01
Caracterização Geral
do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública propõe um conjunto de temas de estudo e objetos de investigação empírica cujo móvel é a produção de conhecimento e a formação de profissionais para a reforma da educação pública brasileira. Para isso, apoia-se na associação de programas de pós-graduação acadêmicos com equipes multidisciplinares; um centro de pesquisa, tecnologia e apoio ao desenvolvimento da gestão da educação pública; e com os sistemas estaduais e municipais de educação básica, na perspectiva de se construírem pontes mais efetivas entre a produção científica e os padrões, processos e tecnologias de gestão.

O Programa foi concebido para profissionais com inscrição efetiva nos sistemas públicos de educação básica, selecionados por critérios de mérito, com a perspectiva de promoverem um efeito multiplicador em escala regional, associando-se às políticas locais de formação e certificação de gestores da educação pública. Diretores de escolas e gestores da educação pública constituem o público principal do curso. A seleção dos candidatos será realizada com base na competitividade, e a organização das atividades discentes será feita em turmas que assegurem a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões e unidades da Federação.

O Programa de Pós-graduação Profissional é orientado para a renovação das referências e da cultura da gestão da educação pública, por meio da exposição sistemática de seus participantes – equipe docente, estudantes de pós-graduação e profissionais em exercício – à experiência internacional. Para apoiar esse esforço de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em favor da reforma da educação pública, a Universidade Federal de Juiz de Fora firmou, em 2008, um acordo de cooperação com a Graduate School of Education, da Universidade Harvard. Esse acordo de cooperação tem sido o principal intercâmbio internacional com a finalidade específica de apoiar a criação de um programa inovador na área da formação de gestores da educação pública.

O objetivo do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública é proporcionar os conhecimentos, desenvolver as competências e habilidades, e promover as qualidades profissionais necessárias ao exercício eficiente dos novos papéis que são atribuídos ao gestor da educação pública.

De modo geral, o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública inscreve-se nas políticas que têm por objetivo o estabelecimento de padrões de desempenho para diretores de unidades de ensino, base para a implantação de programas de avaliação da gestão escolar e de certificação profissional.
02
Estrutura
O curso será oferecido no que se convencionou chamar de modelo híbrido de educação, compreendendo a hipermodalidade, múltiplos recursos tecnológicos e encontros presenciais. Isso significa um repertório de atividades e aulas oferecidas por meio de recursos tecnológicos pautados na interatividade:

1) Para atividades síncronas: uso de webconferências, webaulas e chats. Todas as aulas desenvolvidas são gravadas e disponibilizadas aos estudantes para acesso ao longo do curso, a qualquer momento.

2) Para atividades assíncronas: uso de fóruns de discussão, áudio e videoaula, wikis, podcast, blog, animações, vídeos, imagens e textos disponíveis na web, slides produzidos pelos professores e equipe de Educação a Distância, e-book, webquest e espaço na web (plataforma Moodle) para entrega e compartilhamento de atividades.

O curso tem a duração de dois anos, com atividades organizadas em bases semestrais. Cada semestre do curso é composto por 16 semanas de atividades a distância (ou oito quinzenas virtuais) e três semanas de atividades presenciais, o que corresponde, nas disciplinas de quatro créditos, a 60 horas de atividades: 45 horas de atividades a distância; e 15 horas de atividades em salas de aula e laboratórios na sede do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e na Universidade Federal de Juiz de Fora. As disciplinas de um crédito têm carga horária de 15 horas, com atividades totalmente presenciais. Resumidamente, tem-se:

Atividades no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora nos meses de julho e janeiro, totalizando aproximadamente quatro meses de participação presencial, com atividades em tempo integral.

Atividades a distância, via plataforma Moodle, ao longo de quatro períodos de quatro meses.

Os estudantes ainda terão acesso a bibliografia básica (encaminhada aos alunos para consulta e estudo). A abertura do curso será realizada presencialmente, em Juiz de Fora, com a participação de professores do curso, para a apresentação do programa: proposta, estrutura e modalidade (atividades presenciais e a distância), corpo docente, coordenações, suporte tecnológico e cronograma. A duração desse encontro é de uma semana e acontece no mês de julho, podendo haver exceções, de acordo com o cronograma do processo seletivo.

As atividades e aulas presenciais ocorrerão nos meses de janeiro e julho, integradas àquelas desenvolvidas a distância. Os professores responsáveis pelas disciplinas do semestre ministrarão aulas presenciais aos estudantes, como parte de seus cronogramas de atividades.

Nesses períodos, os alunos participarão de seminários e oficinas realizados com professores e pesquisadores convidados, bem como de atividades culturais; e desenvolverão atividades de pesquisa com os professores responsáveis pelas disciplinas. Objetiva-se favorecer a formação de comunidades de gestores, que continuem a trocar experiências e a interagir após a conclusão do curso.

Para obter o título de mestre, o estudante precisa completar o total de 50 créditos obrigatórios, participar de dois importantes exames: a qualificação e a defesa da dissertação. Ao final do primeiro ano de curso, o estudante realizará um exame de qualificação, que compreende a apresentação, a uma banca avaliadora, do seu projeto de dissertação de mestrado em desenvolvimento, integrado por três seções: (i) formação básica; (ii) temas de reforma da educação pública; (iii) análise de um caso de gestão. Aprovado no exame de qualificação, e, ao longo do segundo ano de curso, o aluno conclui a sua dissertação de mestrado, e a apresenta a uma banca avaliadora, procedendo a defesa. Aprovado na defesa, o estudante deverá entregar a versão final da dissertação no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, e obtidos os créditos obrigatórios, o estudante está apto a requerer o título de Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública.
03
Linhas de Pesquisa

1. Avaliação, Currículos e Desenvolvimento Profissional de Gestores e Professores da Educação Básica

Dedica-se:

à construção de matrizes de competências e habilidades e à elaboração de descritores, que se tomem como referência para a produção de testes e outros instrumentos de aferição do aprendizado em programas de avaliação de desempenho em áreas do conhecimento relevantes da Educação Básica;
ao alinhamento dessas matrizes de referência com as propostas curriculares e os programas de formação, inicial e continuada, de professores da Educação Básica;
à pesquisa das práticas correntes e ao desenvolvimento de métodos e propostas de gestão curricular em unidades e redes de ensino, com base nos objetivos gerais da Educação Básica e na análise pedagógica dos resultados dos programas de avaliação;
à pesquisa das práticas de gestão do ensino e ao desenvolvimento de programas e propostas de desenvolvimento profissional de gestores e professores da Educação Básica, em exercício nas unidades e redes de educação pública.

2. Equidade, Políticas e Financiamento da Educa-ção Pública

Dedica-se:

ao estudo da desigualdade de oportunidades educacionais, sua relação com a estratificação social, as diferenças de raça, gênero e orientação sexual, ao atendimento aos portadores de necessidades especiais, e ao desenvolvimento de modelos analíticos e de instrumentos de pesquisa para a regular apreciação da eficácia do direito universal à educação;
a análise das políticas públicas orientadas para favorecer o acesso, a permanência, a inclusão e o rendimento escolares, e ao desenvolvimento de instrumentos e estratégias de pesquisa para a apreciação de seus efeitos e processos de implementação;
ao estudo da legislação educacional, aos mecanismos de cooperação entre os entes federados, às estruturas de financiamento e à redistribuição orçamentária, em face dos imperativos de equidade;
ao estudo dos processos de elaboração do orçamento da educação pública, nos entes federados, à gestão dos orçamentos e ao padrão resultante de alocação de recursos, e seus efeitos relativamente à realização dos objetivos gerais da Educação Básica;
à apreciação global dos efeitos da escolarização e da desigualdade de oportunidades educacionais na esfera social e econômica, e ao estudo prospectivo em face de mudanças nas formas de organização e gestão, nos padrões de financiamento e alocação.

3. Modelos, Instrumentos e Medidas Educacionais

Dedica-se:

ao desenvolvimento de modelos e métodos estatísticos para a produção de medidas educacionais, especialmente escalas de proficiência e desempenho, relativas a conhecimentos, competências e habilidades da educação básica, a exemplo da leitura e da escrita, Matemática e Ciências, assim como escalas de nível socioeconômico e escalas referentes à dimensões afetivas e contextuais relevantes para a apreciação dos processos de escolarização;
ao desenvolvimento de sistemas de análises estatísticas para o tratamento de dados e a produção de medidas educacionais;
ao desenvolvimento de itens e instrumentos, testes e questionários, construídos para a observação das dimensões mencionadas e a produção das escalas correspondentes;
à análise de dados e a realização de experimentos com o objetivo de interpretar e validar as escalas e medidas produzidas.

4. Gestão, Avaliação e Reforma da Educação Pública

Dedica-se:

ao desenho de programas de avaliação de unidades e redes de educação básica, com o objetivo de produzir informação sobre a realização de objetivos educacionais, a eficácia escolar e a eficiência dos sistemas de ensino;
ao estudo e ao desenvolvimento de sistemas de responsabilização de gestores, professores e alunos, associados a indicadores, metas e critérios ajustados ao contexto local, e à história da educação pública, regional e brasileira;
à construção de indicadores educacionais que apoiem a gestão da escola, os processos de tomada de decisão e a formulação de políticas e programas educacionais, informem a comunidade escolar, e contribuam para a formação da opinião pública;
ao estudo dos processos de reforma educacional em curso em diferentes contextos nacionais e no Brasil, os padrões de mudança observados e os resultados alcançados;
ao estudo das práticas de gestão de escolas, redes e sistemas de educação básica, ao papel dos órgãos colegiados e dos gestores na elevação da qualidade do ensino, e à implementação de reformas da educação pública;
ao desenvolvimento de sistemas de gestão de unidades e redes de Educação Básica e sistemas de apoio à avaliação do ensino na escola, com o recurso às tecnologias da informação, e ao desenho de processos administrativos que assegurem um ambiente de aprendizagem.
04
Projetos de Pesquisa

linha de pesquisa:

1. AVALIAÇÃO, CURRÍCULOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE GESTORES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

1.1 Projeto de Pesquisa
Educação aberta e cultura digital: docências, curadoria, redes sociais, percursos e espaços (trans)formativos

Descrição do Projeto de Pesquisa: A chamada Cultura Digital se desdobra em movimentos e adjetivações que marcam o que hoje se compreende como era contemporânea. Este cenário tem intensificado demandas que envolvem a formação e a docência, suscitando ações que integram ambiências (espaços) e dispositivos tecnológicos digitais alicerçados na Educação Aberta. As redes sociais e a emergência de curadorias digitais interativas como espaços de relação, organização, armazenamento e socialização de dados ganham força e convocam outras formas de pensar e fazer educação em todos os espaços educacionais. Diante desse contexto plural e rico em possibilidades tecnológicas, a presente pesquisa propõe investigar os espaços (trans)formativos disponíveis na Internet (curadorias e interfaces digitais interativas) e de que formas se pode incorporar a cultura digital no cotidiano escolar e educacional por meio de tais dispositivos abertos. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, é narrativa e exploratória, e tem por objetivos: 1) mapear e produzir recursos e espaços tecnológicos disponíveis para a educação (curadorias e interfaces digitais interativas), que auxiliarão nos processos formativos em espaços formais e não formais, e 2) fazer imersão em escola(s) pública(s) e promover (trans)formações docentes para a incorporação da cultura digital no cotidiano escolar, via dispositivos abertos. Trata-se ainda de um projeto guarda-chuva que integra duas pesquisas de doutoramento: 1) coprodução de ambiência online de curadoria digital interativa para os percursos formativos na educação, com a colaboração de pesquisadores de Portugal (UAb de Portugal - Lisboa); 2) Espaços inovadores e abertos (Hackerspaces) para fomentar a formação docente e a criação coletiva de Recursos Educacionais Abertos. A pesquisa produzirá recursos tecnológicos e espaços educacionais online inovadores, junto a uma escola pública (Projeto Piloto), para disseminar a experiência, futuramente, para outras escolas públicas. Palavras-chave: cultura digital, educação aberta, formação de professores, curadoria digital interativa, redes sociais, percursos formativos abertos.

Docente: Adriana Rocha Bruno (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
1.2 Projeto de Pesquisa
O exercício da docência no contexto de pandemia COVID19: as vozes dos professores

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Pesquisado desenvolvida pelo GESE/UFJF.

Docente: Alesandra Maia Lima Alves (integrante)

Data: 2020 - atual
1.3 Projeto de Pesquisa
A produção de sequências didáticas: um estudo de diferentes estratégias e metodologias

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo deste protejo é produção de diferentes sequência didáticas para o Ensino de Química. Para o desenvolvimento da pesquisa estudaremos um amplo conjunto de referenciais teóricos abordado junto aos estudantes de licenciatura e professores de Química. A nossa intenção é aprofundar no pluralismo metodológico existente para a área de ensino, elaborar diversos materiais didáticos na perspectiva de práticas discursivas com alternâncias entre o discurso dialógico e de autoridade. A ferramenta de análise proposta por Mortimer e Scott (2002 e 2003) oferece um bom suporte para essa finalidade.

Docente: Ana Carolina Araujo da Silva (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
1.4 Projeto de Pesquisa
Análise de livros didáticos da área de ciências da natureza e suas tecnologias: um estudo do pensamento computacional para o livro do professor e do estudante

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Analisar como os Livros Didáticos (LD) de Ciências da Natureza e suas tecnologias abordam no livro do Professor e no livro do estudante as atividades que desenvolvem o Pensamento Computacional (PC).

Docente: Ana Carolina Araujo da Silva (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
1.5 Projeto de Pesquisa
Formação inicial econtinuada de professores: um estudo do processo formativo sob diferentesperspectivas

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto tem como objetivo principal investigar o processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências para atuação nas escolas de Educação Básica, sob os seguintes aspectos: Motivação para o ingresso e permanência na Licenciatura, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Avaliação Escolar e Externa, e Elaboração e Utilização de estratégias e materiais didáticos.

Docente: Andreia Francisco Afonso (responsável pelo projeto)

Data: 2014 - atual
1.6 Projeto de Pesquisa
Metodologias e estratégias didáticas: um estudo dos fatores e dos materiais que podem contribuir para oprocesso de ensino de aprendizagem de ciências

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto tem como objetivo investigar quais e como os fatores e materiais, presentes nas metodologias e estratégias didáticas, podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências.

Docente: Andreia Francisco Afonso (responsável pelo projeto)

Data: 2014 - atual
1.7 Projeto de Pesquisa
Currículo e avaliação

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto tem como objeto estudar currículos e avaliação sob diferentes aspectos, de modo a investigar sua influência e contribuições no ensino e na aprendizagem.

Docente: Andreia Francisco Afonso (responsável pelo projeto)

Data: 2020 - atual
1.8 Projeto de Pesquisa
A arte e o desenvolvimentoprofissional de gestores

Descrição do Projeto de Pesquisa
: A contribuição das artes na formação e desenvolvimento profissional dos educadores tem sido tradicionalmente ignorada, restrita, quando muito, à abordagem canônica da educação artística. A introdução da Oficina de Artes na proposta do Mestrado Profissional tem uma intenção muito diversa da usual preocupação de oferecer algumas referências para a fruição de obras de arte. Noutra direção, procura mobilizar o repertório das artes para proporcionar ao profissional que atua na escola oportunidades de criação e reinvenção do sentido da experiência cotidiana, contribuindo para o desenvolvimento, tanto de atitudes inovadoras em face dos conflitos e problemas próprios de sua ocupação, quanto de qualidades de liderança e valorização da cooperação. O desafio de lidar, nos processos de formação profissional, com as dimensões da motivação, da criatividade e da cooperação, tantas vezes reiterado na literatura sobre a liderança educacional, encontra nas artes um amplo território a ser explorado. As oficinas do mestrado são um verdadeiro laboratório para a pesquisa do lugar das artes na educação de adultos, no caso a sua contribuição específica para a renovação de relações e práticas profissionais.

Docente: Edna Rezende Silveira de Alcantara (responsável pelo projeto)

Data: 2009 - atual
1.9 Projeto de Pesquisa
(Inter)ações: texto, discurso e leitura inter-relacionados com práticas de ensino de linguagem

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Reflexões e ações na pesquisa e no ensino de Língua Portuguesa.

Docente: Edna Silva Faria (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
1.10 Projeto de Pesquisa
Construção de materiais didáticos para o ensino de libras l1 e l2 na creche escola e primeira fase do Ensino Fundamental

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Iniciado um projeto piloto, intitulado Ensino de Libras na creche escola e no ensino fundamental, em uma escola conveniada, Escola Brincarte LTDA-ME, na qual várias ações foram colocadas em práticas tais como: elaboração e construção de materiais didáticos adaptados do português para a Libras; palestras com os pais para conscientização da importância do ensino de Libras associado às propostas dos conteúdos escolares que eram ensinado.

Docente: Edna Silva Faria (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
1.11 Projeto de Pesquisa
Entre o artesanal e oindustrial: a produção de material didático visual em educação a distância

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O projeto analisa o tipo de produção contemporânea em material didático em diferentes linguagens na Educação Superior a Distância.

Docente: Eliane Medeiros Borges (responsável pelo projeto)

Data: 2013 - atual
1.12 Projeto de Pesquisa
Gêneros digitais em livros didáticos de Língua Portuguesa: análise das edições 2016, 2017 e 2018 do PNLD

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto tem como objetivo geral analisar quais gêneros digitais estão presentes nos LDs de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio aprovados no PNLD/ 2016, 2017, 2018 e de que forma estes gêneros são trabalhados, se enquanto objetos de ensino ou como meio para o ensino de outros objetos e se a transfe-rência do suporte virtual para o impresso não compromete a compreensão da função sócio-comunicativa do gênero digital.

Docente: Elisabeth Gonçalves de Souza (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
1.13 Projeto de Pesquisa
A formação do leitor literário em coleções didáticas de Língua Portuguesa: análise da edição 2021 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Tem como objetivo, investigar como as coleções de Livros Didáticos de Língua Portuguesa, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático da edição 2021 do PNLD, direcionados para o Ensino Médio, contribuem para formação do leitor e para o desenvolvimento do Letramento Literário. Nosso intuito é discutir como a maior política pública de avaliação e distribuição de materiais didáticos do mundo contribui a formação do leitor literário através do ensino da Literatura.

Docente: Elisabeth Gonçalves de Souza (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
1.14 Projeto de Pesquisa
Projeto mediar: formação de professores mediadores de leitura

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Tem como objetivo conhecer as concepções e práticas de professores do Ensino Funda-mental no campo do ensino da leitura e realizar ações de formação de professores que contribuam para a melhoria dessas práticas.

Docente: Hilda Aparecida Linhares daSilva Micarello (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
1.15 Projeto de Pesquisa
Fracasso/triunfo escolar: uma discussão por meio da psicanálise

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O projeto investiga, por meio da psicanálise as questões acerca das dificuldades que se apresentam para o sujeito no campo do processo ensino-aprendizagem.especializada - CAEE.

Docente: Ilka Schapper Santos (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
1.16 Projeto de Pesquisa
O Projeto Preaut e o(en)lace entre educador-bebê

Descrição do Projeto de Pesquisa
: A perspectiva do trabalho pode auxiliar o aluno/bolsista na compreensão daquilo que aparece das competências dos bebês e, por conseguinte, contribuir para o trabalho nas creches.

Docente: Ilka Schapper Santos (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
1.17 Projeto de Pesquisa
Currículo de sociologia: dos documentos oficiais à implementação de conteúdo obrigatório de sociologia no Ensino Médio

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Esse projeto tem como objetivo analisar o contexto de influência, produção de texto e contexto de prática do currículo de sociologia desenvolvido em escolas de ensino médio de Juiz de Fora da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Colocam-se como objetivos específicos: - analisar as políticas curriculares no Brasil a partir da década de 1990; - analisar as competências e currículos produzidos para o ensino de sociologia no ensino médio a partir da década de 1990; - analisar a construção de currículos escolares em três escolas estaduais de Juiz de Fora-MG; - analisar a prática de ensino dos conteúdos de sociologia, a partir da versão final da BNCC, em três escolas a partir das definições na BNCC e do currículo construído nas escolas.

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (responsável pelo projeto)

Data: 2017 - atual
1.18 Projeto de Pesquisa
E o Ensino de Sociologia no Ensino Médio? Da BNCC à sala de aula da educação básica

Descrição do Projeto de Pesquisa
: A pesquisa tem como objetivo analisar como o ensino de Sociologia será desenvolvido a partir de 2020 nas escolas de Ensino Médio de Juiz de Fora a partir das reformulações curriculares que as redes estão passando no presente ano e deverão implementar a partir do início do próximo ano letivo.

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
1.19 Projeto de Pesquisa
A didatização do gênerorelato de experiência em diferentes culturas disciplinares no contexto do PIBID da residência pedagógica

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de produção do gênero relato de experiência em diferentes culturas disciplinares, no contexto da Residência Pedagógica e PIBID (edital de 2019/2020).

Docente: Laura Silveira Botelho (responsável pelo projeto)

Data: 2022 - atual
1.20 Projeto de Pesquisa
Tecnologias da informação ecomunicação na educação matemática: reflexões, desenvolvimento, implementação eavaliação

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Em vista do exposto, este projeto de pesquisa "Guarda-Chuva" ou integrado, vinculado a linha de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM), tem como objetivo vincular subprojetos que proponham a análise, o desenvolvimento e a implementação de tecnologias, metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem apropriadas ao contexto das TICs na Educação Matemática, tais como, o uso de metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas, ou PBL (Problem Based Learning).

Docente: Liamara Scortegagna (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
1.21 Projeto de Pesquisa
Leituras e leitores

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O presente projeto fundamenta-se nas pesquisas do grupo LINFE (Linguagem, infâncias e escola), o qual é composto por professores e professoras da UFJF, alunos e alunas da graduação e da pós-graduação e professores da rede pública municipal, e reúne-se todas ás terças-feiras, no horário das 18h às 20h, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O objetivo do projeto é subsidiar as escolas públicas no trabalho de formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para tanto, são aplicados protocolos de leitura, os quais servem como avaliações diagnósticas do processo e a partir dos resultados são realizadas ações específicas a cada contexto.

Docente: Livia Fagundes Neves (integrante do projeto)

Data: 2014 - atual
1.22 Projeto de Pesquisa
Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de Física: interfaces entre perspectivas foucaultianas, saberes, formação, currículo e novas tecnologias

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Considerando aportes teóricos referenciais do campo de pesquisa em ensino de ciências e ensino de física (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1992; FOUREZ, 1995; PIETROCOLA, 2001; BACHELARD, 2002; CARVALHO; GIL-PÉREZ, 2009; MOREIRA, 2011), bem como a analítica de Michel Foucault sobre saber, poder e (modos de) subjetivação (FOUCAULT, 1990; 1995. 1998; 1999; 2000a; 200b; 2007; 2012; 2014), tem-se por problema de pesquisa: como se identificam, se articulam e operam dispositivos do ensino contemporâneo de física no Brasil? Objetivo Geral: analisar a influência moderadora de dispositivos na constituição de saberes e práticas em ensino de física. Objetivos Específicos: (a) analisar relações teórico-metodológicas, políticas públicas, currículo e uso novas tecnologias no ensino de física, em contextos de práxis; e (b) explorar articulações ensino-pesquisa-extensão na formação de professores de física.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
1.23 Projeto de Pesquisa
O currículo e seus silêncios: dispositivos de aprendizagem para além do ordinário

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Propõem a investigar o currículo, como espaço de saber/poder, como luta por validação de saberes e como constituidor de verdades sobre o conhecimento, os corpos e os gêneros através dos silêncios.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2014 - atual
1.24 Projeto de Pesquisa
Comportamento de persistência discente em cursos superiores na modalidade a distância

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Operacionalizar o construto comportamento de persistência discente em cursos superiores na modalidade a distância (EaD) e investigar seus antecedentes utilizando-se um modelo hierárquico.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2014 - atual
1.25 Projeto de Pesquisa
Tecnologias, cultura digital e formação: desafios para as democracias brasileira e portuguesa

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Esta investigação tem como objetivo analisar as transformações nas práticas de acesso ao conhecimento e de formação das pessoas no Brasil e em Portugal após a emergência da chamada sociedade grafocêntrica digital, com atenção especial às transformações que ocorrem em todos os níveis de ensino.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2016 - atual
1.26 Projeto de Pesquisa
Ensino de ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas tem realizado pesquisas, publicações e eventos científicos no campo da fundamentação teórico-metodológica do ensino de ciências, considerando referenciais críticos e pós-críticos dos campos da subjetividade, do saber e do poder.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2017 - atual
1.27 Projeto de Pesquisa
Ensino de física: reforma curricular, práticas educativas, materiais de ensino, aprendizagem significativa, transposição didática e avaliação

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Pesquisar os condicionantes didático-pedagógicos na produção, atualização e reforma curricular em física, tendo em vista práticas educativas, materiais de ensino, aprendizagem significativa, transposição didática e avaliação.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
1.28 Projeto de Pesquisa
Produtos educacionais em ensino de Física: uma proposta de reorganização articulando interdisciplinaridade, escala e formação continuada no Distrito Federal e no entorno.

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Visa estabelecer uma interação profícua e prolongada entre o ensino superior e o básico por meio da construção de um grupo de trabalho que tem por fundamento teórico as ideias de Ausubel, Vigotsky e Lipman.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
1.29 Projeto de Pesquisa
World Pendulum Alliance [WP@ELAB]

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo geral do presente projeto é melhorar a qualidade de ensino superior (principal alvo) e secundário (alvo secundário), nas áreas de matemática e ciências, através da implantação de uma rede global de experiência remota ao criar uma rede global de experimentos distribuídos do Pendulum em todo o mundo e acessados on-line em um único portal da web.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2020 - atual
1.30 Projeto de Pesquisa
Ensino, aprendizagem esignificados em Ciências (ENASCI)

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Espera-se consolidar estudos, intervenções e políticas próprias da pesquisa educacional, por meio da sistematização de processos e produtos acadêmicos e didático-pedagógicos próprios, materializados como resumos, artigos, capítulos, livros, projetos, patentes, programas, dentre outros.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2022 - atual
1.31 Projeto de Pesquisa
Avaliação da implementação da BNCC

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Pretende-se estudar como se deu o processo de organização e definição dos novos currículos alinhados à Base; e como está se dando a implementação do currículo alinha à Base, por meio da formação de professores e profissionais das redes; novos materiais didáticos, avaliações externas e gestão escolar. Projeto de pesquisa realizado por encomenda do MEC, sob o convênio entre o PPGCIS/PUC-RIO e CAEd/UFJF.

Docente: Marcelo Tadeu Baumann Burgos (responsável pelo projeto)

Data: 2020 - atual
1.32 Projeto de Pesquisa
Grupo Pesquisa de Ponta - UFJF

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Marco Aurélio Kistemann Jr. é líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF), cadastrado na UFJF, com pesquisas realizadas e em andamento envolvendo Educação Financeira, Formação de Professores de Matemática, Inclusão, Arte e Matemática, Avaliação da Aprendizagem Escolar e em Larga Escala e Modelagem Matemática.

Docente: Marco Aurelio Kistemann Junior (responsável pelo projeto)

Data: 2017 - atual
1.33 Projeto de Pesquisa
Fenômenos didáticos

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Pesquisa sobre os fenômenos didáticos que permeam o interior das salas de aula de Matemática.

Docente: Marcus Bessa de Menezes (responsável pelo projeto)

Data: 2017 - atual
1.34 Projeto de Pesquisa
A implementação da BNCC e reforma do Ensino Médio em Juiz de Fora: como fica a situação do ensino de Sociologia?

Descrição do Projeto de Pesquisa
: A pesquisa tem como objetivo analisar a implementação da reforma do ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular e o estabelecimento do componente curricular de sociologia em Juiz de Fora-MG.

Docente: Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
1.35 Projeto de Pesquisa
E o ensino de Sociologia no Ensino Médio? Da BNCC à sala de aula da Educação Básica

Descrição do Projeto de Pesquisa
: A pesquisa tem como objetivo analisar como o ensino de Sociologia será desenvolvido a partir de 2020 nas escolas de Ensino Médio de Juiz de Fora a partir das reformulações curriculares que as redes estão passando no presente ano e deverão implementar a partir do início do próximo ano letivo.

Docente: Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
1.36 Projeto de Pesquisa
Diretores de escola, Base Nacional Comum Curricular e gestão do currículo

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto propõe elucidar área ainda obscura nas pesquisas do Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação (GPPSE) e do campo das políticas educacionais.

Docente: Rafaela Reis Azevedo de Oliveira (integrante do projeto)

Data: 2017 - atual
1.37 Projeto de Pesquisa
Leitura e escrita naprimeira infância: uma análise documental

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Tem por objetivo realizar uma análise documental das atividades assíncronas produzidas especialmente para a Plataforma Moodle do curso de extensão Leitura e Escrita na Educação Infantil, que recebe cursistas de creches e escolas de Educação Infantil e 1º ano dos municípios de Juiz de Fora e Matias Barbosa.

Docente: Rosangela Veiga Julio Ferreira (integrante do projeto)

Data: 2021 - atual
1.38 Projeto de Pesquisa
O ensino de Ciências em tempos de pandemia: limites e possibilidades do recorte curricular

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Visa compreender limites e possibilidades do recorte curricular de Ciências proposto para o período do Ensino Remoto Emergencial do Colégio de Aplicação João XXIII.

Docente: Rosangela Veiga Julio Ferreira (integrante do projeto)

Data: 2021 - atual
1.39 Projeto de Pesquisa
O ensino de Ciências em tempos de pandemia: limites e possibilidades do recorte curricular

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Visa compreender limites e possibilidades do recorte curricular de História e Geografia proposto para o período do Ensino Remoto Emergencial do Colégio de Aplicação João XXIII.

Docente: Rosangela Veiga Julio Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
1.40 Projeto de Pesquisa
Ética, educação, temporalidades e diferenças

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O projeto pretende estudar e pesquisar as relações entre Ética e Educação num sentido amplo, enfocando a dimensão ética do humano em seus contextos formativos e de atuação profissional. A partir dai, procuramos abordar as teorias ética e ético-educacional em suas interconexões com diferentes campos, tais como: Ética e Política; Ética Profissional; Ética e Economia; Ética Ambiental; Bioética; Ética e Comunicação; Ética e Estética; entre outros.

Docente: Tarcisio Jorge Santos Pinto (responsável pelo projeto)

Data: 2015 - atual
1.41 Projeto de Pesquisa
Vinte edições do congresso brasileiro de Ciências do Esporte: tendências sobre pesquisas em Educação Física escolar

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Descrever o estado da arte onde se insere o problema cuja solução é proposta, demonstrando sua relevância. Criado em 1978, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) é uma entidade científica que congrega pesquisadores ligados à área de Educação Física/Ciências do Esporte. Organizado em Secretarias Estaduais e Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs), liderados por uma Direção Nacional, possui representações em vários órgãos governamentais, é ligado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e está presente nas principais discussões relacionadas à Educação Física. O seu evento científico nacional, o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace), realizado a cada dois anos, está entre os principais do país. Além disso, são realizados periodicamente congressos estaduais e ou regionais, bem como encontros dos Grupos de Trabalho Temáticos, sempre de relevada importância e contando com ampla participação da comunidade acadêmica. Nos últimos anos profissionalizou-se a estrutura administrativa de nossa entidade e suas ações tornam-se cada vez mais visíveis. Tendo por pressuposto o acúmulo de conhecimento produzido nos Congressos realizados pela entidade, e considerando que, em 2017, chegou-se à vigésima edição deste evento, entendemos ser pertinente um levantamento dos trabalhos cuja temática se insere no grande eixo Educação Física Escolar, com objetivo de mapear os subtemas apresentados nos trabalhos dos/as pesquisadores/as ao longo das últimas décadas sobre o componente curricular Educação Física, traçando assim um mapeamento que servirá tanto para análises sobre as pesquisas que a área vem desenvolvendo, quanto para referências à pesquisadores/as que necessitem de um levantamento bibliográfico sobre assuntos relacionados à área; Objetivo Geral: Fazer o levantamento dos subtemas relacionados à Educação Física Escolar trabalhados até hoje nas diversas Edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, que se encontra em sua vigésima Edição Objetivos Específicos: Oferecer um mapeamento que possa orientar futuros trabalhos de pesquisa na área, elaborando um estado da arte do CONBRACE.

Docente: Wilson Alviano Junior (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
1.42 Projeto de Pesquisa
Educação Física, Cultura Corporal e a área de Linguagens

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Procura-se, assim, subsidiar e qualificar a discussão com vistas a possibilitar um debate curricular na área em sintonia com docência do componente curricular na Educação Básica e com a formação de professores e profressoras em Educação Física.

Docente: Wilson Alviano Junior (responsável pelo projeto)

Data: 2022 - atual
1.43 Projeto de Pesquisa
Grupo de pesquisa em Educação Física escolar

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este estudo tem como objetivo investigar os processos de construção e implementação de um programa de educação física escolar pautado na perspectiva cultural em uma escola da rede oficial de ensino que atende a uma comunidade culturalmente diversificada e cujo projeto pedagógico é construído de forma democrática.

Docente: Wilson Alviano Junior (integrante do projeto)

Data: 2004 - atual

linha de pesquisa:

2. EQUIDADE, POLÍTICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

2.1 Projeto de Pesquisa
Inclusão e acessibilidade no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Descrição do Projeto de Pesquisa: Avaliar as práticas inclusivas realizadas atualmente no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF a fim de desenvolver estratégias mais apropriadas, envolvendo corpo docente, equipe técnica, gestores e familiares, para a inserção de alunos com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais.

Docente: Alesandra Maia Lima Alves (responsável pelo projeto)

Data: 2017 - atual
2.2 Projeto de Pesquisa
Projeto Espaço de Palavra

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O presente projeto integra parte das ações do Grupo de Pesquisa PsiLE - Psicanálise. Linguagem e Educação. Sua inserção se dá em um Centro de Atenção escolar especializada - CAEE.

Docente: Ilka Schapper Santos (responsável pelo projeto)

Data: 2016 - atual
2.3 Projeto de Pesquisa
Que educação para que país: uma análise das políticas educacionais sob o olhar da escola

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo principal da pesquisa é identificar possíveis transformações nas práticas docentes e gestoras, reconhecidas pelos profissionais da rede pública de MG como decorrentes das atuais políticas educacionais. Consideramos que pesquisar políticas públicas em educação pressupõe reconhecer que elas resultam de um jogo de forças presentes num contexto histórico, social, econômico e cultural com suas intencionalidades.

Docente: Alesandra Maia Lima Alves (responsável pelo projeto)

Data: 2015 - atual
2.4 Projeto de Pesquisa
Perfil discente e cotas raciais no Ensino Superior brasileiro: o que podemos dizer sobre as ações afirmativas da UFJF

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo principal desta proposta é traçar o perfil de cotistas e não cotistas (englobando todas as categorias de cotas utilizadas pela UFJF) e, além disso, conhecer as características e o desempenho acadêmico destes grupos de discentes por meio de duas fontes de dados: o ENADE/INEP.

Docente: Alexandre Chibebe Nicolella (integrante)

Data: 2020 - atual
2.5 Projeto de Pesquisa
Linguagem, negociações identitárias e inclusão

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Stuart Hall (2000) apresentou a realidades das identidades culturais pós-modernas: somos seres fragmentados, com identidades múltiplas em constante processo de negociação. Dessa forma, podemos perceber momentos em que identidades individuais priorizam os traços étnicos, ou de gênero, os aspectos nacionais ou de caracterização profissional. Quando essa alternância é feita coletivamente, surgem processos de negociação identitária, em que um grupo precisa construir sua percepção de si mesmos, assim como uma imagem que queiram projetar para a sociedade. Esses processos sempre são permeados pela linguagem. Basta perceber a quantidade de nomenclaturas criadas para definir grupos subrepresentados. No caso da inclusão educacional, por exemplo, tivemos uma evolução de termos, desde ?portador de deficiência?, passando por ?portador de necessidades especiais?, ?pessoa deficiente? e finalmente, ?pessoa com deficiência?. Essa caracterização vai muito além de mera terminologia, ela permeia o processo de lutas de uma comunidade por visibilidade e aceitação. A linguagem também está diretamente ligada à inclusão de estudantes cegos e com baixa visão, por meio do ensino em braile, e ao processo educacional de estudantes surdos, com o ensino em libras. Vale ressaltar que este último exemplo também caracteriza uma negociação identitária, entre a cultura surda e a ouvinte. É, ainda, a partir da linguagem que é construída a dimensão atitudinal da acessibilidade, relacionada à forma com os ambientes e seus atores lidam com as pessoas com deficiência (PONTES; SILVA, 2016). È a partir dessa dimensão que a inclusão pode, de fato, se concretizar. O ensino bilíngue é mais um exemplo concreto de processos de inclusão mediados pela linguagem: ele é fundamental na educação de surdos, com a presença de libras e do português escrito, além de ser uma ferramenta fundamental para a preservação de línguas indígenas e saberes locais em contextos interculturais. Apesar dessa profícua série de exemplos das relações entre linguagem, relações interculturais e inclusão escolar, ainda temos muito a caminhar no sentido de problematizar relações, de forma a construir negociações identitárias saudáveis e não mutuamente exclusivas, bem como espaços escolares verdadeiramente inclusivos.

Docente: Carolina Alves Magaldi (responsável pelo projeto)

Data: 2016 - atual
2.6 Projeto de Pesquisa
Políticas públicas, gestão escolar e educação inclusiva

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Esse projeto engloba outros projetos que visam refletir sobre as políticas públicas e a gestão escolar com enfoque na Educação Inclusiva. Objetivam, substancialmente, debater para transformar a realidade da educação brasileira nas temáticas citadas anteriormente.

Docente: Daniela Fantoni de Lima Alexandrino (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
2.7 Projeto de Pesquisa
O estado da arte das pesquisas em Pedagogia hospitalar no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses (2009/2019)

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Docente: Daniela Fantoni de Lima Alexandrino (responsável pelo projeto)

Data: 2020 - atual
2.8 Projeto de Pesquisa
Que educação para que país: uma análise das políticas educacionais sob o olhar da escola

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo principal da pesquisa é identificar possíveis transformações nas práticas docentes e gestoras, reconhecidas pelos profissionais da rede pública de MG como decorrentes das atuais políticas educacionais. Consideramos que pesquisar políticas públicas em educação pressupõe reconhecer que elas resultam de um jogo de forças presentes num contexto histórico, social, econômico e cultural com suas intencionalidades.

Docente: Denise Rangel Miranda de Oliveira (integrante do projeto)

Data: 2017 - atual
2.9 Projeto de Pesquisa
Escolarização e pandemia: análise de trajetórias e equidade

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Objetiva-se sistematizar dados sobre a escolarização em 2020 e 2021, período afetado pela pandemia por Covid-19, e seus efeitos sobre as gerações em idade escolar e suas trajetórias.

Docente: Fernando Tavares Junior (responsável pelo projeto)

Data: 2020 - atual
2.10 Projeto de Pesquisa
COVID-19 e desigualdades sociais no Brasil

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Objetiva-se sistematizar dados sobre a pandemia por Covid-19 e seus efeitos sociais no Brasil a partir de dados disponíveis relativos aos óbitos e incidência (assumindo subnotificação como hipótese).

Docente: Fernando Tavares Junior (responsável pelo projeto)

Data: 2020 - atual
2.11 Projeto de Pesquisa
Reflexos da pandemia sobre as desigualdades e escolarização em Minas Gerais

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Objetiva-se diagnosticar os setores econômicos e grupos sociais mais afetados pelos efeitos sociais das citadas crises, especialmente relacionados às desigualdades, bem como analisar a associação entre fatores contextuais e o desenvolvimento de trajetórias socioeducacionais irregulares, e ações / fatores que se mostraram exitosos, tendo em vista potencial instrução de ações de gestão (políticas) e uso educativo eficiente de recursos digitais, como estratégias de mitigação do fechamento das escolas, tendo em vista a recuperação do desempenho desejado / esperado no biênio (2020-21).

Docente: Fernando Tavares Junior (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
2.12 Projeto de Pesquisa
Processo administrativo como instrumento de participação popular direta na gestão pública

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto pretende avaliar, teoricamente, a possibilidade de o processo administrativo tornar-se um instrumento de participação popular direta na gestão pública. Em termos específicos, pretende-se verificar se os conselhos municipais podem se transformar, e em que medida, na arena de desenvolvimento do processo administrativo decisório de políticas públicas.

Docente: Frederico Augusto D’avila Riani (responsável pelo projeto)

Data: 2012 - atual
2.13 Projeto de Pesquisa
Alunos com transtorno do espectro autista como desencadeadores de processos formativos e inovação pedagógica

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo desse projeto de extensão é identificar barreiras ao processo de inclusão e elaborar estratégias para garantir ensino de qualidade para todos, especialmente aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA).

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (integrante do projeto)

Data: 2018 - atual
2.14 Projeto de Pesquisa
A inclusão de alunos com deficiências e outras necessidades especial na UFJF: um estudo a partir das políticas e práticas de inclusão no cotidiano da Universidade

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Trata-se de um estudo que envolve a realização de um diagnóstico do processo de inclusão de alunos com deficiências e outras necessidades especiais na Universidade Federal de Juiz de Fora, bem como a análise das práticas pedagógicas que vem sendo desenvolvidas no sentido de favorecer a inclusão e escolarização desses alunos.

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
2.15 Projeto de Pesquisa
Estudantes com deficiência no Ensino Superior: trajetórias de escolarização e produções de subjetividades no contexto da pandemia da COVID-19

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto visa analisar as trajetórias de escolarização e produções de subjetividades de estudantes com deficiência no ensino superior, no contexto da pandemia da Covid-19.

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (integrantes do projeto)

Data: 2021 - atual
2.16 Projeto de Pesquisa
Ensino remoto emergencial durante a pandemia: acessibilidade e inclusão no Ensino Superior

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo central dessa proposta é compreender como o modelo do ensino remoto emergencial, no contexto da pandemia de COVID-19, está impactando os estudantes com deficiência da Universidade Federal de Juiz de Fora e, para, além disso, conhecer o modo como outras Instituições de Ensino Superior Públicas estão lidando com o desafio da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência nesse novo contexto.

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
2.17 Projeto de Pesquisa
Cultura, políticas e práticas de inclusão no cotidiano da universidade: um estudo a partir da implementação dos núcleos de apoio à inclusão nas IFES mineiras

Descrição do Projeto de Pesquisa
: A nossa proposta é realizar um estudo das políticas e práticas voltadas à inclusão escolar de alunos com deficiências e outras necessidades educacionais especiais nas IFES mineiras, tendo como foco a implementação e atuação dos Núcleos de acessibilidade/ Núcleo de apoio a inclusão no que se refere as dimensões do acesso, permanência e participação dos estudantes com deficiência na universidade.

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
2.18 Projeto de Pesquisa
Observatório internacional de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica - OIIIIPE formação de educadores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em contextos internacionais de Ensino Superior

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Enseja uma reflexão sobre a pedagogia na universidade, propondo analisar os elementos que caracterizam a inovação pedagógica no processo de formação docente.

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (responsável pelo projeto)

Data: 2016 - atual
2.19) Projeto de Pesquisa
Estratificação da Educação Básica brasileira: uma abordagem multidimensional

Docente: Luiz Flavio Neubert (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
2.20 Projeto de Pesquisa
O Sistema Universidade aberta do Brasil e suas repercussões: contribuições e desafios

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O estudo tem por objetivo, a partir da análise da política pública que instituiu o sistema UAB, identificar em que medida as ações decorrentes das políticas públicas estão relacionadas à expansão e consolidação da EAD no ensino superior público, considerando os principais efeitos decorrentes desse sistema na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Docente: Marcello Ferreira (integrante do projeto)

Data: 2013 - atual
2.21 Projeto de Pesquisa
Institucionalização da educação a distância nas instituições públicas de Ensino Superior

Descrição do Projeto de Pesquisa
: propõe-se nesta investigação a compreender as formas, os desafios e as estratégias desenvolvidas para incorporação da modalidade nas universidades públicas.

Docente: Marcello Ferreira (integrante do projeto)

Data: 2017 - atual
2.22 Projeto de Pesquisa
Atraindo meninas e jovens mulheres do DF para a carreira em Física: a consolidação do tema Estudos de Gênero em Física como linha de pesquisa junto ao IF-UNB

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Ambiente positivo para que as meninas e jovens mulheres que participam destas atividades possam discutir suas percepções sobre suas habilidades em Física, bem como compreender o porque de tão poucas mulheres serem representadas na história do desenvolvimento científico e tecnológico, descontruindo assim a falsa idéia de que mulheres não se interessam por Física e/ou não têm as habilidades necessárias para seguir uma carreira na área

Docente: Marcello Ferreira (integrante do projeto)

Data: 2018 - atual
2.23 Projeto de Pesquisa
Gestão escolar e territórios populares

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Tem como principal finalidade aproximar a escola do "mundo do aluno".

Docente: Marcelo Tadeu Baumann Burgos (responsável pelo projeto)

Data: 2009 - atual
2.24 Projeto de Pesquisa
Gestão Escolar pública empreendedora

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo geral da pesquisa é compreender o fenômeno da Gestão Escolar Pública Empreendedora a partir de estudos de casos com representatividade nacional, estadual ou municipal. Os objetivos específicos da pesquisa serão: identificar o perfil e características dos empreendedores escolares públicos e seus processos de definição, desenvolvimento e realização das ações; avaliar os fatores utilizados de capital social para consecução das ações escolares empreendedoras.

Docente: Marcos Tanure Sanabio (responsável pelo projeto)

Data: 2012 - atual
2.25 Projeto de Pesquisa
O professor no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Nossa pesquisa visa identificar e refletir sobre o papel dos professores de Matemática e quais as consequências das ações desenvolvidas que podem afetar a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Docente: Marcos Tanure Sanabio (responsável pelo projeto)

Data: 2022 - atual
2.26 Projeto de Pesquisa
Grupo de estudo em sistemasde ensino - GESE

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O Grupo de Estudos em Sistema de Ensino /GESE / está vinculado ao Núcleo de Estudos do Conhecimento e da Educação / NESCE/ FacEd. Criado em 1999, tem desenvolvido seus estudos sobre questões relativas ao Sistema Nacional de Educação. Foram desenvolvidas pesquisas sobre autonomia municipal, criação de sistemas municipais de ensino e a construção da identidade nacional na escola brasileira. Os estudos trouxeram ao debate questões relacionadas à construção de um Sistema Nacional de Educação no Brasil: a relação entre o poder central e os poderes locais; a dificuldade de se definir um projeto nacional; a inserção do país no contexto das nações num mundo globalizado; as diferenças regionais e sociais historicamente construídas e a dificuldade de constituir uma sociedade democrática. As reflexões produzidas pelas pesquisas estão registradas em dissertações, teses, artigos em periódicos, capítulos de livros, dois livros organizados pelo grupo e dossiê na Revista Educação em Foco/ vol.17n.3.

Docente: Miriam Raquel Piazzi Machado (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
2.27 Projeto de Pesquisa
O exercício da docência no contexto de pandemia COVID-19: as vozes dos professores

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Dedicado ao estudo dos Sistemas de Educação, pretende identificar as percepções dos professores que atuam na educação básica sobre o seu trabalho durante o contexto de pandemia.

Docente: Miriam Raquel Piazzi Machado (responsável pelo projeto)

Data: 2020 - atual
2.28 Projeto de Pesquisa
Ensino remoto emergencial durante a pandemia: acessibilidade e inclusão no Ensino Superior

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas e gestão educacionais.

Docente: Rita de Cassia Oliveira (integrante do projeto)

Data: 2018 - atual
2.29 Projeto de Pesquisa
Ensino de física: reforma curricular, práticas educativas, materiais de ensino, aprendizagem significativa, transposição didática e avaliação

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Pesquisar os condicionantes didático-pedagógicos na produção, atualização e reforma curricular em física, tendo em vista práticas educativas, materiais de ensino, aprendizagem significativa, transposição didática e avaliação.

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual

linha de pesquisa:

3. MODELOS, INSTRUMENTOS E MEDIDAS EDUCACIONAIS

3.1 Projeto de Pesquisa
Pesquisa em avaliação para a área de Ciências da Natureza/Química

Descrição do Projeto de Pesquisa: A avaliação, como um fenômeno educacional, insere-se no processo de aprendizagem e na formação de professores. O ato de avaliar envolve utilizar instrumentos que possibilitem identificar o estágio de desenvolvimento, as capacidades, as competências e as habilidade em que o estudante se encontra, revelando suas dificuldades e possibilidades de avanços. Além disso, possibilita aos professores uma análise reflexiva da sua prática em sala de aula.

Docente: Andreia Francisco Afonso (integrante do projeto)

Data: 2018 - atual
3.2 Projeto de Pesquisa
Testes de representatividade de gênero como ferramenta de ensino

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Estudo de testes de representatividade de gênero como ferramenta educacional.

Docente: Carolina Alves Magaldi (responsável pelo projeto)

Data: 2016 - atual
3.3 Projeto de Pesquisa
Projeto de pesquisa de avaliação CAED 2016-2017

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Projeto de pesquisa aplicada executado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação tendo como metas o desenvolvimento de instrumentos de avaliação; a pesquisa das condições de oferta e desempenho dos alunos da Educação Básica; a entrega dos resultados da avaliação às escolas e o desenvolvimento profissional dos gestores da rede pública de ensino. No âmbito do projeto _ Coordenação do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da arquitetura da informação na versão CAEd DIGITAL, plataforma digital de apoio aos alunos, professores e gestores da Educação Básica.

Docente: Edna Rezende Silveira de Alcantara (responsável pelo projeto)

Data: 2016 - atual
3.4 Projeto de Pesquisa
Desenvolvimento de sistemas de Gestão e Avaliação da Educação

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Pesquisa e desenvolvimento de plataformas digitais de avaliação e monitoramento da educação básica e protocolos de gestão escolar. O projeto é desenvolvido no CAEd por meio de um projeto trienal (2016-2019) aprovado pelo Conselho Setorial de Pesquisa da Universidade com o objetivo de oferecer novos sistemas de avaliação e monitoramento da educação pública.

Docente: Edna Rezende Silveira de Alcantara (integrante do projeto)

Data: 2016 - atual
3.5 Projeto de Pesquisa
Semiótica, semissimbolismo e multimodalidade: o símbolo e as diversas linguagens

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Considerando as inovações no campo da comunicação e embasado na semiótica greimasiana, este projeto de pesquisa se dispõe a estudar corpora produzidos em diversas linguagens e veiculados em suportes vários, e tem como objetivo geral identificar os procedimentos adotados para o processo de significação enquanto símbolos e semissímbolos. Como objetivos específicos, intenta compreender de que maneira os enunciados constituídos nos corpora analisados associam-se aos elementos visuais, gestuais e/ousonoros, estabelecendo as relações de sentido e de significação, visando a discutir os procedimentos e as estratégias discursivas empregadas ao estabelecimento da significação, adotadas pelo enunciador ao inscreverem-se em suportes canônicos e não-canônicos de linguagem. A partir desses objetivos, o projeto investiga ainda o conhecimento e habilidades necessárias na produção de significados, considerando as escolhas que os usuários da linguagem adotam em sua situação comunicativa e de interação.

Docente: Edna Silva Faria (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
3.6 Projeto de Pesquisa
Pesquisa aplicada a instrumentos de avaliação

Descrição do Projeto de Pesquisa: Visa à análise de instrumentos de avaliação aplicados em avaliações em larga escala de Língua Portuguesa com o intuito de compreender a natureza das habilidades de leitura avaliadas por esses instrumentos, os níveis de complexidade em que essas habilidades são avaliadas e o seu desenvolvimento pelos estudantes avaliados.

Docente: Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (integrante do projeto)

Data: 2020 - atual
3.7 Projeto de Pesquisa
Itens digitais interativos em e-avaliação em larga escala: produção de modelos com base em novas metodologias de ensino e na interdisciplinaridade para a Educação Básica

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O presente projeto propõe a continuidade da pesquisa realizada ao longo do período de 2018 a 2021 (BRUNO, 2019; BRUNO, 2021, SCORTEGAGNA, 2021), por meio dos editais do CAEd-UFJF, sobre itens digitais interativos para E-avaliação, com ênfase nas áreas da educação.

Docente: Liamara Scortegagna (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
3.8 Projeto de Pesquisa
Desenvolvimento de sistema de Gestão Escolar

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto de pesquisa e desenvolvimento é executado pelo CAEd de modo contínuo desde 1998, inicialmente com o apoio da CAPES. Em 2001, o registro da primeira versão do sistema foi solicitado ao INPI, processo concluído em 2008, constituindo o software propriedade da UFJF e seu criador professor e pesquisador do CAEd. A versão 2011 do SisLame – nome original do sistema, mantido apenas para as versões não proprietárias de secretarias de educação – introduziu diversas novas funcionalidades de gestão do corpo docente e aperfeiçoou os procedimentos de controle da qualidade da informação disponível nas bases de dados educacionais. Os sistemas do CAEd são usados pelo Sistema Mineiro de Administração Escolar, em mais de 4000 escolas da rede estadual de Minas Gerais, em mais de uma centena de municípios de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco. Em 2011, foi desenvolvida uma versão do SisLame para o estado de Alagoas, cuja implantação na rede do estado está em curso.

Docente: Manuel Fernando Palacios da Cunha E Melo (responsável pelo projeto)

Data: 2011 - atual
3.9 Projeto de Pesquisa
Avaliação de sistemas e programas educacionais

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Coordenação de programas de avaliação e monitoramento da educação pública para as secretarias de educação de diversas unidades da Federação.

Docente: Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo (responsável pelo projeto)

Data: 2000 - atual
3.10 Projeto de Pesquisa
Desenvolvimento de sistemas de gestão e avaliação da educação

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Desenvolvimento de sistemas e plataformas de avaliação digital e monitoramento de protocolos de gestão. O projeto é desenvolvido no CAEd por meio de um projeto trienal (2016-2019) aprovado pelo Conselho Setorial de Pesquisa da Universidade com o objetivo de oferecer novos sistemas de avaliação e monitoramento da educação pública.

Docente: Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo (responsável pelo projeto)

Data: 2016 - atual
3.11 Projeto de Pesquisa
Análise e modelagem longitudinal de dados sócio-demográficos

Descrição do Projeto de Pesquisa
: A execução deste projeto tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento de metodologias estatísticas apropriadas para a análise de dados longitudinais amostrais complexos e desta maneira promover melhorias nas práticas dos investigadores da área de Estatística e de áreas afins. Propõem-se neste projeto os seguintes dois grandes objetivos: (i) a investigação dos efeitos de conglomeração em estudos longitudinais, a partir de dados não identificados e de domínio público de pesquisas; e (ii) desenvolvimento de metodologias para a análise e modelagem de dados amostrais longitudinais complexos; com o objetivo de produzir avanços às metodologias propostas em Vieira (2009).

Docente: Marcel de Toledo Vieira (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
3.12 Projeto de Pesquisa
Avaliação digital e aprendizagem significativa em Ciências da Natureza: fundamentos, interfaces e aplicações de webquests em Física no Ensino Médio

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Realização de estudos e pesquisas sobre processos e instrumentos de avaliação da educação básica, a fim de subsidiar e qualificar as atividades do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

Docente: Marcello Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
3.13 Projeto de Pesquisa
Desenvolvimento de indicadores e metas de qualidade da Educação Básica

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto de pesquisa aplicada é desenvolvido de modo contínuo pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e tem o objetivo de assegurar condições de monitoramento da educação pública aos gestores dos entes federados com os quais o Centro mantém acordos de cooperação. Dados do censo escolar e dos programas de avaliação da educação básica são utilizados para a fixação de metas e o monitoramento das unidades de ensino. Além dos indicadores de resultados, são produzidos indicadores de qualidade da gestão. Desenvolvem-se procedimentos para o ajuste das metas à realidade das redes de ensino e aperfeiçoam-se os instrumentos e os métodos para o cálculo dos indicadores. Em 2011, estudos de indicadores foram realizados para os estados de Pernambuco, Ceará e Goiás. Em 2012, com os dados disponíveis para 2011, o CAEd publica a primeira edição do Caderno do Gestor, com um volume para cada unidade da Federação, com os principais indicadores da educação básica desenvolvidos pelo Centro.

Docente: Marcus Vinicius David (responsável pelo projeto)

Data: 2011 - atual
3.14 Projeto de Pesquisa
Mediar: formação de professores mediadores de leitura

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O projeto tem como objetivo conhecer as concepções e práticas de professores do ensino fundamental no campo do ensino da leitura e realizar ações de formação de professores que contribuam para a melhoria dessas práticas. Tem, ainda, o objetivo de fortalecer os laços entre a universidade e a escola de educação básica. Propõe a produção de materiais de formação de professores nesse campo, a serem disponibilizados ás redes públicas e aos cursos de licenciatura da UFJF e outras instituições de formação de professores e ações de formação direcionadas aos docentes da rede municipal de Juiz de Fora.  O projeto visa a atender, diretamente, 80 professores da rede municipal de ensino, em duas edições anuais do curso de formação de mediadores de leitura, aos 4 alunos, bolsistas (2) e voluntários (2), licenciandos da graduação e Pós-graduação da UFJF. Indiretamente o projeto beneficiará os estudantes das turmas nas quais os docentes que frequentarem o curso lecionam, visto que o foco do projeto é, em última instância, a melhoria dos níveis de aprendizagem em leitura dos estudantes. Beneficiará, ainda, os estudantes e professores.

Docente: Rosangela Veiga Julio Ferreira (responsável pelo projeto)

Data: 2019 - atual
3.15 Projeto de Pesquisa
Casadinho/PROCAD - eficáciaescolar: rede multinível de pesquisa e colaboração

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O projeto pretende estreitar a colaboração acadêmica, focada na pesquisa sobre eficácia escolar e na formação de mestres e doutores, entre pesquisadores e professores da PUC-RIO e pesquisadores e professores do PPGE da UFJF, que atuam em pesquisa e orientação acadêmica sobre o tema.

Docente: Tufi Machado Soares (responsável pelo projeto)

Data: 2012 - atual
3.16 Projeto de Pesquisa
Projeto GERES - Geração 2009

Descrição do Projeto de Pesquisa
:
O objetivo principal a avaliação do crescimento escolar dos alunos além dos fatores contextuais associados.

Docente: Tufi Machado Soares (integrante do projeto)

Data: 2004 - atual

linha de pesquisa:

4. GESTÃO, AVALIAÇÃO E REFORMA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

4.1 Projeto de Pesquisa
Cotidiano escolar: tempos e práticas

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto tem como objetivo problematizar com as professoras os usos dos tempos no/do cotidiano escolar, derivando, assim, na apreensão e transformação dos usos que fazem dos tempos na prática pedagógica do Ensino Fundamental.

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (integrante do projeto)

Data: 2013 - atual
4.2 Projeto de Pesquisa
Temporalidades no/do cotidiano escolar

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Esta pesquisa tem como objetivo problematizar e compreender como os professores e as professoras do Ensino Fundamental têm experienciado as temporalidades no/do cotidiano escolar, derivando, assim, na análise das implicações da ruptura na noção de tempo na Atualidade para o processo escolar. Realizar-se-á a pesquisa no/do/com o cotidiano numa escola que se organiza em ciclo da rede municipal de Juiz de Fora/MG.

Docente: Katiuscia Cristina Vargas Antunes (integrante do projeto)

Data: 2011 - atual
4.3 Projeto de Pesquisa
Núcleo de estudos sobre escola, sociedade e democracia

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Trata-se de um esforço de leitura de textos teóricos e conceituais que auxiliem na construção de uma perspectiva capaz de pensar a relação da escola com a democracia no Brasil. Atualmente, estamos desenvolvendo uma pesquisa sobre as redes de proteção dos direitos da criança e adolescente, e de como elas se articulam com as escolas.

Docente: Marcelo Tadeu Baumann Burgos (responsável pelo projeto)

Data: 2013 - atual
4.4 Projeto de Pesquisa
Os papéis, o trabalho e as competências de diretores de escola da Rede Pública à luz de um modelo de gestão

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Esse estudo tem como objetivo analisar a aplicabilidade do modelo de gestão desenvolvido por Henry Mintzberg no trabalho de Diretores de escolas da rede pública. A análise requer a identificação dos papéis, da dinâmica de trabalho e das competências do diretor escolar no exercício de suas atividades de gestão.

Docente: Marcia Cristina da Silva Machado (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
4.5 Projeto de Pesquisa
Gestão, empreendedorismo e inovação nas organizações

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo geral da pesquisa é compreender os modelos de gestão que sejam empreendedores e inovadores no âmbito das organizações públicas e privadas, com ênfase nas práticas de gestão educacionais, escolares e de geração de renda e emprego.

Docente: Marcos Tanure Sanabio (responsável pelo projeto)

Data: 2013 - atual
4.6 Projeto de Pesquisa
Gestão estratégica de pessoas e organizações

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O grupo de estudos tem como objetivo popularizar as atividades de pesquisa dos pesquisadores, dos alunos orientandos de TCC e projetos de pesquisa e dar apoio aos Seminários de pesquisa no âmbito da unidade. Para os alunos de pós graduação (mestrado e doutorado) visa o estabelecimento de rede, publicações e participação em eventos da área. O grupo tem como proposta estudos relacionados à gestão estratégica de pessoas e de organizações, a condução de projetos, orientação à empresa júnior e fomentar publicações e participação de eventos na área. A interação com outros grupos já é uma realidade para os membros da equipe, que pretendem estabelecer uma rede consistente de pesquisa local, com vários atores.

Docente: Maria Cristina Drumond e Castro (responsável pelo projeto)

Data: 2020 - atual
4.7 Projeto de Pesquisa
Gestão do desempenho de técnicos em assuntos educacionais de instituições de Ensino Superior

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Projeto do Grupo de Pesquisa em gestão de Pessoas e Organizações FACC/UFJF Sub grupo: Métodos e técnicas de pesquisas em G.P.

Docente: Maria Cristina Drumond e Castro (integrante do projeto)

Data: 2020 - atual
4.8 Projeto de Pesquisa
Práticas da gestão de pessoas: tendências e inovações

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O objetivo desta pesquisa é identificar as principais tendências observadas nas práticas de gestão de pessoas.

Docente: Maria Cristina Drumond e Castro (integrante do projeto)

Data: 2021 - atual
4.9 Projeto de Pesquisa
O valor econômico da educação

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Neste trabalho pretende-se verificar o alcance da políticas educacionais relacionando os índices de capital social e educação da sociedade. A educação como processo de valorização e empoderamento dos cidadãos, permitiria o fortalecimento das redes de capital social e desenvolvimento regional. As boas políticas de educação poderiam contribuir para promover nos cidadãos índices favoráveis de capital social. As principais variáveis do capital social são: confiança, cooperação e a participação política dos cidadãos, que colaboram para incrementar políticas públicas a fim de que estas se tornem eficazes para o desenvolvimento das comunidades. Entende-se que o capital social é o processo e o instrumento de empoderamento do cidadão e que pode mudar as relações pessoais e intercâmbios sociais que gerem mais redes de cooperação e solidariedade. Assim a elevação dos índices de capital social pode ter efeitos positivos pelo seu impacto na democracia e no desenvolvimento socioeconômico (Baquero, 2001). O capital social pode ser incrementado pela educação potencializando comportamentos participativos e cidadãos. Os pontos principais dos debates em torno do conceito de capital social apontam para três variáveis principais: a confiança, a cooperação e a participação. A confiança alimenta a previsibilidade das relações sociais e, por sua vez, gera a cooperação entre as pessoas. A cooperação, por sua vez, alimenta a confiança e a reciprocidade entre os membros das associações e incrementa a participação em associações voluntárias. O capital social na educação está composto por um conjunto de normas, comportamentos, práticas, atitudes, regras de conduta e valores, que se configuram em redes de organizações engajadas civicamente. Estas normas podem se deparar com conflitos psicológicos, culturais, socioeconômicos e políticos. O capital social apresenta-se como uma alternativa para superar os valores sociais e culturais que impedem a adaptação de políticas sociais que visem o bem comum. Destaca-se também que, para Coleman (1988), o capital social gera capital humano e depende do capital financeiro da família, bem como, o acesso dos filhos ao capital humano e financeiro relaciona-se diretamente com capital humano financeiro de seus pais. Por sua vez, o capital social da comunidade ajuda a gerar capital humano na família, provendo a base de recursos sociais, para encorajar a atividade educacional nos seus filhos. Em seu estudo, o autor utiliza métodos estatísticos, para determinar a interferência do capital social da família e da comunidade no desempenho dos filhos na escola. Percebe-se que as políticas de gestão educacional podem ser um importante mecanismo para incentivar o acréscimo de capital social da juventude. A gestão educacional pode aprimorar as relações sociais e funcionar como difusora do sistema político democrático. O capital social é alternativa importante para o resgate de uma comunidade cívica, baseada nas variáveis de confiança social, cooperação mútua e ampla participação política. Partindo do pressuposto de que a informação pode levar a maior conscientização e que a cooperação é um importante elemento para o envolvimento dos cidadãos nas questões do cotidiano, as políticas sociais de gestão educacional têm um importante papel a desenvolver no conhecimento e comportamento político e social dos brasileiros.

Docente: Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim (integrante do projeto)

Data: 2015 - atual
4.10 Projeto de Pesquisa
Diretores de escola, Base Nacional Comum Curricular e gestão do currículo

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto propõe elucidar área ainda obscura nas pesquisas do Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação (GPPSE) e do campo das políticas educacionais. Objetiva conhecer o que explica a elevada concordância de diretores de escola em Minas Gerais em relação à existência de currículos unificados no estado e no país. A hipótese é que isso se deva à necessidade de uma pauta com base na qual seja realizado o debate pedagógico com professores em suas escolas. O GPPSE desenvolve pesquisas nessa área desde 2002, contando sempre com o apoio da FAPEMIG e da UFJF. Concluiu, em 2013, pesquisa realizada por meio de survey respondido por 3.483 diretores de escolas mineiras. A proposta atual se apoiou nos dados desse survey para definir seu objetivo. Realizaremos Grupos Focais com diretores de escolas da rede estadual no município de Juiz de Fora/MG, organizados conforme as oito regiões da cidade, a fim de aprofundar o entendimento de razões da adesão de diretores a um currículo comum, de como têm lidado com o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como eles lidam com a articulação de uma BNCC com o currículo vigente em Minas Gerais e coordenam a construção da proposta curricular em suas escolas. O tema é relevante dado o período de elaboração BNCC, atendendo disposição do Plano Nacional de Educação de 2014. Professores e gestores mostraram nas pesquisas anteriores do GPPSE a sua concordância em relação aos currículos comuns. Contudo, predomina uma opinião contrária a esta entre muitos pesquisadores da área de Currículo. A opinião de diretores escolares sobre um currículo comum pode ter impacto sobre os debates na área de Educação e sobre as políticas curriculares. Diretores escolares são lideranças. Contar com sua participação no processo de implementação da BNCC pode ser fator decisivo para a garantia de direitos de aprendizagem de nossos estudantes. Esse é conhecimento que a Área de Educação pode colocar a serviço das escolas.

Docente:Beatriz de Basto Teixeira (responsável pelo projeto)

Data: 2016 - atual
4.11 Projeto de Pesquisa
Vivências escolares e histórias de vida: a escola como lugar de memória

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto traz como proposta a reflexão sobre a experiência escolar durante o período da Educação Básica entre jovens e adultos procurando mapear as vivências destes atores em sua trajetória no processo educativo.

Docente: Rogeria Campos de Almeida Dutra (responsável pelo projeto)

Data: 2021 - atual
4.12 Projeto de Pesquisa
Linguagens democráticas e cultura política

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto tem como objetivo associar a perspectiva da linguagem ao estudo da cultura política, entendendo as linguagens do interesse, da razão e dos afetos como as linguagens fundamentais do Ocidente moderno. Essa associação entre linguagens e cultura política permitiria ainda lançar uma nova luz sobre os vários períodos da história política brasileira, pela observação da presença e, ou, da articulação entre essas linguagens em nossa vida social.

Docente: Rubem Barboza Filho (responsável pelo projeto)

Data: 2011 - atual
4.13 Projeto de Pesquisa
Clima escolar, relação professor-aluno e a nova cultura juvenil urbana

Descrição do Projeto de Pesquisa
: O presente projeto de pesquisa pretende desenvolver uma investigação em três escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de Juiz de Fora-MG. Os trabalhos de pesquisa estarão direcionados ao segundo segmento do ensino fundamental. O objeto de estudo será a influência das relações professor-aluno no clima escolar das três unidades de ensino. No âmbito das relações pedagógicas, será destacada a influência da nova cultura juvenil urbana sobre a autoridade professoral. Mais especificamente ainda, o olhar investigativo estará voltado para as relações de classe social e raciais presentes nas manifestações de consumo, ostentação e identidade dos alunos sobre o modo como os professores negociam sua autoridade pedagógica no contexto da escola popular de massa. Não menos importante nesse aspecto, serão os projetos de futuro dos estudantes, com especial atenção para as suas pretensões no que respeita à transição da escolar para o mundo do trabalho. Do ponto de vista metodológico, pretende-se aplicar questionários para avaliar o clima de cada escola estudada no início dos trabalhos letivos. Esta aplicação será realizada em professores, estudantes, funcionários e membros da direção. A partir das informações obtidas, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com professores, funcionários e representantes da direção e também serão desenvolvidos grupos focais com estudantes. Essa etapa da pesquisa pretenderá buscar as razões não aparentes que estariam produzindo os resultados obtidos nos questionários. De posse de todas as informações resultantes das duas etapas da pesquisa, serão desenvolvidas atividades com todos os segmentos da comunidade intraescolar com vistas a elevar o clima da escola por intermédio da desconstrução de eventuais bloqueios nas relações pedagógicas. No final do período letivo anual, serão aplicados os mesmos questionários utilizados no início do ano letivo para saber se as ações desenvolvidas provocaram algumas mudanças nas relações em foco. Ao longo do ano seguinte, o diagnóstico, a pesquisa e as ações serão replicados, com vistas à consolidação dos resultados positivos eventualmente obtidos ou serão alterados em caso contrário, podendo haver adaptações e ajustes em todas as etapas do trabalho.

Docente: Eduardo Magrone (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
4.14 Projeto de Pesquisa
Dinâmicas espaciais, gestão e avaliação na Educação Pública

Descrição do Projeto de Pesquisa
: Este projeto tem por finalidade refletir sobre os impactos do ambiente construído, das espacialidades arquitetônica e urbanística, nos processos de ensino-aprendizagem e de gestão escolar. Como se sabe, as formas espaciais engendram comportamentos sociais e são resultantes de visões de mundo, de ideologias. Portanto, a discussão sobre o espaço arquitetônico das escolas e o meio urbano no qual estão inseridas devem estar presentes na pauta de discussão dos gestores públicos.

Docente: Frederico Braida Rodrigues de Paula (responsável pelo projeto)

Data: 2018 - atual
05
Proposta Curricular
06
Grade Curricular
07
Disciplinas
Disciplinas Obrigatórias
Créditos
Disciplinas Eletivas
Créditos
Administração e financioamento da Educação Pública
04
Tópicos em Avaliação Educacional
01
Avaliação e Indicadores Educacionais
04
Tópicos em Cognição e Processos de Ensino e Aprendizagem
01
Dissertação de Mestrado: pesquisa de campo
04
Tópicos em Currículo e Educação Científica no E.M.
01
Dissertação de Mestrado: plano de ação educacional
04
Tópicos em Desenvolvimento Profissional de Professores
01
Dissertação de Mestrado: elaboração do PAE
04
Tópicos em Economia Social
01
Currículo e Desenvolvimento Profissional
04
Tópicos em Educação Comparada
01
Gestão Pedagógica na Educação Matemática
04
Tópicos em Gestão do Conhecimento
01
Gestão Pedagógica para o Letramento
04
Tópicos em Liderança e Gestão Educacional
01
Histórias de Vida e da Profissão
01
Tópicos em Reforma da Educação Pública
01
Legislação e Políticas Locais
04
Liderança Educacional e Gestão Escolar
04
Oficina de Arte
01
Introdução à Pesquisa
04
Temas de Reforma da Educação Pública
04
08
Corpo Docente

Corpo Docente Permanente

Corpo Docente Colaborador

09
Corpo Discente
10
Corpo Técnico-administrativo

Assistência Acadêmica e Administrativa  

E-mail: ppgp@caed.ufjf.br
Local: CAEd Dom Orione

Débora Vieira

E-mail: debora@caed.ufjf.br
Função: Supervisora da Assistência Acadêmica e Administrativa
Local: CAEd Dom Orione
© 2022 Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - Mestrado Profissional (PPGP). | Avenida Eugênio do Nascimento, N. 620 - Aeroporto - Juiz de Fora - MG. | CEP 36038-330.