questão do abandono e da permanência escolar: Finn (1989), Paes de Barros et al. (2017), Rumberger e Lim (2008), Rumberger e Rotermund (2012), Santos e Albuquerque (2019), Silva Filho e Araújo (2017) e Soares et al. (2015), dentre outros. Com este trabalho, pretendemos, principalmente, abrir uma discussão com um viés pragmático acerca da crescente demanda por formas mais eficientes de se enfrentar o abandono escolar.
Palavras-chave
Abandono escolar. Centro Cearense de Idiomas. Gestão escolar.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Abreu, Kátia Magna do Vale. Abandono escolar no Centro Cearense de Idiomas Unidade Conjunto Ceará: explorando as principais causas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 110 f. 2021.

15. ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS E OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ

Autor
Maria Iris Pinto
Orientador
Beatriz de Basto Teixeira
Resumo
A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Criada em 2012 como parte do processo de expansão da rede estadual de escolas profissionais do estado, a EEEP JRD, situada no interior do Ceará, é palco da presente pesquisa que trata do acompanhamento de egressos. O estudo tem como questão norteadora: Como o acompanhamento de egressos poderia subsidiar a gestão da oferta dos cursos técnicos na escola? Seu objetivo é verificar se é feito esse acompanhamento, como é feito e possibilidades de aperfeiçoamento para contribuir com o planejamento da oferta de cursos. Trata do ensino médio e profissional e seus desafios históricos, da política do Ceará nesse âmbito, com foco na criação das escolas profissionais numa abordagem a partir das bases legais e em consultas a documentos oficiais do Governo do Estado. Informações foram coletados em fontes documentais da escola, produzindo-se os dados secundários. Ainda como referência do capítulo descritivo tem-se a legislação brasileira (BRASIL, 1988; 1996; 2007; 2017) e os estudos de Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Krawczyk (2011), Ferreti (2018), dentre outros. Referenciando o capítulo analítico tem-se Machado (2001), Lousada e Martins (2005), Cerqueira et al. (2009), Michelan et al. (2009), Santos e Sousa (2015), Simon e Pacheco (2017), Pereira e Oliveira (2019), dentre outros autores que tratam da importância do acompanhamento de egressos pelas instituições de ensino. O tema aqui estudado é relevante pela vivência da autora como gestora da escola que lhe permite contextualizá-la, descrevê-la e tratar dos critérios para escolha de cursos identificando através da pesquisa de campo os desafios que ainda precisam ser superados referentes a este tema. Partindo dos dados coletados na pesquisa documental e com base na análise das entrevistas estruturadas realizadas com os agentes escolares, ficou evidente que a escola não possui um sistema de acompanhamento aos seus egressos que possa subsidiar seu planejamento. Sendo assim, foi elaborado um Plano de Ação Educacional com propostas de ações para implementação de um sistema de acompanhamento aos egressos da escola através de pesquisas aos egressos e a criação de uma rede de comunicação.
Palavras-chave
Ensino médio profissional. Mundo do trabalho. Acompanhamento de egressos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Pinto, Maria Iris. Acompanhamento de egressos e os desafios do ensino médio em uma Escola de Educação Profissional do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 182 f. 2021.

16. ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COM O APOIO DE AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS FORMATIVAS EM UMA ESCOLA CEARENSE

Autor
Mário de Souza Miranda
Orientador
Carolina Alves Magaldi
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão analisa a Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa, uma escola de ensino médio em turno integral que oferece o ensino médio integrado ao ensino profissional em uma única matrícula, localizada no município de Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza, no Estado do Ceará. A escola, inaugurada em 2010, vem desde o início de suas atividades apresentando resultados acima da média das escolas estaduais nas avaliações externas que participou, em virtude desses bons resultados propomos como questão norteadora deste estudo: Como vem sendo realizado o sistema de acompanhamento pedagógico implementado pela EEEP Professor Francisco Aristóteles de Sousa? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o sistema de acompanhamento pedagógico realizado pela EEEP Professor Francisco Aristóteles de Sousa e como este acompanhamento poderia ser adaptado para implementação em outras escolas. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: descrever a organização e o funcionamento do sistema de acompanhamento pedagógico na escola pesquisada; analisar o sistema de acompanhamento, tendo em vista o conceito de avaliação formativa; elaborar um plano de ação a partir da análise feita do sistema de acompanhamento pedagógico que ajude na sua implementação em outras escolas públicas. O processo de investigação utilizou uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa bibliográfica e documental, exploratório-descritiva, com o objetivo de obter informações que possibilitem o tratamento dos dados obtidos. Os sujeitos de pesquisa escolhidos foram a coordenação pedagógica e os professores da Base Nacional Comum, tendo sido realizadas entrevistas coletivas com a coordenação pedagógica e professores. Pôde-se observar através dos dados obtidos na pesquisa a existência de um eficiente acompanhamento pedagógico, embasado em avaliações diagnósticas e projeto de nivelamento, acompanhamento esse compreendido e apoiado pelo corpo docente. Observou-se também um bom clima escolar e um ambiente de trabalho de colaborativo e de formação em serviço. A pesquisa culminou na elaboração de um Plano de Ação Educacional (PAE) que possibilite sua sistematização a fim de contribuir com outras escolas em sua prática pedagógica.
Palavras-chave
Acompanhamento Pedagógico. Avaliação Diagnóstica. Gestão Pedagógica. Liderança.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Miranda, Mário de Souza. Acompanhamento pedagógico com o apoio de avaliações diagnósticas formativas em uma escola cearense. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 116 f. 2021.

17. ANÁLISE DA APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS DO SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO E EQUIDADE: O CASO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL PREFEITO ARISTIDES BATISTA

Autor
Madeleine Aparecida Lafetá Aguiar Rabelo
Orientador
Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado buscou analisar e identificar como a apropriação de resultados do Simave (Proalfa e Proeb) na Escola Estadual Prefeito Aristides Batista tem sido entendida e praticada na escola. Para isso, os objetivos definidos para este estudo foram: descrever a Escola Estadual Prefeito Aristides Batista e os seus resultados nas avaliações externas do SIMAVE; analisar como os diferentes sujeitos educacionais, professores e especialista em educação, têm compreendido os dados do Simave na escola para, por fim, propor um plano de ação educacional que estimule, organize e otimize a apropriação dos resultados das avaliações do Simave. Os atores envolvidos no presente estudo foram as Especialistas em Educação Básica – supervisoras pedagógicas – e os Docentes. Assumimos como hipótese que a escola ainda não estabeleceu uma cultura de apropriação de resultados que forneça indícios para pensar os processos educacionais. Buscamos compreender como os docentes da escola compreendem as avaliações em larga escala e as utilizam em suas práticas. Utilizamos as obras de Brooke (2006), Gatti (2007; 2013; 2015), Machado e Alavarse (2014); Lück (2009; 2010; 2011) entre outros como referencial bibliográfico. Escolhemos como metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa e como instrumentos de pesquisa a análise documental por meio do exame das atas de reunião da escola, dos informes dos resultados da avaliação do Simave. Além de tais elementos, realizamos a aplicação de questionários com os professores e entrevistas com as especialistas da escola. A partir desses elementos e da verificação de dificuldades no cotidiano escolar relativos à rotatividade e às dificuldades de compreensão dos dados das avaliações externas, propomos um plano de ação fundamentado na discussão dos dados das avaliações externas e seus registros juntos à gestão escolar para a resolução dos problemas.
Palavras-chave
Avaliação Externa. Apropriação de resultados. Educação. Qualidade.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Rabelo, Madeleine Aparecida Lafetá Aguiar. Análise da apropriação de resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade: o caso dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Estadual Prefeito Aristides Batista. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 165 f. 2021.

18. ANÁLISE DO PROJETO ENEM CHEGO JUNTO CHEGO BEM COMO ESTRATÉGIA DE MOBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO CEARÁ

Autor
Danielle Wiezel Pinto
Orientador
Lina Katia Mesquita de Oliveira
Resumo
A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este trabalho estuda o projeto Enem Chego Junto Chego Bem, criado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc/CE) em 2012, e que possui como objetivos principais elevar o desempenho acadêmico dos estudantes do Ensino Médio e incentivar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abrindo possibilidades de acesso ao ensino superior. Nesse sentido, a pesquisa aqui apresentada tem como base a seguinte questão norteadora: quais as potencialidades e fragilidades do Projeto Enem Chego Junto Chego Bem, política de incentivo adotada pela Seduc/CE, para mobilizar os alunos da rede pública para a participação no Enem e melhoria do desempenho da rede estadual nesse exame? O objetivo geral delineado para esta dissertação é estudar o projeto Enem Chego Junto Chego Bem (ECJCB), com o objetivo de compreender suas potencialidades bem como suas fragilidades, a fim de propor o seu aprimoramento para um maior alcance e melhores resultados. Os objetivos específicos são: (i) descrever o Enem Chego Junto Chego bem; (ii) analisar os elementos de gestão que têm contribuído para o desenvolvimento do programa; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional, tendo como base as potencialidades e fragilidades identificadas na pesquisa de campo. Para alcançar tais objetivos buscou-se um referencial teórico que discute o desenvolvimento de políticas públicas educacionais e o protagonismo juvenil, tendo como base Hofling (2001), Riani (2013), Mainardes (2006), Condé (2012), Ferretti, Zibas e Tartuce (2004), Costa (2007), Ribas (2004), Azevedo, Silva e Medeiros (2015) e Rabin e Bacich (2018). Como instrumentos de pesquisa realizaram-se entrevistas semiestruturadas dirigidas a três ex-secretários de educação do CE e questionários foram aplicados aos diretores das escolas estaduais que ofertam o Ensino Médio no estado. Os resultados deste estudo mostram que o projeto Enem Chego Junto Chego Bem é promissor no estado e possui grande adesão da rede. No entanto, apresenta fragilidades que se superadas, será uma iniciativa de sucesso a ser seguida por outras políticas e secretarias de educação no país. No Plano de Ação Educacional são propostas três ações para o Ensino Médio do CE que, se implementadas, intencionam permitir um melhor monitoramento da última etapa de ensino da educação básica no estado e serão base de implementação para outros projetos voltados para o Ensino Médio em outras unidades da federação.
Palavras-chave
Políticas educacionais. Rede estadual do Ceará. Enem Chego Junto Chego Bem.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Pinto, Danielle Wiezel. Análise do projeto Enem Chego Junto Chego Bem como estratégia de mobilização dos estudantes do Ensino Médio do estado do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 157 f. 2021.

19. ANÁLISE DO SUPORTE INSTITUCIONAL AOS PRECEPTORES QUE ATUAM NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE NO HU-UFJF/EBSERH COM VISTA À EDUCAÇÃO PERMANENTE

Autor
Gerusa Cristina de Azevedo Fernandes
Orientador
Katiuscia Cristina Vargas Antunes
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Considerando que a atividade de preceptoria é um trabalho educativo, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar os suportes institucionais aos preceptores que atuam nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde no HU-UFJF/Ebserh com vista à educação permanente. O aspecto teórico abordado na pesquisa refere-se à Educação Permanente em Saúde (EPS), que é apresentada como uma ferramenta importante para a aprendizagem no âmbito do trabalho na área de saúde, e, por conseguinte, fundamental para capacitar o profissional da saúde para o exercício da atividade de preceptoria. A metodologia de pesquisa adotada refere-se ao grupo focal, que foi desenvolvido com os farmacêuticos que trabalham na farmácia hospitalar e que atuam como preceptores nos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do HU-UFJF/Ebserh. O resultado da pesquisa apontou alguns desafios e demandas no cenário da preceptoria, a saber: necessidade de formação pedagógica para todos os preceptores e de melhoria na gestão do tempo destes profissionais, além disso, verificou-se a necessidade de maior aproximação entre os atores que compõem a residência e de consolidação do trabalho interprofisssional. Um dos pontos positivos foi a detecção de alguns espaços coletivos para a EPS, como: as reuniões multiprofissionais e os seminários integradores, que devem, no entanto, ser expandidos e aprimorados. O Plano de Ação Educacional (PAE) proposto visa superar estes desafios e demandas, sendo composto das seguintes ações: sugestão de multiplicação do curso de capacitação em preceptoria, formulação de um projeto coletivo de EPS pela GEP e Coremu, proposta de acolhimento ao novo residente a ser adotada pelos serviços do HU-UFJF/Ebserh e a confecção de um relatório apontando a necessidade de organização do tempo do preceptor, tendo em vista os dados obtidos nesta pesquisa.
Palavras-chave
Educação Permanente em Saúde. Preceptor. Residência Multiprofissional em Saúde.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Fernandes, Gerusa Cristina de Azevedo. Análise do suporte institucional aos preceptores que atuam nos programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde no HU-UFJF/Ebserh com vista à educação permanente. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 168 f. 2021.

20. APROPRIAÇÃO E USO DOS DADOS DO SPAECE, EM MATEMÁTICA: CASO DE GESTÃO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Autor
José Genivan de Moura
Orientador
Carolina Alves Magaldi
Resumo
A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo geral desta pesquisa é compreender como a Escola de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção está se apropriando e fazendo uso dos dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) na disciplina de matemática, a fim de promover estratégias educacionais que possibilitem melhorias contínuas da educação matemática, sem perder o foco nas metas, tendo em vista o baixo desempenho apresentado na disciplina de matemática no período de 2012 a 2018. Diante deste contexto, surge então a pergunta investigativa: Como vem sendo construído o processo de apropriação e uso de dados pela Escola de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, mediante o cenário de baixo desempenho na disciplina de matemática, no SPAECE, no período investigado? Os objetivos específicos desenhados para melhor compreensão deste caso de gestão foram: i) Descrever como está sendo feita a apropriação dos dados; ii) Analisar como os dados estão sendo utilizados e iii) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE). Como metodologia, foi adotado o estudo de caso, com caráter descritivo e exploratório e com abordagem qualitativa. Como referencial teórico foram adotadas as análises dos seguintes autores: Yin (2001), Godoy (1995), Gil (2008), Mainardes (2006), Brooke (2012; 2015), Bauer (2006), Soares (2004), Gatti (2009), Lück (2000; 2009), Boudett, City e Murnane (2020). Utilizamos, ainda, como instrumentos para coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com a superintendente escolar, a diretora, dois coordenadores escolares e três professores de Matemática da 3ª série do Ensino Médio, a fim de compreender, sob a perspectiva desses atores, as estratégias que a escola está desenvolvendo em resposta ao problema de pesquisa. O baixo desempenho, evidenciado pela observação dos dados, permite asseverar que a escola faz a apropriação e o uso de dados, porém apresenta desafios de comunicação entre os processos avaliativos, participativos e colaborativos. Desta forma, propomos um Plano de Ação Educacional (PAE) que permita, dentro do que a escola já vem realizando, fazer uma melhor apropriação e uso dos dados, fundamentado na cultura das avaliações sistêmicas, no uso de evidências, no trabalho participativo e colaborativo e orientado para a melhoria contínua do ensino e da aprendizagem.
Palavras-chave
Avaliações. SPAECE. Evidências. Apropriação de Dados. Estratégias Pedagógicas.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Moura, José Genivan de. Apropriação e uso dos dados do SPAECE, em Matemática: caso de gestão da Escola de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 116 f. 2021.

21. APROPRIAÇÃO E USO PEDAGÓGICO DOS DADOS EDUCACIONAIS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES DO SPAECE: CASO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ALFREDO MACHADO

Autor
Francisco Aragoney de Andrade Silva
Orientador
Frederico Braida Rodrigues de Paula
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido no decorrer do curso do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, realizado por meio de parceria celebrada com o Governo do Estado do Ceará por intermédio da Secretaria de Educação, com o intuito de elevar a qualidade do ensino oferecido. O estudo busca entender a importância dos dados e indicadores educacionais obtidos no âmbito das avaliações externas, em especial as do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) para as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas cearenses, com ênfase na realidade vislumbrada no contexto da Escola de Ensino Médio Alfredo Machado da cidade de Madalena – CE. Além disso, abordou-se a utilização desses indicadores educacionais como ferramenta pedagógica pelos professores e pela gestão escolar como forma de responsabilização. Nesse contexto, evidenciaram-se as ideias apresentadas por Brooke (2015), como forma de fundamentar este trabalho, pois foi ele um dos primeiros pesquisadores a estudar a implementação das políticas de avaliação externas em larga escala nas escolas brasileiras. Segundo ele, o advento desses instrumentos educacionais constitui um marco no ensino público por referenciar o desenvolvimento de algumas ações pedagógicas e, em relação aos indicadores educacionais elaborados a partir dos dados coletados nas avaliações externas, abordar-se-ão as ideias e pensamentos desenvolvidos por Pontes (2012). Este trata da importância desses elementos para a construção das políticas públicas educacionais, tornando-se um referencial para o ensino. Quanto à metodologia de pesquisa utilizada, foram aplicados questionários e entrevistas aos professores da disciplina de matemática da referida escola e também à gestão, e houve a colaboração do coordenador pedagógico e do Professor de Apoio da Área (PA) de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Foi a partir da análise das contribuições feitas por esses profissionais que foi possível identificar algumas potencialidades desenvolvidas na escola, bem como alguns pontos fracos para então se propor um plano de ação que fosse viável de execução e significativo para alcançar a melhoria na aprendizagem de Matemática.
Palavras-chave
Spaece. Apropriação dos dados. Ensino médio. Avaliação externa.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Francisco Aragoney de Andrade. Apropriação e uso pedagógico dos dados educacionais obtidos nas avaliações do Spaece: caso da Escola de Ensino Médio Alfredo Machado. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 93 f. 2021.

22. AS AVALIAÇÕES INTERNAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO CEARÁ: A PROGRESSÃO PARCIAL E PROGRESSÃO FINAL EM FOCO

Autor
Francisco Elton Moreira Araújo
Orientador
Beatriz de Basto Teixeira
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O presente trabalho surgiu de um caso de gestão verificado na prática profissional do autor, na escola em que atua. O estudo de caso nos levou à investigação, análise e debate, da situação de baixo rendimento nas avaliações bimestrais internas, observadas no quadriênio 2016-2019. Diante do exposto, traçamos como objetivo principal a análise e identificação dos fatores que estão levando a esse baixo rendimento no transcorrer dos anos letivos. Para alcançarmos esse objetivo, realizamos uma investigação com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa foi realizada por meio de instrumentos de coleta de dados, aplicando-se entrevistas estruturadas junto aos gestores da escola e ao superintendente que acompanha a escola e aplicando-se questionário aos professores. Apresentamos um levantamento das políticas educacionais desenvolvidas na rede estadual de ensino cearense e os dados educacionais alcançados. Descrevemos o contexto da escola, a análise dos dados e outras informações relevantes, como também usamos referências para dialogar com essa análise. Foram utilizados trabalhos sobre gestão pedagógica, práticas pedagógicas e reprovação, como também de outros aspectos que surgiram durante a pesquisa. Essa análise nos permitiu identificar causas que levam ao baixo rendimento observado, sendo as principais: a ausência de um planejamento pedagógico sistemático e organizado que resultam na ausência de práticas pedagógicas atraentes ao aprendizado dos alunos; dificuldade da escola em realizar práticas de reforço escolar, recuperações e progressão parcial; e constantes infrequências em decorrência do transporte escolar. Perante o contexto observado, elaboramos e apresentamos um plano de ações baseado na implantação e execução de rotinas escolares essenciais, porém ausentes. Como também ações com práticas em que se faz uso de novas tecnologias digitais aplicadas à educação e de ensino híbrido, ações essas com o intuito de melhorar os rendimentos.
Palavras-chave
Planejamento. Gestão Pedagógica. Práticas Pedagógicas. Avaliação. Progressão Parcial.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Araújo, Francisco Elton Moreira. As avaliações internas em uma escola estadual de Ensino Médio no Ceará: a progressão parcial e progressão final em foco. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 225 f. 2021.

23. AS COMPRAS DE EQUIPAMENTOS DE TIC NAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS DA UFJF: UMA PROPOSTA DE NOVOS PROCEDIMENTOS PARA APERFEIÇOAR O PROCESSO

Autor
Sebastião Jorge Nascimento Chagas
Orientador
Marcos Tanure Sanábio
Resumo
A presente dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). O caso de gestão pretende caracterizar e analisar o processo de compras na UFJF, com o enfoque para as aquisições de equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Neste sentido, a pesquisa buscou evidenciar a origem do aumento ocorrido neste tipo de compra, a partir da expansão ocorrida na UFJF após a adesão da instituição ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), na qual a Universidade obteve um aumento substancial em todos os seus quadros e estas aquisições foram essenciais para dar suporte ao crescimento ocorrido neste período. Os objetivos definidos para esta pesquisa, através da base documental e bibliográfica levantada, foram a análise e a caracterização detalhadas do atual processo de compras de equipamentos de TIC, onde através das ferramentas de pesquisa que foram utilizadas em campo foi comprovado que o atual processo pode ser aperfeiçoado, levando em consideração os princípios da eficiência e da economicidade nas compras públicas. A metodologia desta pesquisa se caracteriza como qualitativa, uma vez que foi utilizada a análise comparativa das compras realizadas pelas unidades administrativas em relação às atividades desenvolvidas e os modelos adquiridos, a partir do emprego da pesquisa documental e bibliográfica. Neste sentido, dentro dos achados é destacado a escolha dos modelos de computadores em relação às atividades desenvolvidas e os problemas enfrentados pelos requisitantes neste processo de compras, assim foram propostas ações no Plano de Ação Educacional (PAE) para melhorar os problemas apontados nestes achados e deste modo aprimorar o processo de compras de TIC com o intuito de torná-lo mais eficiente a fim de atender melhor às expectativas dos requisitantes e norteá-lo pela economicidade em relação à escolha do equipamento que se pretende adquirir para a realização de determinadas atividades.
Palavras-chave
Compras Públicas. Aquisições de TIC. Economicidade. Eficiência.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Chagas, Sebastião Jorge Nascimento. As compras de equipamentos de TIC nas unidades administrativas da UFJF: uma proposta de novos procedimentos para aperfeiçoar o processo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 130 f. 2021.

24. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.

25. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO ESTÁGIO PROBATÓRIO: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO NA PREFEITURA DE SÃO LUÍS (MA)

Autor
Elinete Machado dos Santos Anchieta
Orientador
Maria Cristina Drumond e Castro
Resumo
O caso de gestão analisa as fragilidades do processo de avaliação especial de desempenho dos profissionais do magistério na Prefeitura de São Luís, apresentando sugestões que possam contribuir para o seu fortalecimento. A questão de pesquisa ajudou a entender como as fragilidades do processo de avaliação especial de desempenho dos profissionais do magistério da Prefeitura de São Luís podem ser superadas, de forma a torná-la um instrumento mais eficiente para a gestão pública e para o desenvolvimento profissional dos professores. A metodologia adotada é estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão da literatura sobre o tema, análise documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários online e entrevista semiestruturada. As análises revelam relatos dos respondentes que demonstram as fragilidades do processo, aliados ao levantamento de dados iniciais, à teoria estudada e à análise documental, apontando para a necessidade de estratégias que são sugeridas no Plano de Ação Educacional. A partir dos resultados foram sugeridos: o aprimoramento dos instrumentos de avaliação e sua escala de classificação; a inclusão de indicadores mais específicos para a avaliação dos cargos de Professor de Docência e Professor de Suporte Pedagógico; a sensibilização dos avaliadores e avaliados sobre a importância da avaliação e do feedback; a realização de treinamentos para avaliadores e avaliados; a atualização dos documentos normativos que regulamentam e disciplinam o processo de avaliação especial de desempenho, alinhados às leis que regem o magistério público municipal de São Luís; a reestruturação da Comissão Central de Avaliação Especial de Desempenho; a criação do sistema informatizado de avaliação.
Palavras-chave
Avaliação de Desempenho. Gestão de Desempenho. Estágio Probatório. Gestão de Pessoas
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Anchieta, Elinete Machado dos Santos. Avaliação de desempenho no estágio probatório: uma análise sobre o processo de avaliação dos profissionais do magistério na Prefeitura de São Luís (MA). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 176 f. 2021.

26. AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DE ALTOS RENDIMENTOS: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS

Autor
Jarlenice Oliveira Lima
Orientador
Miriam Raquel Piazzi Machado
Resumo
Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso de gestão escolar, realizado na EEEP Marcondes Rodrigues, localizada na região do Vale do Jaguaribe, no interior do Ceará. Essa escola tem se destacado por seus excelentes resultados nas avaliações externas, apresentando-se como uma das melhores escolas da rede estadual de ensino do Ceará, e tomaremos como referência os resultados apontados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). No entanto, essa escola, considerada de sucesso, apresenta índices de reprovação interna elevados, principalmente em Matemática, uma das disciplinas que compõem as avaliações em larga escala. Mediante esse contexto que apresenta essa disparidade entre os resultados das avaliações externas e internas, o presente estudo consistiu em compreender, na perspectiva de professores e alunos, os fatores inerentes à Escola Estadual de Educação Profissional Marcondes Rodrigues (EP Marcondes) que potencializam os indicadores educacionais da escola, bem como buscar entender a disparidade entre os resultados externos e internos. Em um primeiro momento, realizou-se um estudo de caso visando descrever e analisar os resultados da EP Marcondes nas avaliações em larga escala nos últimos três anos, com atenção especial à disciplina de Matemática. Posteriormente, com vistas a analisar a percepção dos discentes e dos docentes da disciplina de Matemática acerca dos resultados apresentados nas avaliações externas e internas pela EP Marcondes, foram realizadas análises documentais e aplicados instrumentos como questionários e entrevistas, analisados sob à luz dos pressupostos teóricos de Miguel Arroyo, Phellipe Perrenoud, Luciana Limeira, Ubiratan D’Ambrósio, Paulo Freire, Maurice Tardif, Jussara Hoffmann e Cipriano Carlos Luckesi. Por fim, com um caráter propositivo, no Capítulo 4 apresenta-se o Plano de Ação Educacional (PAE), composto por estratégias de intervenção relacionados aos três eixos de estudo desta pesquisa: currículo, prática docente e avaliação. O PAE foi proposto de forma a repensar a avaliação como instrumento de aproximação entre o desempenho do aluno e as práticas docentes.
Palavras-chave
Avaliação educacional. Prática docente. Ensino de Matemática.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Lima, Jarlenice Oliveira. Avaliação de Matemática em uma escola de altos rendimentos: a perspectiva dos professores e dos alunos. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 168 f. 2021.

27. CAMINHOS PARA PROPOR APRIMORAMENTOS NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DO CEARÁ: UM NOVO OLHAR PARA A ESCOLA SEMENTE DA LIBERDADE

Autor
Maria Elycristina Gomes Alves
Orientador
Laura Silveira Botelho
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão utilizou como objeto de estudo as práticas de leitura e escrita de uma escola de ensino médio regular no estado do Ceará. Apresentamos, mediante análise qualitativa, os problemas na consolidação e construção dos processos de leitura e escrita da escola. A partir do mapeamento inicial de dados e ações pedagógicas realizadas, percebeu-se a necessidade de reestruturação das práticas de competências leitoras lá executadas. Levantou-se, então, a questão norteadora: quais ações pedagógicas podem ser desenvolvidas pela Escola de Ensino Médio Semente da Liberdade na melhoria das práticas de leitura e escrita de seus alunos? Para responder esta pergunta, traçamos o objetivo geral da pesquisa: identificar e compreender as principais dificuldades nas práticas de leitura e escrita que ocorrem na instituição sob a perspectiva dos Novos Estudos dos Letramentos (NEL). Derivados desta proposição, planejamos como objetivos específicos: i) descrever as dificuldades dos alunos do ensino médio, em leitura e escrita, a partir da interpretação dos dados apresentados nas avaliações externas; ii) analisar as práticas de leitura e escrita implantadas ou não na escola e seu impacto no desenvolvimento do aluno; iii) propor um plano de ação que busque melhorias nas práticas de leitura e escrita existentes e contemple metodologias e ferramentas pedagógicas diversificadas a serem utilizadas na promoção de uma educação efetiva e de qualidade na instituição. Os dados encontrados na fase inicial da pesquisa confirmaram dificuldades em práticas de leitura e escrita na escola e geraram uma busca pela compreensão de aspectos pedagógicos da instituição ligados às habilidades discursivas. Visto que os processos de leitura e interpretação são fundamentais na vida estudantil, e defasagens nesses campos acarretam prejuízos nas demais áreas educacionais, inclusive socialmente, este trabalho foi direcionado a encontrar suas causas. Utilizou-se como instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas com as professoras de português e coordenadoras, e grupo focal com alunos da 3ª série do ensino médio, na qual todos os participantes eram membros da escola em estudo. Para análise dos dados gerados, recorremos, como aporte teórico, a autores alinhados aos preceitos dos Novos Estudos dos Letramentos como Street (2012, 2014), Rojo (2009, 2012), Kleiman (1995, 2005) e Soares (2009). Identificamos um foco exacerbado nas avaliações externas e suas matrizes de referências, que repercutiram nas ações pedagógicas da escola. Verificamos, ainda, um distanciamento entre concepções de professores e alunos sobre os processos de leitura existentes na instituição. Discutimos estes resultados em três eixos de análise: i) letramentos múltiplos: eventos e práticas de letramentos na EEM Semente da Liberdade; ii) multiletramentos: aplicação de tecnologias diversas em sala; iii) práticas de leitura e escrita. Recomendamos, através de sugestões de práticas baseadas nas teorias dos letramentos: implantação de ciclo formativos com professores, ampliação de dois projetos já existentes na escola, propor um debate sobre reestruturação curricular por meio de eletivas e fortalecimento de práticas de leitura.
Palavras-chave
leitura e escrita; práticas de letramentos; ensino médio.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Alves, Maria Elycristina Gomes. Caminhos para propor aprimoramentos nas práticas de leitura e escrita em uma escola de ensino médio do interior do Ceará: um novo olhar para a Escola Semente da Liberdade. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 190 f. 2021.

28. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autor
Ilhiane Rossy de Aquino Carvalho
Orientador
Alesandra Maia Lima Alves
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute a temática da política de formação continuada proposta pela rede pública municipal de educação de Teresina (Semec), visando analisar as contribuições da formação de professores na prática pedagógica do professor de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental pela percepção desses sujeitos. Como aporte teórico, utilizou-se principalmente Nóvoa (1992, 2009, 2017); Contreras (2002), Tardif e Lessard (2005), Tardif (2002), Gatti, Barreto, Siqueira e André (2019), Franco (2018) os quais discutem formação continuada; e Gatti (2007), Bonamino e Sousa (2012), Fontanive (2013), Alavarse, Bravo e Machado (2013), Machado e Alavarse (2014) e Cabrito (2009), que debatem o papel da avaliação externa. O objetivo geral definido para este estudo foi analisar as contribuições da formação continuada, proposta pela rede pública municipal de Teresina, na prática pedagógica do professor de Matemática dos anos iniciais. Os objetivos específicos que nortearam essa pesquisa foram: (i) descrever o processo de elaboração e implementação das ações de formação continuada dos professores de Matemática dos anos iniciais promovida pela Semec, (ii) analisar o processo de formação continuada dos professores de Matemática e (iii) propor ações a serem implementadas pela equipe de formadores da Semec que participam ativamente da implementação desta política, a fim de possibilitar mudanças na prática pedagógica do professor. O estudo utilizou como metodologia a pesquisa qualitativa e, como instrumentos, questionários com perguntas fechadas para professores cursistas, além de entrevistas com professores cursistas e professores formadores. Constatou-se, por meio das análises dos dados coletados pelos instrumentais, que a formação continuada está alheia às necessidades individuais dos professores e baseia-se num modelo de racionalidade técnica, tendo como foco principal o currículo e as matrizes das avaliações externas dos alunos. A partir dos dados levantados foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) cujo objetivo é aperfeiçoar as formações de professores oferecidas aos docentes da rede pública municipal de Teresina a fim de contribuir com sua prática pedagógica e com sua autonomia docente.
Palavras-chave
Formação continuada. Professores de Matemática. Anos iniciais.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Carvalho, Ilhiane Rossy de Aquino. Concepções de professores acerca da formação continuada: desafios e possibilidades. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 172 f. 2021.

29. DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS REALIZADAS NA ESCOLA ESTADUAL PADRE SIMIM

Autor
Bruno Brandão Machado
Orientador
Miriam Raquel Piazzi Machado
Resumo
A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional (PPGP) em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo deste estudo é investigar os fatores relacionados ao baixo desempenho da escola Estadual Padre Simim, situada no município de Acaiaca – MG, nas avaliações externas, bem como analisar os principais desafios do Ensino Médio no âmbito nacional, estadual e nas especificidades do contexto dessa instituição. Pretende-se estabelecer uma relação entre os desafios desse nível de ensino e como eles impactam no processo ensino-aprendizagem. Além disso, propõe-se um plano de ação com o intuito de minimizar os problemas detectados. Para tanto, o estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e na realização de pesquisa de campo por meio de entrevista estruturada com a equipe gestora da escola e realização de grupos focais com alunos, professores e ex-professores dessa instituição de ensino. A análise dos dados coletados foi realizada com base nos autores: Flick (2004), Gil (2007), Bonamino e Sousa (2012), Costa (2019), Tartuce et al. (2018), Tomazetti e Schlickmann (2016), Canguçu e Romero (2014), Melo e Morais (2019), Melo e Leonardo (2019), entre outros. Frente aos desafios discutidos ao longo do texto, foi proposto um Plano de Ação Educacional com as propostas de intervenção a serem aplicadas pela gestão escolar com o objetivo de melhorar a aprendizagem. Esse plano apresenta quatro eixos de ações principais: estreitamento das relações entre as famílias e a escola; criação de canais de escuta e comunicação com os estudantes; criação de um plano de convivência e incentivo ao protagonismo juvenil; e criação de um canal de escuta e discussão sobre as avaliações externas.
Palavras-chave
Ensino médio. Avaliação externa. Baixo desempenho. Aprendizagem.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Machado, Bruno Brandão. Desafios do Ensino Médio no contexto das avaliações externas realizadas na Escola Estadual Padre Simim. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 171 f. 2021.

30. DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DO SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO LUÍS – SIMAE: POSSIBILIDADES PARA O SEU APRIMORAMENTO

Autor
Ana Karolina Moniz Salomão
Orientador
Marcelo Tadeu Baumann Burgos
Resumo
O presente estudo de caso foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O foco da investigação é o processo de divulgação e apropriação dos resultados da avaliação externa da Rede pública escolar do município de São Luís do Maranhão, tendo como questionamento basilar: como aprimorar o processo de divulgação e apropriação pedagógicas dos resultados do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (SIMAE) de modo a viabilizar o planejamento de ações e políticas públicas para melhoria do desempenho? O principal objetivo da pesquisa é investigar e analisar o processo de divulgação do SIMAE e dos seus resultados, de forma a possibilitar a apropriação pedagógica, acrescido de outros objetivos, os específicos: analisar o SIMAE, tendo como referência o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação Educacional de Teresina (SAETHE); analisar como a divulgação dos resultados pode contribuir para uma apropriação pedagógica a partir das potencialidades e fragilidades apontadas pelos sujeitos da pesquisa; e, por fim, propor estratégias de divulgação e apropriação pedagógica dos resultados para os técnicos da Administração Central. Para tanto, a pesquisa de caráter qualitativo teve como unidades de análise o SIMAE e o SAETHE. A escolha de Teresina foi determinada pelas semelhanças socioeconômicas entre os municípios, por adotarem avaliações externas em cooperação técnica com a mesma entidade de assistência e pelo fato de Teresina apresentar nas avaliações educacionais nacionais resultados superiores aos de São Luís. Assim, o estudo aponta de forma comparativa os Sistemas de São Luís e Teresina. Para tanto, além de leituras documentais e bibliográficas foram realizadas entrevistas com os atores envolvidos (gestor da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, coordenadoras dos setores de avaliação e de formação de gestores, coordenadores pedagógicos e professores) dos respectivos municípios, analisando as características de processo decisório, coordenação, concentração e descentralização dos processos, fluxo, padrão e instrumentos de divulgação. Logo, considerando o referencial teórico de análise e as evidências, é proposto um Plano de Ação com estratégias de divulgação, para os técnicos da Administração Central da SEMED, que atenda às especificidades e ações dos diferentes setores da secretaria, visando ao aperfeiçoamento do processo de divulgação e à apropriação dos resultados do SIMAE, consolidando-o como valor social, organizacional e alavanca de transformação do desempenho dos estudantes da Rede pública de São Luís.
Palavras-chave
SIMAE. Divulgação dos resultados. Apropriação pedagógica. Qualidade da oferta educacional.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Salomão, Ana Karolina Moniz. Divulgação e apropriação das avaliações externas do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís - SIMAE: possibilidades para o seu aprimoramento. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 159 f. 2021.

31. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Autor
Nice Cleudes Borges Lopes
Orientador
Marcus Bessa de Menezes
Resumo
A presente pesquisa aborda a Educação Inclusiva e os Desafios da Relação entre a Escola e a Família no contexto da Rede Municipal de Ensino de São Luís, compreendendo os avanços da política de Educação Especial, na perspectiva de uma educação inclusiva, assim como seus desafios de implementação, com foco na relação da escola e a famílias dos estudantes com deficiência e com transtornos do espectro autista (TEA). As famílias dos referidos estudantes demandam por melhores condições para o atendimento educacional dos seus filhos inseridos no ensino comum das escolas da rede, assim como a escola demanda por maior aproximação da família na resolução das situações/problemas oriundos do processo de inclusão, o que requer novas práticas e aproximação entre as partes. Logo, questiona-se: quais estratégias podem ser desenvolvidas no sentido de contribuir para a melhoria da relação escola e família dos estudantes com deficiência e TEA matriculados nas escolas da rede de ensino de São Luís? Com base no exposto, o objetivo geral da pesquisa é compreender a relação entre escola e família dos estudantes com deficiência e com TEA matriculados no Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de São Luís. A metodologia aplicada ao estudo de caso é de abordagem qualitativa. Os instrumentos selecionados para a coleta das informações foram: a pesquisa documental, as entrevistas semiestruturadas direcionados aos gestores escolares de duas escolas da rede com quantitativo significativo de estudantes com deficiência e com TEA no ensino comum e em sala de recursos multifuncionais e familiares de estudantes com deficiência e com TEA matriculados nas referidas escolas de ensino fundamental; e questionários direcionados aos familiares para levantamento do perfil dos participantes, assim como de informações para análise dos eixos que contemplam o estudo. A partir dos dados obtidos e analisados, a pesquisa evidenciou que as escolas nutrem uma relação satisfatória com as famílias, entretanto, há a necessidade de intervenção no que diz respeito à aproximação dos professores dos anos finais com estas; necessidade da escola fomentar a participação das famílias nos espaços democráticos da escola e; mudanças quanto as práticas pedagógicas dos professores dos anos finais junto aos estudantes em pauta, assim como a necessidade de sensibilização da comunidade escolar sobre a inclusão educacional. Na perspectiva de minimizar esses desafios, o Plano de Atendimento Educacional (PAE) versa sobre o desenvolvimento de comunidades de aprendizagens para a implementação de uma educação inclusiva com a participação da comunidade escolar.
Palavras-chave
Educação Inclusiva. Família. Relação escola e família.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Lopes, Nice Cleudes Borges. Educação Inclusiva e os Desafios da Relação Entre a Escola e a Família: a experiência da Rede Municipal de São Luís. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 192 f. 2021.

32. ESCOLA E COMUNIDADE: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ANASTÁCIO ALVES BRAGA, ITAPIPOCA, CEARÁ

Autor
André Carlos Bezerra
Orientador
Rogéria Campos de Almeida Dutra
Resumo
A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Assume-se neste caso de gestão, o postulado de que a participação das famílias nas atividades da escola constitui-se indispensável para o fortalecimento das ações desenvolvidas por esta, bem como influenciar positivamente no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a parceria família e escola, em algumas instituições de ensino, ainda se encontra aquém do desejável. Considerando essa temática, este estudo parte da hipótese de que a baixa participação na escola está relacionada a fatores como à escassez de projetos desenvolvidos pelas instituições e que estimulem tal ação, a frágil condição socioeconômica dessas famílias, a utilização de mecanismos ineficazes de comunicação entre os segmentos e a necessidade de implementar ações que corroborem com a gestão democrática e participativa no cotidiano escolar. Diante dos fatos, propomos a seguinte questão norteadora para este caso: quais ações podem ser implementadas para fomentar a participação das famílias nas atividades da Escola de Ensino Fundamental e Médio Anastácio Alves Braga? Assim, o objetivo principal deste caso de gestão consiste em identificar e analisar os motivos da baixa participação das famílias nas ações da Escola de Ensino Fundamental e Médio Anastácio Alves Braga, com vistas a propor mudanças nesse cenário. E como objetivos específicos: a) descrever a participação do núcleo familiar nas ações e projetos da referida escola; a) analisar os fatores associados a essa participação exígua; e, a) propor ações que ampliem a participação de pais, responsáveis, aluna(o)s, professores e funcionários nas decisões e projetos desenvolvidos pela instituição. A fundamentação teórica toma como base os estudos de Lück (2018), Paro, (1996, 2008, 2016), Libâneo (1994, 1996) e Cury (1997), dentre outros. Para cumprir com os objetivos, adotou-se a metodologia de estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram do estudo gestores, docentes, pais e/ou responsáveis e aluna(o)s. As análises possibilitam perceber a necessidade da instituição assumir o papel de protagonismo para mudanças que promovam a integração, ofertando possibilidades para que a participação das famílias e suas interações com os demais membros da comunidade, possam contribuir no desenvolvimento cognitivo e social dos discentes.
Palavras-chave
Escola Pública. Gestão Democrática e Participativa. Família.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Bezerra, André Carlos. Escola e comunidade: um estudo sobre a participação das famílias na Escola de Ensino Fundamental e Médio Anastácio Alves Braga, Itapipoca, Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 140 f. 2021.

33. ESCOLA EM PRISÕES NO CEARÁ: OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE AVALIAÇÕES INTERNAS PARA AVANÇO DE ESCOLARIDADE

Autor
Derek de Souza Tavares
Orientador
Miriam Raquel Piazzi Machado
Resumo
A presente dissertação, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), propõe discutir os possíveis desafios encontrados no tocante à possibilidade de avanço de escolaridade dos alunos do Ensino Fundamental feito exclusivamente por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA PPL), e não pela escola, por meio da aplicação de avaliações internas, em conformidade com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Diante disso, surge o questionamento da pesquisa: Quais as consequências da progressão na escola EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider ser feita exclusivamente pelo ENCCEJA PPL? O objetivo geral dessa dissertação consiste em compreender os efeitos, na escola EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, de a progressão ocorrer exclusivamente via ENCCEJA PPL. Além disso, apresentam-se como objetivos específicos: descrever o contexto educacional da educação em prisões no Brasil e no Estado do Ceará, relacionando com a EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider no tocante ao processo avaliativo desde o surgimento do PPP; refletir sobre o processo da avaliação, levando em consideração o currículo e as práticas pedagógicas para verificar os possíveis motivos que impossibilitaram a aplicação das avaliações internas nos últimos anos; e, por fim, elaborar, com base nos resultados da pesquisa, um Plano de Ação Educacional que garanta a aplicação dessas avaliações dentro do calendário letivo escolar. Para desenvolver este trabalho, utilizou-se como referencial teórico: Onofre (2011), para falar da presença das escolas nos estabelecimentos penais e da sua relevância; Hoffman (1996) e Luckesi (2006), para falar do conceito de avaliação e de sua importância dentro do contexto escolar; Candau e Moreira (2007), que são fundamentais para compreendermos toda a questão curricular; e, por fim, Freire (1996), que nos aponta para os saberes essenciais acerca de refletir sobre a prática pedagógica. Como metodologia, a escolha se deu para o uso de entrevistas semiestruturadas com 2 coordenadores pedagógicos e com 5 professores dos anos iniciais (2º ao 5º ano) da escola Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. Os resultados da pesquisa expressaram a necessidade da implementação de um sistema avaliativo interno institucionalizado, de um currículo específico voltado para o público privado de liberdade e de formações continuadas voltadas para os professores que atuam com a educação em prisões. Dessa forma, esses resultados deram subsídios para a elaboração do plano de ação educacional, com foco nas intervenções acima descritas.
Palavras-chave
Avaliação; Educação em Prisões; Currículo; Práticas pedagógicas.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Tavares, Derek de Sousa. Escola em Prisões no Ceará: os desafios na implementação de avaliações internas para avanço de escolaridade. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 148 f. 2021.

34. ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DAS PRÁTICAS DO ENSINO: A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DO LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JORNALISTAS

Autor
Sandro José Lourenço Ferreira
Orientador
Antonio Ferreira Colchete Filho
Resumo
A presente dissertação tem como objeto de estudo o uso do laboratório em atividades práticas das disciplinas Telejornalismo e Laboratório de Telejornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM/UFJF) e a contribuição da atuação de equipe técnica – Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e funcionários terceirizados – para o processo de ensino-aprendizagem, focado na formação profissional. A pesquisa apresentou a seguinte questão norteadora: como aprimorar a atuação técnica no processo de ensino-aprendizagem no curso de Jornalismo da UFJF? O trabalho descreveu o que o currículo do curso propõe em relação à formação profissional, as atribuições dos técnicos envolvidos na realização de atividades práticas laboratoriais de ensino e os respectivos desafios ao desempenho do papel técnico no processo de ensino-aprendizagem, analisando as causas das principais dificuldades enfrentadas pela equipe técnica em atender satisfatoriamente às atividades no laboratório. A fundamentação teórica trouxe conceitos e discussões quanto a: currículo (teoria e prática), ensino, formação e profissão de Jornalismo; gestão e prática pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem; laboratório de telejornalismo e formação profissional; e atuação técnica e o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa de campo, de metodologia qualitativa, foi realizada a partir da aplicação de questionário a professores e alunos, além de entrevistas semiestruturadas com técnicos (TAEs e funcionário terceirizado). No Plano de Ação Educacional (PAE), foram sugeridas ações para se otimizarem a utilização e o funcionamento do espaço laboratorial e a respectiva atuação técnica, de modo a contribuir mais significativamente para a formação profissional dos graduandos, dentro das propostas curriculares do curso.
Palavras-chave
Currículo. Laboratório. Ensino-aprendizagem. Formação profissional. Jornalismo. Comunicação.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Ferreira, Sandro José Lourenço. Estratégias para ampliação das práticas do ensino: a importância pedagógica do laboratório de produção audiovisual na formação profissional de jornalistas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 155 f. 2021.

35. ESTUDO SOBRE O ABANDONO ESCOLAR NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COSME ALVES DE LIMA, EM JAGUARIBE, CEARÁ

Autor
Cosme Norberto Távora Neto
Orientador
Marcelo Câmara dos Santos
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso discutiu o abandono escolar no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Cosme Alves de Lima. A questão norteadora definida foi: quais fatores têm influenciado o abandono escolar no CEJA Cosme Alves de Lima? O objetivo geral definido foi: analisar os motivos do abandono escolar no CEJA Cosme Alves de Lima e propor ações minimizadoras. Os objetivos específicos foram: i) descrever as práticas pedagógicas e dados sobre o abandono escolar deste CEJA; ii) analisar os fatores que levam ao abandono escolar nessa instituição; e iii) propor ações de combate ao abandono escolar. Assumimos como hipótese que o abandono ocorre por fatores internos e externos à escola, ou seja, que fatores pessoais, familiares, escolares e sociais levam o aluno a abandonar os estudos. A metodologia consistiu em um estudo qualitativo. Pesquisas preliminares observaram documentos oficiais e outros fornecidos pela escola. As pesquisas foram realizadas virtualmente, através de entrevistas com professores e de questionários aplicados a alunos frequentes e a ex-alunos que abandonaram a escola em 2017 e 2018. Dentre os autores referenciados, destacam-se Azanha (2004), Gatti (2008, 2014), Gautério e Rodrigues (2013), Haddad (2007), Machado (2011), Barros (2017), Pereira e Brito (2016), Schmitz (2017) e Teixeira (2000). Como resultados da pesquisa, evidenciaram-se significativas interferências de fatores externos e dificuldade em compreender os conteúdos do livro didático bem como em resolver os exercícios, permitindo se concluir que as dificuldades cognitivas acumuladas durante a vida escolar são fatores determinantes. Como fatores relacionados à qualidade do ensino, foram apontados o insuficiente preparo e carência de docentes, as deficientes estruturas escolares, a falta de materiais didáticos, a fragilidade no acompanhamento e supervisão do trabalho pedagógico e o não cumprimento do tempo a ser destinado ao planejamento coletivo. Concluindo as análises, os recursos de 2017/18 evidenciaram que a escola foi contemplada com uma quadra e dinheiro para aparatos esportivos. No entanto, faltaram recursos para projetos pedagógicos.
Palavras-chave
Abandono escolar. Evasão escolar. Educação de Jovens e Adultos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Távora Neto, Cosme Norberto. Estudo sobre o abandono escolar no Centro de Educação de Jovens e Adultos Cosme Alves de Lima, em Jaguaribe, Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 160 f. 2021.

36. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS – MARANHÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autor
Silvana Reges Galvão Martins
Orientador
Lívia Fagundes Neves
Resumo
O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a Formação Continuada de professores alfabetizadores, com foco nos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), no recorte temporal de 2013 a 2016, mais especificamente no desenvolvimento das habilidades leitora e escritora dos estudantes do terceiro ano do Ciclo de Alfabetização. Mediante essas considerações, suscitou-se a situação-problema: de que maneira a formação continuada no Núcleo Coroadinho pode contribuir para a melhoria da prática docente, podendo incidir na aprendizagem da leitura e da escrita dos estudantes do 3º ano do ciclo de alfabetização? Como objetivo geral da pesquisa, busca-se compreender de que maneira podemos, por meio da formação continuada, contribuir com as práticas docentes voltadas para a alfabetização no Núcleo Coroadinho, da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís, tendo como expectativa que essa prática incida na melhoria da aprendizagem dos alunos. Esse objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: descrever a relação entre os resultados da ANA, a gestão de sala de aula dos professores alfabetizadores e o desenvolvimento da habilidade leitora e da escritora pelos estudantes do Ciclo de Alfabetização; analisar as práticas docentes alfabetizadoras e suas possíveis relações com o baixo nível de proficiência na leitura e na escrita dos estudantes do Ciclo de Alfabetização na Rede Pública Municipal de São Luís e propor um plano de ação, voltado para a formação continuada de professores, que visa potencializar e contribuir para alavancar os níveis de proficiência da leitura e da escrita no ciclo de alfabetização. A abordagem da pesquisa é qualitativa e o tipo é estudo de caso, com produção de dados através da realização de entrevistas semiestruturadas e questionário aplicado a vinte professores. A contextualização teórica sobre a formação continuada de professores contou com a contribuição de autores como Gatti (2008), Kleiman (2008), Leal (2015), Menegão (2016), Moraes (2005), Soares (2003, 2004, 2007, 2016), Soares, Tardif (2000) e Street (2003;2014). Conclui-se, a partir do estudo, que a formação continuada necessita de uma discussão mais aprofundada como instrumento de profissionalização, tendo a escola como local privilegiado para seu desenvolvimento. No Núcleo pesquisado, a formação continuada em serviço tem sua organização e elaboração centradas na figura do coordenador pedagógico. No entanto, as condições materiais, a concepção e a metodologia aplicada nas ações de formação continuada existentes têm tido uma repercussão pouco satisfatória no que tange ao desenvolvimento de uma prática pedagógica mais focada nas intervenções que potencializem as habilidades de leitura e escrita dos estudantes do Ciclo de Alfabetização. Para reverter esse quadro, se faz necessária a elaboração de um Plano de Atendimento Educacional (PAE), voltado para a formação continuada de professores alfabetizadores que integram o Núcleo Coroadinho.
Palavras-chave
Alfabetização. Letramento. Formação Continuada.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Martins, Silvana Reges Galvão. Formação continuada de professores alfabetizadores na rede pública municipal de São Luís – Maranhão: desafios e perspectivas para alfabetização e letramento. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 120 f. 2021.

37. GESTÃO DE RISCOS EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA: ESTUDO EM QUATRO LABORATÓRIOS NO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Autor
Raquel Estefany Brugger Glanzmann
Orientador
Frederico Braida Rodrigues de Paula
Resumo
A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como objetivo sistematizar quais são os desafios enfrentados no gerenciamento de riscos presentes nos laboratórios de ensino de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora que possam subsidiar um plano de gestão de riscos. Laboratórios de ensino de Química aliam teoria e prática, sendo necessários para a aprendizagem de técnicas e da prática em química, porém esses espaços apresentam alguns riscos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para além da pesquisa bibliográfica, foi desenvolvida uma pesquisa documental, tendo como fonte de dados as atas de reunião do Departamento de Química, documentos da UFJF e do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e a legislação vigente. Realizaram-se visitas in loco com intuito de verificação de dados através de registros fotográficos. Com a finalidade de levantar os riscos apresentados nesses locais, além de identificar os desafios presentes no seu gerenciamento, foram realizadas entrevistas com técnicos- administrativos em educação lotados nesses laboratórios, professores de Química e gestores desses espaços e aplicado questionário aos discentes. Constatou-se, a partir da pesquisa documental, das entrevistas e dos questionários respondidos, a falta de cultura de segurança, o que contribui para situações não ideais e para menor percepção de risco nos espaços. Por fim, apresenta-se um Plano de Ação Educacional (PAE), composto de cinco ações voltadas para manutenção do espaço, prevenção e reconhecimento dos riscos, que conformará uma proposta de plano de gestão de riscos para os laboratórios.
Palavras-chave
Gestão de riscos. Laboratórios de ensino de Química. Normas de Segurança.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Glanzmann, Raquel Estefany Brugger. Gestão de riscos em laboratórios de Química: estudo em quatro laboratórios no Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 175 f. 2021.

38. GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADA À GESTÃO DE PROJETOS: SISPRO – O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DO CAED

Autor
Yan Andrey Garcia Guimarães Bressan
Orientador
Liamara Scortegagna
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), discute as necessidades apresentadas pelos usuários do SisPro, sistema próprio para planejamento, documentação e monitoramento da execução dos projetos do CAEd/UFJF, para que se estabeleçam propostas de ações capazes de alcançar o objetivo de melhorar o índice de programação das atividades necessárias para que esse sistema se torne instrumento de referência no auxílio do gerenciamento de projetos dessa organização. Para sustentar e embasar tais ações, o referencial teórico traz os principais conceitos necessários para a compreensão dos temas que compõem a base pela qual se sustenta o SisPro: gerenciamento de projetos, gestão do conhecimento e usabilidade de sistemas, sendo esses três pilares os principais parâmetros para construção dos eixos da pesquisa com abordagem qualitativa aplicada para obtenção dos dados que, após analisados, nos direcionam na construção das propostas que atendam ao objetivo deste estudo.
Palavras-chave
CAEd. Gerenciamento de Projetos. Gestão do Conhecimento. Usabilidade.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Bressan, Yan Andrey Garcia Guimarães. Gestão do conhecimento aplicada à gestão de projetos: SisPro - o sistema de gerenciamento de projetos do CAEd. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 111 f. 2021.

39. GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: DESAFIOS PARA O DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS

Autor
Célia Regina Alves Dias dos Santos
Orientador
Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim
Resumo
O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e vinculado à Faculdade de Educação da mencionada instituição superior, nasce a partir da análise da série histórica do desempenho obtido pela Unidade de Educação Básica Cidade Olímpica, escola da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís, no Estado do Maranhão, ao longo da participação da instituição nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB ). Entre os anos de 2005 a 2017 foi constatada uma série de variações nos dados de desempenho da instituição escolar. Assim, a partir de levantamento de dados contextuais da referida escola, foi possível perceber alguns indicadores das avaliações do SAEB e dados contextuais que podem justificar as variações apresentadas, dentre estes: o índice de violência no bairro; o registro de casos de violência ocorridos no interior da escola; os problemas de infraestrutura do prédio escolar; a rotatividade de gestores da escola e a falta de recursos financeiros. Assim, buscou-se uma análise documental, no intuito de construir um referencial teórico e bibliográfico no qual analisassem-se as interferências dos referidos fatores, no desempenho dos estudantes. Com base na compreensão do significado dos dados, realizou-se uma pesquisa de base comparativa, sobre a realidade de instituições escolares que tiveram seus projetos estruturados no combate à violência e às demais situações que possam ser visualizadas e, por fim, são apresentados os resultados e proposições para a escola lócus da pesquisa, com o objetivo de melhorar o desempenho nas avaliações em larga escala a partir da compreensão dos dados contextuais da instituição.
Palavras-chave
Avaliação em Larga Escala. SAEB. Gestão de Resultados Educacionais. Desempenho escolar. Fatores Contextuais de violência.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Santos, Célia Regina Alves Dias dos. Gestão Escolar e Avaliação em Larga Escala: desafios para o desempenho de estudantes em uma escola da rede municipal de ensino de São Luís. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 156 f. 2021.

40. GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL/UFJF: SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS NO CURSO

Autor
Lázaro Lopes Jeronymo
Orientador
Márcia Cristina da Silva Machado
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O trabalho se propôs a discutir a implantação das ações extensionistas no curso de Engenharia Civil da UFJF, conforme as novas exigências do Ministério da Educação (MEC). As ações de extensão na referida Universidade são regulamentadas pela Pró-Reitoria de Extensão, visando promover atividades que aproximam universidade e sociedade. O MEC tornou obrigatória a participação dos alunos de graduação em ações extensionistas, estabelecendo um percentual mínimo a ser cumprido. Diante do panorama da extensão na Faculdade de Engenharia e no curso de Engenharia Civil da UFJF, verificou-se que uma significativa carga horária adicional precisa ser cumprida até dezembro de 2022 para atender à regulamentação colocada. Verificou-se também que os laboratórios, que já apoiaram o desenvolvimento de ações extensionistas na Faculdade de Engenharia, não serão capazes de absorver toda essa demanda. Assim, tal exigência representa grande desafio para o curso de Engenharia Civil, que precisa se organizar para atender às novas demandas extensionistas. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é analisar a melhor forma de implementar a gestão estratégica e integrada da extensão no curso de Engenharia Civil da UFJF. Os objetivos específicos são: (1) descrever o curso de Engenharia Civil e a condução das atividades de extensão; (2) analisar como atender às demandas obrigatórias de extensão no curso de Engenharia Civil, por meio da implementação de um processo de gestão; e (3) propor sugestões para implantação de um processo de gestão estratégica e integrada das ações de extensão. Para atingir estes objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, aplicando-se questionários a coordenadores de programas e projetos de extensão da Faculdade de Engenharia da UFJF e a membros de coordenações de cursos de Engenharia Civil em universidades federais do Sudeste e Sul brasileiro; e também realizando-se entrevistas com a Pró-Reitora de Extensão da UFJF, um ex-coordenador do curso de Engenharia Civil da UFJF, um membro do NDE do curso e a coordenadora de Extensão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Diante dos resultados, foi observado que nos cursos de Engenharia Civil das universidades pesquisadas não houve convergência sobre o que é extensão. Nestes cursos, identificaram-se dificuldades com relação à implementação da curricularização da extensão e à gestão da carga horária dos cursos, pouco envolvimento e, por vezes, resistência dos docentes com relação a atividades extensionistas. Ao final, um Plano de Ação Educacional foi desenvolvido, contendo cinco ações propositivas: criação de comissão permanente de extensão para o curso de Engenharia Civil, realização de eventos internos de extensão, criação da cultura extensionista, orientação do trabalho docente conforme o modelo Plano Individual de PIT/RIT e realização de pesquisa com alunos e empresas que possuem estagiários. Espera-se que tais ações possam contribuir para o enfrentamento dos dificultadores encontrados e ajudar o curso de Engenharia Civil da UFJF a gerir estrategicamente as ações extensionistas, bem como inserir tais atividades no curso.
Palavras-chave
Curricularização da extensão. Extensão. Universidade. Engenharia Civil.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Jeronymo, Lázaro Lopes. Gestão estratégica das atividades de extensão no curso de Engenharia Civil/UFJF: sugestões para a implantação das ações extensionistas no curso. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 234 f. 2021.

41. INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA NA UFJF: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA GLOBAL JULY

Autor
Camila Marques de Carvalho
Orientador
Marcus Vinicius David
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado se originou da constatação da disparidade mensurada entre o número de inscrições e os comparecimentos registrados no evento anual da Universidade Federal de Juiz de Fora, denominado Global July Program (GJP). O objetivo geral do estudo foi analisar à luz da base teórica, como o nível de attendance, ou seja, a relação entre a quantidade de inscrições e os comparecimentos registrados no GJP, pode ser incrementado, a partir da constatação de que se trata de um evento estratégico para a UFJF. Como objetivos específicos, buscou-se descrever sistematizadamente o Programa Global July quanto ao seu conceito, objetivos, finalidades, estratégias e desafios no contexto do Plano de Internacionalização da UFJF; identificar as razões pelas quais os inscritos no evento não compareceram efetivamente ao Global July, segundo os próprios inscritos; esclarecer as expectativas e metas relativas ao Global July, segundo seus gestores; e propor um plano de ação que contribua para o incremento do attendance no evento. Para o desenvolvimento da dissertação foi realizada uma base teórica abrangendo as teorias de Knight (1994, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2012), De Wit (2009, 2011, 2013a, 2013b), De Wit e Hunter (2015), Beelen (2007, 2011, 2018), Beelen e Jones (2015) entre outros estudiosos na área de internacionalização da Educação Superior, bem como os estudos de Kay, Wong e Polosky (2009) e Charlton et al. (2010) sobre a participação e não participação em eventos. O percurso metodológico seguido fundamentou-se numa análise qualitativa dos dados, num estudo de caso, com pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Como instrumentos para o desenvolvimento da pesquisa e para a coleta de dados foram aplicados questionários eletrônicos para os indivíduos que se inscreveram e, no entanto, não participaram do GJP, além da realização de entrevistas semiestruturadas com os atores responsáveis pela criação e gestão/logística do evento, caracterizados pelas figuras presentes na Diretoria e Gerência do setor de Relações Internacionais da UFJF. Com a pesquisa, foi possível verificar que cinco das nove barreiras para o não comparecimento exploradas no referencial teórico – as relativas ao “Custo”, “Tempo e Duração”, “Interesse Pessoal”, “Informação” e “Proficiência Linguística” – apresentaram-se como as principais razões para o não comparecimento dos inscritos. Para superar essas barreiras, elaborou-se um Plano de Ação Educacional no qual foram propostos quatro eixos de ação, tendo como foco as cinco barreiras identificadas como mais relevantes pelos participantes da pesquisa. As propostas contidas nesse plano de ação não estão prontas e encerradas em si, porém são sugestões consideradas exequíveis e que, diante de todo o estudo realizado, espera-se que possam contribuir para o incremento do número de comparecimentos no GJP.
Palavras-chave
internacionalização em casa; gestão de eventos universitários; attendance; plano de ação educacional
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Carvalho, Camila Marques de. Internacionalização em Casa na UFJF: um estudo sobre o Programa Global July. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 182 f. 2021.

42. LIMITES E POSSIBILIDADES NA ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NO CIRCUITO DE GESTÃO DO PROGRAMA JOVEM DE FUTURO: ESTUDO DE CASO DE UMA REGIONAL DO ESTADO DO CEARÁ

Autor
Fabrício Ferraz de Araújo
Orientador
Edna Rezende Silveira Alcântara
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este estudo foi norteado pela seguinte questão de pesquisa: quais são os limites e as possibilidades da Superintendência Escolar na atuação de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG) do Programa Jovem de Futuro? Nesse sentido, o objetivo geral definido para este estudo de caso foi: analisar os limites e as possibilidades da Superintendência Escolar na implementação do Circuito de Gestão na 20ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 20). A metodologia utilizada se constitui como uma pesquisa qualitativa, em que se utilizou como método o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram usados análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de questionários e entrevistas. Os questionários foram aplicados aos gestores das 20 escolas da CREDE 20 que atuaram durante o processo de implementação do Circuito de Gestão. Além dos questionários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro superintendentes que atuaram como ACG no período de implementação do método na regional. As análises empreendidas evidenciaram que as equipes gestoras reconhecem a importância da atuação da Superintendência Escolar, principalmente no que diz respeito à consultoria prestada aos gestores na construção de diagnósticos sobre a realidade escolar e na elaboração do plano de ação da escola. Todavia, foram percebidas algumas fragilidades na atuação da Superintendência enquanto profissional de ACG – apontando para a necessidade de melhorar o processo formativo e proporcionar uma contribuição mais efetiva na fase de execução do plano, bem como a importância de promover uma maior aproximação do superintendente ao cotidiano da escola – que requerem o desenvolvimento de estratégias com fins de potencializar as ações deste profissional e aumentar os impactos positivos que ele pode assegurar no âmbito da gestão escolar. Com base nesses resultados de pesquisa, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) contendo três ações. As duas primeiras relacionam-se ao aspecto formativo da Superintendência Escolar, com a elaboração de um curso autoinstrucional e o desenvolvimento de um grupo de estudos no formato de uma Comunidade de Prática (CdP). A terceira ação é uma proposta de imersão dos superintendentes no cotidiano da gestão de uma escola. O plano tem o intuito de auxiliar a Superintendência Escolar na atuação dos gestores escolares.
Palavras-chave
superintendência escolar; circuito de gestão; Programa Jovem de Futuro; consultoria educacional; liderança.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Araújo, Fabrício Ferraz de. Limites e possibilidades na atuação da Superintendência Escolar no Circuito de Gestão do Programa Jovem de Futuro: estudo de caso de uma regional do estado do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 171 f. 2021.

43. O ABSENTEÍSMO DOCENTE NA ESCOLA CAIC SENADOR CARLOS JEREISSATI- MARANGUAPE/CE

Autor
Fabrício Mota de Andrade
Orientador
Victor Cláudio Paradela Ferreira
Resumo
Uma das principais questões referentes à qualidade do ensino diz respeito ao absenteísmo docente que representa a falta ou ausência do professor ao seu local de trabalho. Partindo desse pressuposto e diante da identificação de um elevado índice absenteísmo de professores na escola analisada, o CAIC Senador Carlos Jereissati, esta dissertação adotou, como objetivo central, propor medidas que contribuam com a minimização das causas e dos efeitos desse problema. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória e qualitativa. Foi adotada a premissa de que a Gestão Escolar pode contribuir com a criação de medidas de minimização das causas e dos efeitos do absenteísmo docente, por meio de atividades que possam funcionar como estratégias pedagógicas e motivacionais a professores e estudantes. A partir de uma revisão da literatura especializada, de entrevistas com gestores da escola e da aplicação de questionários em docentes e alunos, verificou-se que medidas como o fortalecimento e a ampliação das práticas de gestão estratégica e participativa, a melhora do clima escolar e a sistematização de atividades de proteção do tempo pedagógico podem ser adotadas visando o alcance do objetivo proposto.
Palavras-chave
Gestão educacional. Absenteísmo docente. Proteção do tempo pedagógico.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Andrade, Fabrício Mota de. O absenteísmo docente na Escola Caic Senador Carlos Jereissati- Maranguape/Ce. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 162 f. 2021.

44. O DESAFIO DA TRANSIÇÃO DAS TURMAS DE 5º ANO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS PIMENTA DE FIGUEIREDO

Autor
César Emanuel Sampaio Damas
Orientador
Lívia Fagundes Neves
Resumo
Este trabalho é desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa apresenta o caso de gestão que discute o desafio de transição de turmas de 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o 6° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo (EEDPF), situada na cidade de Capelinha – MG, que apresenta variação do rendimento entre essas duas etapas. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma vem ocorrendo a transição dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental nessa instituição de ensino entre os anos de 2015 a 2019. São objetivos específicos desta pesquisa: (i) descrever o processo de transição de turmas de 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o 6° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental na EEDPF; (ii) analisar os resultados de avaliações e as especificidades pedagógicas do 5° e do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que vise colaborar para a transição do 5° para o 6° ano do Ensino Fundamental da instituição, de forma a possibilitar o bom desempenho e a aprendizagem dos alunos. Para a discussão teórica, trazemos autores como Gatti (2003), Hoffmann (2000, 2013), Luckesi (2000, 2005), entre outros. Para a obtenção dos dados, utilizamos, como metodologia, a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com as especialistas em educação (supervisoras) e questionários com professores dos Anos Iniciais e Finais e com alunos que fizeram a transição dessas etapas na escola. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de a gestão escolar articular ações com os diversos segmentos da comunidade escolar para a implementação de uma proposta curricular integrada capaz de atender às especificidades e ao tempo de cada aluno. De posse dessas análises, construiu-se um PAE cujas ações foram propostas a partir da necessidade de promover uma melhor organização e acompanhamento entre os segmentos Anos Iniciais e Anos Finais, a fim de minimizar a queda de resultados dos alunos; promover uma maior apropriação e integração curricular na instituição; proporcionar uma reflexão e trocas de experiências na busca da integração curricular; integrar a comunidade escolar por meio de momentos, como rodas de conversas; motivar o protagonismo dos alunos através das lideranças de turmas; e sensibilizar os estudantes para a construção de seus projetos de vida.
Palavras-chave
Ensino Fundamental. Transição de segmentos. Currículo. Avaliação.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Damas, César Emanuel Sampaio. O desafio da transição das turmas de 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: o caso da Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 187 f. 2021.

45. O DIRETOR ESCOLAR E A GESTÃO FINANCEIRA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA SRE SETE LAGOAS

Autor
Erika Fernanda Pereira da Silva
Orientador
Rita de Cássia Oliveira
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública oferecido pelo Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este trabalho aborda os desafios na gestão dos recursos que chegam à Caixa Escolar dos Diretores de escolas estaduais de Sete Lagoas, em Minas Gerais. A pesquisa realizada se orientou pelo objetivo geral de investigar e analisar os desafios encontrados pelos Gestores Escolares na execução dos recursos financeiros repassados às Caixas Escolares e propor um Plano de Ação Educacional para o enfrentamento das dificuldades identificadas ao longo deste estudo. Organizamos o trabalho para alcançar o objetivo geral a partir dos seguintes objetivos específicos: a) descrever os recursos financeiros repassados às escolas públicas da rede estadual mineira pelo FNDE e pela SEE/MG; b) analisar os desafios enfrentados por quatro gestores de escolas estaduais de Sete Lagoas e c) propor um Plano de Ação Educacional apontando para a melhoria da gestão escolar na dimensão pesquisada. Para isso, foi realizada revisão de literatura sobre gestão financeira, atribuições e formação de gestores, entre outras metodologias. Procedemos à análise de dados coletados por meio de questionário online respondido pelos gestores das Caixas Escolares analisadas. Na pesquisa de campo encontramos aspectos pertinentes às dificuldades dos Gestores Escolares quanto à gestão das verbas que chegam à escola por meio da Caixa Escolar. A análise dos dados aponta para as possibilidades de empreenderem-se formações que visem especificamente sanar essas dificuldades e tratar outros problemas encontrados nesta área da Gestão Escolar. Por isto, formulamos a proposição de uma estratégia que pode ser adotada no âmbito da Superintendência Regional de Ensino, estratégia essa que reside na promoção de formação voltada para a gestão dos recursos financeiros da escola. Há expectativas de que esta proposição possa contribuir com a gestão da escola pública.
Palavras-chave
Descentralização dos recursos financeiros para a educação pública; Caixa Escolar; gestão financeira na escola; Prestação de contas.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Erika Fernanda Pereira da. O Diretor Escolar e a gestão financeira em escolas de educação básica: o caso da SRE Sete Lagoas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 183 f. 2021.

46. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO LUÍS POR MEIO DAS PERCEPÇÕES DOS GESTORES ESCOLARES

Autor
Débora Corrêa Souza Fortaleza
Orientador
Rita de Cassia Reis
Resumo
Este estudo analisa as possíveis influências da atuação dos gestores escolares no processo de apropriação dos resultados do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís (Simae) nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Luís. O Simae toma parte da Política de Educação “Educar Mais: Juntos no Direito de Aprender”, uma macropolítica instituída pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís/MA que abarca, entre outros aspectos, a avaliação educacional. Assim, baseamo-nos nos estudos da literatura acadêmica sobre os sistemas municipais de avaliação da Educação Básica e o papel que os gestores escolares têm na estrutura organizacional das redes de ensino. Nosso objetivo principal consiste em analisar o processo de apropriação dos resultados do Simae nas escolas a partir das percepções dos gestores no processo de sensibilização e mobilização das equipes escolares e na criação de uma cultura de avaliação nas escolas em que atuam. A metodologia da pesquisa foi estruturada a partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e análise empírica com aplicação de questionários aos gestores escolares da rede municipal. As análises indicaram que, mesmo sendo realizadas ações formativas voltadas à divulgação dos resultados do Simae às escolas, identificou-se a ausência de um sistema de acompanhamento e monitoramento sistêmico pela Rede de Ensino, o que pode comprometer a melhoria do trabalho escolar e a elevação dos indicadores educacionais da Rede. Desta forma, elaboramos um Plano de Ação Educacional que propõe a implementação do Programa de Melhoria do Trabalho Escolar (Promete) que visa à melhoria contínua do desempenho das escolas por meio da efetivação de um trabalho sistematizado com os dados e indicadores educacionais, especialmente em relação ao Simae. Portanto, os estudos sobre o Simae, enquanto sistema de avaliação externa pioneiro no estado do Maranhão, visam contribuir para o debate sobre os sistemas municipais de avaliação no Brasil, uma vez que as inciativas no âmbito municipal ainda estão em desenvolvimento no país.
Palavras-chave
Simae. Gestão escolar. Avaliação externa.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Fortaleza, Débora Corrêa Souza. O processo de apropriação dos resultados do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís por meio das percepções dos gestores escolares. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 235 f. 2021.

47. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DA ZONA DA MATA MINEIRA

Autor
Eduardo Antônio Rotatori Pereira
Orientador
Denise Rangel Miranda
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O presente caso de gestão discute o processo de Avaliação de Desempenho Individual (ADI) dos servidores de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira, bem como analisa como os critérios da avaliação são abordados pela Comissão de Avaliação de Desempenho da escola e qual a percepção dos servidores acerca do processo avaliativo. Para a abordagem do problema de pesquisa descrito neste caso de gestão, foi proposta uma análise sobre a percepção dos servidores da escola alvo da pesquisa acerca do processo de ADI. Assumimos como hipótese que a avaliação de desempenho causa certo desconforto aos servidores avaliados por um possível desconhecimento do processo. Sendo assim, percebe-se que existe uma predisposição a ocorrer o que se conhece como disfunções de avaliação de desempenho (PONTES, 2005), o que não leva a uma melhoria efetiva na atuação profissional do docente. Os objetivos definidos para este estudo são (i) identificar as dificuldades da escola em conduzir o processo de avaliação de desempenho e (ii) propor estratégias de melhoria na utilização do recurso de avaliação de desempenho. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa, e como instrumentos foram utilizados um questionário que visava traçar a visão dos servidores acerca do processo de avaliação de desempenho e entrevista com Grupo Focal entre os membros da Comissão de Avaliação de Desempenho para o melhor entendimento do processo aplicado na unidade de ensino em questão. Neste sentido, foi proposta a criação de uma capacitação aos servidores da unidade de ensino sobre as etapas do processo de ADI e a montagem de um cronograma de ação para que todas as etapas do processo sejam cumpridas de maneira eficaz ao desempenho dos profissionais.
Palavras-chave
Avaliação de Desempenho. Avaliação Docente. Responsabilização.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Pereira, Eduardo Antônio Rotatori. O processo de avaliação de desempenho dos profissionais de educação em uma escola da Zona da Mata Mineira. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 134 f. 2021.

48. O USO DO SISTEMA MOBICORRETOR COMO PRERROGATIVA BASILAR PARA A GESTÃO DE RESULTADOS

Autor
Eusilene da Rocha Ferreira
Orientador
Denise Rangel Miranda
Resumo
O estudo ora apresentado é desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Teve-se como questão norteadora a seguinte arguição: De que forma a equipe gestora utiliza os resultados das avaliações da Prova Teresina gerados pelo Sistema MobiCorretor para (re)formular as ações pedagógicas? Ancorada pelas evidências de resultados de baixa proficiência e pela falta de evidências do uso dos dados das avaliações da Prova Teresina na escola e tendo por hipótese que a reunião de esforços da equipe gestora pode gerar ações de forma a subsidiar o planejamento pedagógico e se concretizar na aprendizagem dos alunos, aponta-se como objetivo geral: Compreender como a equipe gestora utiliza os resultados das avaliações da Prova Teresina gerados pelo Sistema MobiCorretor para (re)formular as ações pedagógicas. Ademais, como objetivos específicos, para sistematizar o estudo: Descrever os sistemas de avaliação e os sistemas de informação na Rede Pública Municipal de Teresina; Analisar como a equipe gestora utiliza os resultados da Prova Teresina, disponíveis no Sistema MobiCorretor, como evidências para a tomada de decisões que possam impactar no desempenho dos alunos; Propor com base no modelo Data Wise o desenvolvimento de uma cultura de análise de dados no chão da escola. O percurso metodológico propôs pesquisa qualitativa, e para coleta de dados foi realizada: Pesquisa Documental – verificação de Leis, Resoluções, Portarias, Contratos, Relatórios de Dados Educacionais e Arquivos da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC); Pesquisa Bibliográfica – no repositório do PPGP/CAEd/UFJF e leitura de obras que versam sobre a temática em questão como, Boudett et al. (2020); Brooke; Cunha (2011); Lück (2000, 2009, 2013); Núñez (2019); Rezende (2014); Gois (2020), dentre outros; Pesquisa Empírica – foi aplicado um questionário com a Equipe Gestora do núcleo da pesquisa. A leitura dos dados disponibilizou subsídios que foram considerados na elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE), a saber: i – Capacitação para utilização do Sistema MobiCorretor com a Equipe Gestora; ii – Desenvolver uma Cultura de análise de dados utilizando o modelo Data Wise; iii – Criação de uma agenda de trabalho para a Equipe Gestora e socialização das atividades pedagógicas e administrativas com todos os membros da Equipe Gestora.
Palavras-chave
Gestão escolar. Uso de dados. Prova Teresina. Sistema MobiCorretor.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Ferreira, Eusilene da Rocha. O uso do sistema MobiCorretor como prerrogativa basilar para a gestão de resultados. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 161 f. 2021.

49. O USO PEDAGÓGICO DOS RESULTADOS DO SPAECE EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autor
Débora Fernandes Brasil
Orientador
Marco Aurélio Kistemann Júnior
Resumo
A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), traz um caso de gestão que discute o papel desempenhado pela gestão escolar no processo de apropriação e uso dos dados educacionais em uma escola de ensino médio regular do interior do Ceará. A instituição de ensino investigada, apesar de participar de políticas de avaliação e de gestão para resultados, apresenta declínio em seu desempenho tanto em avaliações internas quanto externas, estas últimas aqui representadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O objetivo deste estudo é compreender como a gestão da escola faz uso dos dados educacionais oriundos dos sistemas de avaliação e de gestão. Frente a isso, alinhavou-se a seguinte questão de pesquisa: quais os desafios da equipe gestora na utilização de dados educacionais para subsidiar práticas pedagógicas na escola? No sentido de buscar respostas a esta questão, inicialmente realizamos uma pesquisa sobre as políticas de avaliação e uso de dados da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC/CE), e de como esses elementos são implementados no contexto micro. Posteriormente, empreendemos uma análise com base na revisão bibliográfica de dissertações do PPGP em busca de estudos com objetos de pesquisa similares ao nosso e para com os quais pudéssemos contribuir com as discussões até então realizadas. As concepções teóricas são pautadas nas contribuições dos seguintes autores: Oliveira (2015, 2020), Vilardi e Paes de Carvalho (2019), Abrucio (2010), Moro, Vinha e Morais (2019), Lück (2000), Machado C. (2012), Machado M. (2020), Matus (1989), dentre outros. Para a coleta de dados, aplicamos questionários a todos os professores da escola e realizamos entrevistas semiestruturadas com a diretora e a superintendente escolar. Em virtude das principais considerações às quais chegamos a partir dos dados coletados, inferimos que há carência de alinhamento entre os integrantes do núcleo gestor e, consequentemente, de um envolvimento coletivo no planejamento estratégico da escola, que contribui para que o uso de dados esteja condicionado às demandas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE)/SEDUC. Além do mais, a concepção sobre o uso desses dados fica restrita à apresentação de resultados, limitando a utilização dos sistemas de gestão, ao mesmo tempo em que a instituição de ensino não se apropria dos resultados do SPAECE do 9º ano para planejar a partir das referências sobre os estudantes que recebe anualmente. A partir dos resultados encontrados, apresentamos o Plano de Ação Educacional (PAE) que traz ações que pretendem oportunizar a gestão participativa na circunstância do uso pedagógico dos dados educacionais, tanto externos quanto internos, e no alinhamento do trabalho da gestão. Tenciona, ainda, consolidar as visitas técnicas da CREDE como um intervalo de formação para a equipe gestora, desenvolvendo a competência técnico-profissional que possibilite a autoavaliação institucional com base nos resultados e que reverbere em um planejamento estratégico da escola em prol da melhoria da aprendizagem e consequentemente de um melhor desempenho discente.
Palavras-chave
Gestão escolar. Uso de dados. SPAECE.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Brasil, Débora Fernandes. O uso pedagógico dos resultados do SPAECE em uma escola de ensino médio: desafios e possibilidades. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 184 f. 2021.

50. OS DESAFIOS DA COMISSÃO SETORIAL PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DO CAMPUS DE GOVERNADOR VALADARES (CSPA-GV) NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Autor
Maria Alice Franco de Vasconcelos
Orientador
Lourival Batista de Oliveira Júnior
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado aborda a Comissão Setorial Própria de Avaliação do Campus de Governador Valadares (CSPA-GV). Criada com a atribuição de coordenar a Autoavaliação Institucional (AAI) do Campus GV, a CSPA iniciou suas atividades em 2014, num contexto de implantação do Campus, e adotou uma série de iniciativas ao longo dos primeiros anos para se institucionalizar e desenvolver a AAI. Entretanto, a partir de 2016, deixou de atuar como nos anos anteriores, o que tem impactado o desenvolvimento da AAI no Campus GV e em sua participação na AAI da UFJF. Diante disso, a pergunta norteadora definida para o presente estudo é: por que a Comissão Setorial Própria de Avaliação (CSPA) tem deixado de avançar em seu processo de institucionalização no Campus de Governador Valadares? O objetivo definido para esse estudo foi analisar por que a CSPA-GV tem deixado de avançar em seu processo de institucionalização e propor ações que contribuam para retomada desse processo. O estudo parte de reflexões sobre a teoria da institucionalização de Tolbert e Zucker (1998) e Berger e Luckmann (1996); conceitos e noções em torno da avaliação e avaliação institucional de Dias Sobrinho (1996, 2003), Belloni (1999), Brandalise (2010), Peixoto (2009). A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, na qual foi adotado o estudo de caso, com pesquisa documental, bibliográfica e realização de entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos no processo de AAI. Os resultados da pesquisa mostraram fatores que prejudicaram a evolução da CSPA-GV em seu processo de institucionalização, não conseguindo avançar para a fase de sedimentação e legitimação completa. Como o processo de institucionalização da CSPA-GV se encontra, ainda, em curso, a comissão tem encontrado desafios na construção de uma cultura de Autoavaliação Institucional no âmbito do Campus GV. Dessa forma, será apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE) cujo objetivo é sugerir intervenções que fortaleçam a CSPA-GV, com vistas a sua consolidação, e que minimizem os desafios encontrados pela comissão na coordenação e articulação do processo de Autoavaliação Institucional no Campus da UFJF em Governador Valadares.
Palavras-chave
Autoavaliação Institucional. SINAES. Institucionalização. CSPA-GV
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Vasconcelos, Maria Alice Franco de. Os desafios da Comissão Setorial Própria de Avaliação do Campus de Governador Valadares (CSPA-GV) no processo de Autoavaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 213 f. 2021.

51. OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO USO DOS DADOS EDUCACIONAIS PELAS ESCOLAS DE FORTALEZA COM APOIO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR

Autor
Maria Celly Furtado Carneiro
Orientador
Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute o papel da Superintendência Escolar da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) como elo importante que a aproxima das escolas e como um recurso no fluxo e monitoramento das políticas públicas educacionais. A função da Superintendência Escolar é acompanhar e apoiar a gestão das escolas, visando fomentar reflexões e ações em três eixos principais: indicadores, processos escolares e instrumentos de gestão. A Superintendência Escolar é um órgão que estimula a autonomia das escolas, acompanhando-as em seu funcionamento e apoiando-as na identificação de fragilidades e na busca de soluções para estas. Contudo, como as escolas têm autonomia na apropriação dos dados, conforme seu contexto, faz-se necessário analisar como a Superintendência Escolar tem contribuído e pode aprimorar o apoio dado para fortalecer a gestão e melhorar a aprendizagem por meio do uso dos dados. O objetivo geral deste estudo foi o de verificar como a Superintendência pode auxiliar no uso dos dados disponibilizados às escolas, qualificando o para a gestão escolar. Já os objetivos específicos são: a) descrever o papel da Superintendência Escolar e como tem atuado quanto ao uso dos dados disponíveis para as escolas; b) analisar como a Superintendência pode aprimorar o acompanhamento das políticas e dos programas implementados nas escolas por meio dos suportes e protocolos e c) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) com estratégias e instrumentais de aperfeiçoamento para a Superintendência, que auxiliem no acompanhamento das escolas em relação a ações para melhoria da aprendizagem. A pesquisa revelou que a Superintendência Escolar trabalha com várias ações, tendo que priorizar algumas em detrimento de outras. Conforme as demandas vão surgindo, executa-as, de acordo com a necessidade momentânea, o que desarticula sua rotina de atuação voltada para fortalecer a autonomia e a liderança escolar para que o gestor faça um melhor uso dos dados no planejamento de ações que ajudem na aprendizagem dos alunos. Para isso, foram propostas oficinas aos gestores escolares sobre os sistemas de gestão e uso de protocolos, como forma de aprimorar a rotina de trabalho e auxiliar no acompanhamento dos indicadores estruturantes. Além disso, foi proposta formação sobre a Superintendência Escolar para que os gestores possam compreender melhor seu papel e possam tê-la como apoio.
Palavras-chave
Superintendência Escolar. Sistemas de Gestão. Apropriação dos dados escolares.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Carneiro, Maria Celly Furtado. Os limites e as possibilidades do uso dos dados educacionais pelas escolas de Fortaleza com apoio da superintendência escolar. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 189 f. 2021.

52. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E SEU MONITORAMENTO: O CASO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Autor
Eliana Maria Pereira
Orientador
Fernando Tavares Júnior
Resumo
A presente dissertação dedica-se à investigação do monitoramento e avaliação da Meta 7 – que trata da melhoria do fluxo e da qualidade da educação – do Plano Municipal de Educação de São Luís/MA (PME/São Luís). A empiria volta-se ao 6º ano do Ensino Fundamental, etapa crítica de transição dos estudantes entre importantes anos de estudos. Objetiva-se monitorar a Meta 7 do PME, tendo como questão norteadora a reflexão acerca da baixa frequência e o fluxo irregular de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de São Luís/MA. A análise bibliográfica e documental constitui a primeira parte da pesquisa. Segue-se a empiria acerca de: como tem sido feito o monitoramento da Meta 7 do PME de São Luís? Conclui-se com a proposta de um Plano de Ação Educacional direcionado ao aprimoramento do monitoramento e da avaliação do PME de São Luís, especialmente sua Meta 7 por fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar.
Palavras-chave
Monitoramento de Políticas Educacionais. Fluxo e Rendimento Escolar. Plano Nacional de Educação (PNE). Plano Municipal de Educação (PME).
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Pereira, Eliana Maria. Planejamento educacional e seu monitoramento: o caso de São Luís do Maranhão Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 100 f. 2021.

52. PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR UBIRACI CARVALHO

Autor
Valdete Maria da Silva
Orientador
Elisabeth Gonçalves de Sousa
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão proposto estabelece uma discussão acerca do processo de Implementação da política de tempo integral em uma escola da rede pública municipal de ensino de Teresina. A partir desta problemática, trago como objetivo geral analisar e propor ações para os principais fatores que se comunicam na implementação da educação integral em uma escola de tempo integral da rede pública municipal de ensino de Teresina. Como objetivos específicos: (i) Descrever o processo de implementação do currículo de educação integral na escola de tempo integral do município de Teresina, Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho; (ii) investigar e analisar fatores decisivos na implementação da proposta da escola pesquisada; (iii) propor o Plano de Ação Educacional (PAE) que possa subsidiar a gestão da escola pesquisada de meios que o auxiliem na superação dos desafios do processo de implementação da educação integral em tempo integral. Para alcançar tais objetivos, utilizamos como metodologia um estudo qualitativo com dados primários e secundários, tendo como instrumentos para a coleta de dados o questionário misto, entrevista, grupo focal e análise documental. Foram participantes da pesquisa alunos, responsáveis pelos alunos, professores e gestores da escola pesquisada. A análise dos dados da pesquisa mostrou que há pontos para melhoramento na implantação da política de educação integral em tempo integral na escola pesquisada, em especial, no que se refere ao currículo e a gestão dos tempos e espaços.
Palavras-chave
Educação Integral. Escola de Tempo Integral. Currículo Integrado.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Valdete Maria da. Processo de implementação da educação de tempo integral na Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 156 f. 2021.

53. PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, CAMPUS AVANÇADO GOVERNADOR VALADARES

Autor
Fernanda Leite Carvalho
Orientador
Lourival Batista de Oliveira Júnior
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O foco da pesquisa é a análise da execução da avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação aplicada a uma equipe de trabalho do Instituto de Ciências da Vida (ICV), denominada “Secretarias ICV”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Campus Avançado Governador Valadares. O objetivo é analisar de que forma é possível adequar a participação desta equipe de trabalho junto ao Programa de Avaliação de Desempenho (Proades), almejando cumprir os objetivos do programa. O trabalho descreve a implantação do Proades, do Campus Avançado Governador Valadares e do Instituto de Ciências da Vida, analisa as dificuldades encontradas pelos servidores da equipe “Secretarias ICV” na participação da avaliação de desempenho e, por fim, apresenta um plano de ação que busca contribuir para a adequação do trabalho da equipe. Com base nos relatórios e formulários do Proades referentes aos ciclos 8º, 9º e 10º, relativos aos anos 2017, 2018 e 2019, foram levantadas evidências para este estudo de caso. O referencial teórico trabalhado dialoga com a temática da gestão do desempenho, para estudo e entendimento da avaliação aplicada aos técnicos. A metodologia de pesquisa utilizada engloba pesquisa bibliográfica, documental e entrevista de servidores componentes da equipe de trabalho “Secretarias ICV”, chefia imediata e representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da UFJF.
Palavras-chave
Gestão do Desempenho. Avaliação de desempenho. Programa de Avaliação de Desempenho. Proades.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Carvalho, Fernanda Leite. Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação do Instituto de Ciências da Vida da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado Governador Valadares. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 167 f. 2021.

54. REFLEXÕES SOBRE A PROBLEMÁTICA DA DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NA EEM JOSÉ ALEXANDRE

Autor
Silvino Silvio Lobato Neto
Orientador
Alexandre Chibebe Nicolella
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), trata do caso da influência da distorção idade – série no fluxo escolar da Escola de Ensino Médio José Alexandre, localizada no município de Caucaia – CE. O objetivo principal é compreender de que maneira os fatores associados à distorção idade-série vem impactando no fluxo e no rendimento escolar da instituição. Para isso, realizamos a apresentação do local de pesquisa, a Escola José Alexandre, ancorados na descrição dos aspectos associados à temática dos fatores de influência na trajetória educacional dos discentes, para isso utilizou-se tais elementos ancorados em estudiosos sobre a temática, tais como: Soares et al (2015), Tavares Júnior (2017 e 2018) e Souza et al (2012). Adotou-se a metodologia qualitativa baseada na criação de uma planilha intitulada de Mapeamento de Trajetória, preenchida com dados dos alunos obtidos na Ficha Biográfica do Projeto Professor Diretor de Turma e no SIGE Escola. De forma complementar ao Mapeamento de Trajetória, foram realizadas entrevistas com alunos que tiveram sua trajetória marcada pela distorção, não tendo concluído o ensino médio no tempo regular. Faz-se oportuno informar que a entrevista ocorreu com 9 alunos e serviu como forma ilustrativa de entendimento sobre como os processos, que impediram a conclusão do ensino médio em tempos corretos, ocorreram esse grupo de alunos. Para a análise dos dados dividiu-se o Mapeamento de Trajetória e as entrevistas em dois eixos que versam sobre os possíveis pontos de interferência na trajetória dos estudantes. Desse modo investigamos de que forma os fatores externos e internos possivelmente influenciaram a trajetória da amostra no ensino médio. Por meio da análise desses processos, verificamos relações geradoras de desigualdade educacional no âmbito escolar e em aspectos socioeconômicos. Como principais resultados identificamos que existem fatores externos e internos influenciando o contexto da EEM José Alexandre, tais fatores são geradores de fracasso escolar e potencialmente criadores/ou ampliadores de situação de distorção idade –série, que por sua vez passa a ser mais um fator de influência em um fluxo regular. A partir destes achados buscamos, no elaborar um Plano de Ação Educacional para que a instituição possa aplacar os efeitos da distorção e promover melhoras no fluxo e no rendimento escolar da instituição.
Palavras-chave
Distorção idade-série. Fluxo Escolar. Ensino Médio.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Lobato Neto, Silvino Silvio. Reflexões sobre a problemática da distorção idade-série na EEM José Alexandre. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 150 f. 2021.

55. REFLEXÕES SOBRE A PROBLEMÁTICA DA DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NA EEM JOSÉ ALEXANDRE

Autor
Silvino Silvio Lobato Neto
Orientador
Alexandre Chibebe Nicolella
Resumo
O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), trata do caso da influência da distorção idade – série no fluxo escolar da Escola de Ensino Médio José Alexandre, localizada no município de Caucaia – CE. O objetivo principal é compreender de que maneira os fatores associados à distorção idade-série vem impactando no fluxo e no rendimento escolar da instituição. Para isso, realizamos a apresentação do local de pesquisa, a Escola José Alexandre, ancorados na descrição dos aspectos associados à temática dos fatores de influência na trajetória educacional dos discentes, para isso utilizou-se tais elementos ancorados em estudiosos sobre a temática, tais como: Soares et al (2015), Tavares Júnior (2017 e 2018) e Souza et al (2012). Adotou-se a metodologia qualitativa baseada na criação de uma planilha intitulada de Mapeamento de Trajetória, preenchida com dados dos alunos obtidos na Ficha Biográfica do Projeto Professor Diretor de Turma e no SIGE Escola. De forma complementar ao Mapeamento de Trajetória, foram realizadas entrevistas com alunos que tiveram sua trajetória marcada pela distorção, não tendo concluído o ensino médio no tempo regular. Faz-se oportuno informar que a entrevista ocorreu com 9 alunos e serviu como forma ilustrativa de entendimento sobre como os processos, que impediram a conclusão do ensino médio em tempos corretos, ocorreram esse grupo de alunos. Para a análise dos dados dividiu-se o Mapeamento de Trajetória e as entrevistas em dois eixos que versam sobre os possíveis pontos de interferência na trajetória dos estudantes. Desse modo investigamos de que forma os fatores externos e internos possivelmente influenciaram a trajetória da amostra no ensino médio. Por meio da análise desses processos, verificamos relações geradoras de desigualdade educacional no âmbito escolar e em aspectos socioeconômicos. Como principais resultados identificamos que existem fatores externos e internos influenciando o contexto da EEM José Alexandre, tais fatores são geradores de fracasso escolar e potencialmente criadores/ou ampliadores de situação de distorção idade –série, que por sua vez passa a ser mais um fator de influência em um fluxo regular. A partir destes achados buscamos, no elaborar um Plano de Ação Educacional para que a instituição possa aplacar os efeitos da distorção e promover melhoras no fluxo e no rendimento escolar da instituição.
Palavras-chave
Distorção idade-série. Fluxo Escolar. Ensino Médio.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Lobato Neto, Silvino Silvio. Reflexões sobre a problemática da distorção idade-série na EEM José Alexandre. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 150 f. 2021.

56. UM OLHAR SOBRE A SAÍDA E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ

Autor
José de Melo Rodrigues
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e descreve e analisa os fatores intraescolares que têm impactado na saída de estudantes de uma escola pública localizada no Estado do Ceará. Alicerçou-se na indagação de como a gestão do percurso escolar dos alunos da instituição pode contribuir para a permanência de seus estudantes na instituição. O estudo tem por objetivo identificar e analisar os fatores intraescolares que têm impactado na transferência dos estudantes da instituição de ensino estudada, analisando como estes podem ser amenizados por ela de modo a criar condições de permanência. O recorte que caracteriza o caso estudado se justifica pelo fato de o autor, na sua atuação como coordenador escolar da instituição pesquisada, ter observado frequentes saídas de estudantes para outras unidades de ensino. Saídas essas, antes da conclusão do Ensino Médio Integrado. Investigou-se o fluxo escolar da instituição, com o olhar detido sobre o número de transferidos. Como objetivos específicos, tem-se: (i) Descrever o contexto educacional em que se insere a instituição de ensino estudada, os dados sobre transferências de alunos da escola e os fatores que têm contribuído para que os estudantes saiam da escola antes de concluírem o ciclo de três anos; (ii) identificar e analisar que elementos internos à instituição têm impacto na saída dos estudantes para outras unidades de antes da conclusão desta etapa de ensino; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional que se configure como um instrumental de apoio à instituição para repensar suas práticas no intuito de favorecer condições de permanência do aluno na escola. Como instrumentos metodológicos, utilizamos de pesquisa documental para evidenciar o caso de gestão, um questionário eletrônico e dois grupos focais a fim de coletar e analisar percepções de alunos e ex-alunos acerca dos aspectos internos que contribuíram e/ou contribuem para a saída ou permanência dos estudantes da/na instituição. Por meio da análise dos dados, constatamos que fatores internos à instituição como as práticas de ensino, os espaços de participação estudantil e, especialmente, aspectos ligados ao clima escolar impactam diretamente na relação do aluno com instituição de modo a incidir na decisão de permanecer ou sair da escola, sendo identificados nestes elementos pontos de fragilidades. Foi a partir destas constatações que propomos o Plano de Ação Educacional (PAE) que tem como principal objetivo oferecer melhores condições de acesso e permanência do estudante na escola, por meio da qualificação de sua trajetória estudantil, marcada pela correspondência de suas expectativas, pela qualidade do clima escolar e pela abertura de espaços de diálogo e participação.
Palavras-chave
Educação Profissional. Evasão. Permanência. Fatores internos e externos. Clima escolar.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Rodrigues, José de Melo. Um olhar sobre a saída e a permanência de estudantes do Ensino Médio Integrado de uma Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 190 f. 2021.

57. UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE TERESINA – SAETHE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS PELOS PEDAGOGOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor
Sílvia Valéria Brito de Castro dos Anjos
Orientador
Denise Rangel Miranda
Resumo
Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, buscou compreender as dificuldades no processo do uso de dados das avaliações externas do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina – SAETHE – pelos pedagogos que atuam nos anos finais do ensino fundamental, em seis escolas da Rede Pública Municipal de Educação de Teresina. Assumimos como objetivo geral compreender as dificuldades no processo de uso de dados pelos pedagogos no segmento dos anos finais do ensino fundamental. Assim, delineou-se a seguinte questão-problema: de que forma pode ser aprimorado o uso dos dados da avaliação externa do SAETHE pelos pedagogos que atuam nos anos finais do ensino fundamental em escolas da Rede Pública Municipal de Teresina? Para responder essa questão, em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa documental e pesquisa bibliográfica no banco de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP). Em um segundo momento, foram aplicados questionários a pedagogos e professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam nos 7º e 8º anos e entrevistas com pedagogos de seis escolas da Região Sul de Teresina. Dentre os referenciais que subsidiaram as análises dos resultados, destacam-se: Lück (2000, 2009), Machado (2012), Bonamino e Souza (2012), Castro (2000), Gatti (2007), Pinto (2015), Soligo (2010). A partir dos resultados, foi possível identificar que os pedagogos não têm sido contemplados pelas políticas de formação do período investigado e que possuem dificuldades em relação ao uso de dados das avaliações externas do SAETHE, o que contribui para a fragilização do seu trabalho. Além disso, vislumbramos perspectivas diferenciadas nas falas de professores e pedagogos sobre as atribuições do cargo de pedagogo e suas atividades executadas no interior dessa escola, levando a um distanciamento dos profissionais da Pedagogia e os docentes dos anos finais. A partir dessas constatações, foi construído o Plano de Ação Educacional (PAE) com proposições voltadas para a criação de um Núcleo de Apoio aos Pedagogos, dentro do órgão central da SEMEC, além de formação continuada, para os pedagogos, a fim de que possam utilizar e/ou se apropriar dos resultados do SAETHE em suas práticas cotidianas.
Palavras-chave
Avaliação Externa. Apropriação de resultados do SAETHE. Formação Continuada de Pedagogos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Anjos, Sílvia Valéria Brito de Castro dos. Uma análise do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina – SAETHE: desafios e possibilidades da apropriação de resultados pelos pedagogos nos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 229 f. 2021.

58. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CLIMA ESCOLAR, VIOLÊNCIA E GESTÃO DE CONFLITOS NUMA ESCOLA ESTADUAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

Autor
Eliana Alves Camargo Melo
Orientador
Marco Aurélio Kistemann Júnior
Resumo
Esta pesquisa de abordagem qualitativa teve como foco principal a violência no contexto escolar e buscou responder à seguinte questão: como a gestão pode mediar os conflitos e proporcionar melhores condições de convivência para os alunos e funcionários de uma escola que conviveu e ainda convive com elevados níveis de violência escolar? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi: discutir as situações de violência que envolvem contexto escolar da escola pesquisada, buscando identificar as situações de violência escolar, as estratégias da gestão para lidar com os conflitos na escola estudada, entre os anos de 2012 a 2019. Os objetivos específicos foram: i) identificar os casos mais recorrentes de violência escolar ocorridos na Escola Estadual Professora Clara Menezes Dias (EEPCMD), entre os anos de 2012 a 2019, compreender as possíveis causas e consequências dessa violência; ii) analisar os dados sobre violência, as ações de enfrentamento às situações de violências e as ações pedagógicas desenvolvidas pela gestão escolar desta escola; iii) propor ações de convivência e maior aproximação entre alunos, professores e pais e ações pedagógicas para diminuir os índices de violência, indisciplina e vandalismo na escola. A pesquisa se desenvolveu em uma escola estadual de Minas Gerais e teve como sujeitos de pesquisa um grupo de professores que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a equipe gestora. Embasamo-nos, teoricamente, em Abramovay e Rua (2002); Abramovay (2004); Abramovay (2015); Bourdieu (2014); Guiducci (2018), Guedes (2017). Sobre gestão escolar, buscamos embasamento em: Dusi (2017), Freire (2015), Luck (2009). Com relação aos procedimentos metodológicos e instrumentos de pesquisa de campo utilizados para responder a nossa pergunta, adotamos o estudo de caso com metodologia qualitativa e aplicamos questionários aos professores e fizemos entrevistas com a equipe gestora. Para finalizar nossa pesquisa, com base nos achados e à luz do referencial teórico, foi elaborado um Plano de Ação Educacional que tem como principais diretrizes: a formação continuada de professores; a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, a redefinição das regras de convivência; a criação de projetos culturais, de lazer e sociais entre escola e comunidade.
Palavras-chave
Clima Escolar. Gestão Escolar. Violência Escolar.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Melo, Eliana Alves Camargo. Uma investigação sobre clima escolar, violência e gestão de conflitos numa escola estadual do Norte de Minas Gerais. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 205 f. 2021.

59. VALORIZAÇÃO SALARIAL DO PROFESSOR E META 17 DO PNE: UM ESTUDO DE CASO NA REDE ESTADUAL DO CEARÁ

Autor
José Helano Maia
Orientador
Rita de Cássia Oliveira
Resumo
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa teve como objetivo conhecer a realidade local e propor alternativas para alcançar a meta 17 do PNE de 2014 na rede de ensino estadual do Ceará. Para isto, iniciou-se este trabalho com a metodologia estudo de caso. Com este método, foi possível pesquisar e descrever aspectos inerentes à valorização salarial do magistério no Brasil e no Ceará, a partir da legislação nacional e estadual referentes à remuneração e à carreira docente e da política salarial para o magistério no Ceará, entre 2009 e 2019. Este período abarca desde o início da lei do piso nacional até o último ano possível para coleta de dados. Neste processo descritivo, foram considerados os dados quantitativos referentes ao financiamento da remuneração dos docentes e ao plano de carreira estadual, bem como a Meta 17 do PNE e a questão que norteou esta pesquisa. Com o aprofundamento dela, buscou-se analisar os dados quantitativos e qualitativos da remuneração do magistério estadual, do financiamento da educação no Ceará e da política de valorização do magistério nesta rede à luz da meta 17 do PNE. Além da sistematização e análise dos dados, foram realizados estudos da legislação, análise documental e entrevistas semiestruturadas para conhecer as diferentes visões desta política: a) representante do sindicato dos professores estaduais – Presidente APEOC; b) do governo do estado – vice-governadora e secretário de planejamento do Ceará. Nos orientamos pelo estudo de autores que tratam a política de valorização do magistério: Abicalil (2008), Fernandes, M. D. E., & Rodriguez (2011), Piolli (2015), Gatti (2012), Pereira e Alves (2015), Jacomini, Alves e Camargo (2016), Oliveira (2019), Alves e Sonobe (2018), Masson (2016), o documento Todos Pela Educação (2019), Monlevade (2012), Condé (2012) e Abdalla (2018). As análises quantitativas e qualitativas mostraram que, no período estudado, houve melhoras significativas na carreira do magistério cearense. Mostraram, também, que estas mudanças não foram suficientes para alcançar a Meta de 17 do PNE. Por isto, com base nos resultados desta pesquisa, buscou-se desenvolver proposta de intervenção, apresentando sugestões e plano de ação educacional (PAE) para alcance da Meta 17 do PNE de 2014 na rede estadual do Ceará. Há expectativa de contribuir com a melhoria da política salarial nesta rede de ensino pública.
Palavras-chave
Valorização do Magistério. Educação Básica. Meta 17 do PNE.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Maia, José Helano. Valorização Salarial do Professor e Meta 17 do PNE: um estudo de caso na rede estadual do Ceará. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 152 f. 2021.
03
Defesas em 2020

1. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.
04
Defesas em 2019

1. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.
05
Defesas em 2018

1. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.
06
Defesas em 2017

1. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.
07
Defesas em 2016

1. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.
08
Defesas em 2015

1. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.
09
Defesas em 2014

1. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.
10
Defesas em 2013

1. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.
11
Defesas em 2012

1. ATIVIDADES ELETIVAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA (CE): GESTÃO DA PARTE FLEXÍVEL DO CURRÍCULO

Autor
Paulo Roberto Ângelo da Silva
Orientador
Roberto Perobelli de Oliveira
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este caso de gestão problematizou a implementação do currículo flexível de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) pertencente à rede pública estadual de ensino do estado do Ceará, e pretendeu responder à seguinte questão de pesquisa: Como a adequação do currículo flexível da educação integral às demandas da política de Ensino Integral do estado e às expectativas do corpo discente pode ser viabilizada pela equipe de gestão de uma escola pública? O objetivo geral do estudo foi compreender como se dá a gestão da parte flexível do currículo da EEMTI e os objetivos específicos foram: descrever o processo de oferta e de ensino dos Tempos Eletivos, parte do currículo com maior registro de ausência durante o período letivo; analisar a gestão do currículo flexível dentro da escola, no que diz respeito aos elementos de protagonismo juvenil e de identificação com a escola; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que se configure em um instrumental de apoio para a gestão das EEMTI trabalhar na melhoria do processo de definição dos Tempos Eletivos. Para alcançar tais objetivos, foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal, realizado de forma on-line devido ao quadro atual de pandemia por Covid-19. Este grupo foi composto por alunos escolhidos a partir dos seguintes critérios: cursar a 3ª série, ter se ausentado no ano letivo de 2019 de algum tempo eletivo, sendo esta ausência registrada no Livro de Acompanhamento Pedagógico da Escola e ter acesso regular à internet. Este estudo foi feito a partir de dois eixos teóricos: (i) currículo na escola em tempo integral, o qual se refletiu sobre como as políticas públicas de educação integral para o Ensino Médio e o Currículo da escola, juntos, poderiam atuar frente ao desenvolvimento desse protagonismo e (ii) protagonismo juvenil, com reflexões que visaram esboçar a importância da gestão da parte flexível do currículo da EEMTI para a consolidação do protagonismo jovem. Os dados analisados na pesquisa promoveram o desenho de possibilidades de enfrentamento às dificuldades relacionadas à gestão do itinerário formativo, culminando num plano de ação, estruturado em atividades que sugeriram a imersão da comunidade escolar na educação integral e em tempo integral. Além disso, foram pensados um planejamento coletivo de formação para os professores do itinerário formativo; a organização de um espaço para o descanso dos estudantes; a construção de um plano para atender ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do Grêmio Estudantil; a imersão de alunos do 9º ano das escolas municipais na EEMTI para o conhecimento da proposta da educação integral em tempo integral; e a construção de um relatório enumerando problemas estruturais da EEMTI para encaminhamento à SEDUC, com vistas a justificar a necessidade de melhoria da estrutura física escolar.
Palavras-chave
Currículo. Ensino Médio em Tempo Integral. Gestão do currículo Flexível. Itinerários formativos. Protagonismo juvenil. Tempos eletivos.
Descrição
Dissertação do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – CAEd/UFJF
Como citar
Silva, Paulo Roberto Ângelo da. Atividades eletivas de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Fortaleza (CE): gestão da parte flexível do currículo. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 220 f. 2021.
© 2022 Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - Mestrado Profissional (PPGP). | Avenida Eugênio do Nascimento, N. 620 - Aeroporto - Juiz de Fora - MG. | CEP 36038-330.